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Expandir internacionalmente é uma estratégia cada vez mais almejada pelas marcas. A era do dedo ampliou os efeitos da globalização e a franqueza do mercado mundial é um grande atrativo para o desenvolvimento. Porém, o que pode parecer simples a princípio, finalmente “não é só vender pela internet, aproveitar a estrutura dos marketplaces?”, precisa ser feito com estudo e planejamento.

Para ter uma posição relevante no cenário internacional é preciso reavaliar as estratégias de marketing e trabalhar com um posicionamento dissemelhante, com o intuito de atrair consumidores que ainda não conhecem os produtos. A concorrência também aumenta exponencialmente, pois o resultado ou serviço passa a competir também com marcas de outros países, já estabelecidas em seus respectivos mercados.

Em 25 anos trabalhando com informação integrada, com experiência global (na América do Sul, Europa e América do Setentrião), posso declarar que elaborar uma estratégia personalizada é fundamental para inferir os resultados esperados. A seguir, indico 10 ações que não podem faltar nesse processo de internacionalização.

Realize pesquisas de mercado

É importante ter uma compreensão completa do mercado-claro, de suas necessidades e preferências. Isso inclui estudo competitiva, tendências de consumo e diferenças culturais. Pesquise também o que os concorrentes estão fazendo, saiba porquê se posicionam e o que a sua marca pode apresentar porquê diferencial competitivo.

Desenvolva uma estratégia de marketing personalizada

A estratégia de marketing deve ser adaptada ao mercado-mira, levando em consideração os diferenciais competitivos da marca e as características únicas do público. Seu resultado já existe no país? Porquê é a legalização dele nesse mercado? Qual é o comportamento de quem já o consome? Quais são as oportunidades de incremento? O que o seu resultado tem de melhor comparado aos principais players desse mercado?

Regionalize a marca

Exclusivamente transcrever não é o suficiente: é preciso fazer a adaptação da mensagem, incluindo tom de voz, identidade visual e persona para invadir o novo mercado-níveo. Também é importante examinar se é provável pronunciar o nome da marca no país aonde está indo ou se será necessário um rebranding. A Tal da Castanha, marca da 3 Corações, um de nossos clientes, em sua expansão internacional, por exemplo, precisou realizar o rebranding e lançou a marca PlantCo para os mercados globais.

Estabeleça parcerias e network

Edificar relacionamentos com empresas e organizações locais contribui para ampliar a visibilidade e credibilidade da marca no novo mercado.

Identifique e utilize os canais de distribuição ideais

É importante selecionar os canais mais adequados para partilhar os produtos ou serviços no novo lugar. É provável que sejam diferentes dos utilizados no país de origem, por isso a relevância do estudo prévio, levando em consideração todas as variáveis.

Crie um site e fortaleça a presença do dedo

Incluir exclusivamente a tradução do site e dos perfis de mídia social para o linguagem lugar não é suficiente, é preciso fazer a adaptação cultural. Fazer simplesmente a tradução pode gerar diversos problemas de tradução, com expressões que não fazem sentido, além de não transmitir exatamente a mensagem que gostaria. Vemos diversas traduções “literais” muitas vezes incorretas, que podem até comprometer a reputação das empresas.

Abordar questões legais e regulatórias

É importante prometer que a marca esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações do lugar. Por exemplo, é recomendado registrar a sua marca na USPTO (Escritório Americano de Marcas e Patentes) quando estiver expandindo aos EUA.

Crie uma equipe regional

Contrate funcionários ou parceiros para ajudar a marca a velejar no novo mercado e a se exprimir de maneira eficiente com o público-fim. Ter profissionais com anos de experiência no país é fundamental para conseguir o “match perfeito”.

Invista no Marketing

Publicidade, relações públicas e outras estratégias de Marketing especificamente voltadas para a novidade região fazem a diferença. Com o Guaraná Antarctica, por exemplo, nossa intenção era aproximar o público americano de duas paixões cá no Brasil (futebol e Guaraná), que estão se popularizando cada vez mais por lá. Assim, identificamos que o NYCFC (New York City Football Club), do mesmo grupo do famoso Manchester City, era o único time da Major League Soccer que não contava com o patrocínio de marcas de refrigerante, e aproveitamos a oportunidade porquê uma plataforma de relacionamento, promovendo diversas ações com seus jogadores e torcedores.

Seja paciente e persistente

O sucesso em um novo país pode levar tempo, por isso é importante ter uma perspectiva de longo prazo e estar disposto à adaptação e mudança de planos conforme necessário.

Promover uma marca que é sucesso no Brasil em um país que ainda não a conhece só será viável se estiver evidente qual é o momento da marca nesse mercado, e a maturidade do próprio mercado que se almeja. Estude, inspire-se e invista!

* Valter Klug é CEO e founder da Samba Rock, dependência integrada de propaganda e marketing, profissional em ajudar grandes marcas a se expandir globalmente de forma estratégica, criativa e eficiente. Com mais de 20 anos de experiência em informação integrada, design interativo e mídias sociais, Valter atuou na América do Sul, Europa e América do Setentrião, em três dos países mais premiados internacionalmente no mundo da publicidade (Brasil, Reino Unificado e EUA). Já trabalhou em quatro dos maiores grupos de publicidade do setor (WPP/Y&R, Isobar, Euro RSCG/HAVAS, e SapientNitro), com marcas porquê AT&T, ESPN, Coca-Cola, Pepsico, Microsoft, Nokia, Sony, Itaú, AMBEV, Banco Inter, e fundou a Samba Rock em Miami (EUA), em 2015.



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