No marketing do dedo, existem várias estratégias para a obtenção de bons resultados a limitado e a longo prazos. No entanto, em meio a tantas ações, muitas empresas têm dúvidas de quais são as principais e por onde devem iniciar.
Para auxiliá-las, a consultoria especializada Web Estratégica, lista aquém as 10 principais estratégias que podem alavancar as vendas de e-commerces e marketplaces. Confira:
1. Geração de teor pautada em estratégia de SEO
Esse tipo de ação, além de ajudar as marcas a vender, melhora o posicionamento de procura e a dominação das listas de resultados das pesquisas feitas na Internet (SERPs), facilita a presença em diferentes etapas do funil de conversão e amplia a captação de clientes.
A geração de teor otimizado potencializa a jornada do usuário, gera mais relevância, quebra objeções para convencer o lead de que seu resultado é o ideal, traz mais credibilidade ao negócio e ainda humaniza a informação, trazendo mais proximidade com o público.
2. Fatores on page e off page de ranqueamento
A otimização para os motores de procura focada nos fatores on page, ou seja, dentro do seu próprio site, e off page, realizados em links externos para o seu negócio, aumenta as chances de boas colocações nos resultados de pesquisa do Google.
Para compreender esses resultados, é preciso saber fazer um título adequado, uma boa metadescrição, inserir boas imagens, ter um teor de qualidade, design otimizado para mobile, boa velocidade no carregamento da página, links orgânicos, entre outros fatores.
3. Uso correto de palavras-chave
Escolher a termo-chave é uma das principais estratégias para obter bons resultados com SEO e atingir o que todo time de marketing almeja: a primeira posição no Google.
Segundo Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, existem diversas plataformas que podem facilitar a escolha correta das palavras-chave de conciliação com os seus volumes de buscas e variações, porquê é o caso do SemRush, Google Trends, Google Keyword Planner e Rank Tracker, por exemplo.
4. Jornada do Cliente
Entender a período do cliente no momento da compra é muito importante para direcioná-lo ao teor manifesto e ajudá-lo na tomada de decisão. Para fazer isso, além da jornada do consumidor, é preciso saber a jornada de cada resultado, de cada categoria e de cada perfil de persona para matrimoniar as estratégias.
5. Web Stories
Entregar um teor que o público deseja consumir é o grande duelo das empresas, e para ajudar nesse processo o Google criou os Web Stories, uma instrumento que permite que as empresas explorem a originalidade e publiquem conteúdos mais dinâmicos sem ficarem presas às redes sociais.
6. Robôs no site
Os bots têm um papel muito importante nos sites. Eles são responsáveis pelo rastreamento, renderização e indexação da página.
O primeiro passo para implementar SEO para e-commerce no seu site é verificar se ele já está indexado pelo Google, ou seja, se ele está incluso na lista de sites rastreados pelo mecanismo de procura.
7. Experiência do usuário
UX (User Experience) e UI (User Interface) são duas siglas que estão em subida no cenário SEO. Enquanto um elemento promove a experiência do usuário, o outro cuida da interface do site, e juntas essas duas ferramentas cuidam de etapas muito importantes nos critérios de ranqueamento do Google.
Assim, ao edificar um site, é primordial levar em consideração porquê será a interação do usuário com suas páginas. Estas precisam ser construídas de maneira a encorajar o leitor a continuar navegando por elas.
8. Utilização de influenciadores digitais
Atualmente, tem sido notada uma maturação do relacionamento entre as empresas e os criadores de teor na internet, que vêm sendo vistos porquê canais de relacionamento bastante efetivos para os negócios, com resultados melhores do que aquele padrão usual de patrocínios esporádicos em posts nas redes sociais.
9. Construção ou retomada de canais próprios
Blogs, podcasts e canais no YouTube são considerados boas ferramentas proprietárias de construção de marca, geração de leads e de relacionamento com a audiência, tanto porquê um meio proprietário, onde a empresa gera aquele teor, quanto para patrocínio, em que a marca aparece no teor associada a determinadas personalidades.
10. Treinamento em SEO e produção de teor estratégico para a equipe
Está evidente que impor SEO no e-commerce da marca pode oferecer resultados duradouros na experiência do usuário, melhorar o posicionamento no Google e aumentar as vendas da empresa. No entanto, para isso, é preciso estudar e realizar implementações que garantam as boas práticas perante os principais buscadores e ter uma equipe preparada para as implementações.
Segundo Rez, além dessas estratégias ainda existem muitas outras ações que são importantes para atingir bons resultados: “Por isso, o ideal é ter uma empresa especializada que possa ajudar nesse processo para que não haja desperdício no investimento”.