3 dicas de porquê fazer


Atrair a atenção de determinado nicho de mercado é principal para entender resultados e o tráfico orgânico é a melhor forma de fazer isso, seja lá qual for o seu conduto do dedo.

Muita gente pensa que é impossível, mas é totalmente viável gerar visitas gratuitas para um site, sem depender de anúncios pagos. É isso que é chamado de tráfico orgânico.

Muitas pessoas e empresas investem tempo e investimentos em estratégias de compra de clientes e vamos explicar porque o tráfico orgânico é o melhor ducto para qualquer pessoa. Continue a leitura!

O que é tráfico orgânico?

O tráfico orgânico são todas as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem depender de nenhum tipo de estratégia de anúncios pagos. Geralmente, essa demanda de usuários vem dos mecanismos de buscas (Google e Bing) ou das redes sociais.

Provavelmente você vai ouvir as pessoas dizerem que é impossível fazer tráfico orgânico sem custos. Pode até ser verdade, já que no mínimo você deve investir tempo e conhecimento.

Mas, a teoria cá é ter um projeto de longo prazo, gerando resultados hoje ou daqui a alguns anos. Esse tipo de investimento diminui bastante seu ROI (retorno por investimento) e ao longo do tempo, vai se mostrar uma estratégia com um dispêndio muito inferior ou praticamente nulo.

Quais os tipos de tráfico que existem?

Digamos que você é possuinte de uma empresa que trabalha com telas de proteção e seu foco seja desabrochar nos buscadores para quem pesquisa por rede de proteção para janelas próximo à sua região.

Se você for fazer link patrocinado para essa termo, vai gastar muito mensalmente e sempre estará refém do dispêndio da campanha. Acabou a grana, sumiu o pregão.

Essa termo tem uma média de 6 milénio buscas mensais. Se o dispêndio dela para link patrocinado for de 1 real (valor imaginário, pois é muito mais do que isso), você já teria de desembolsar 6 milénio reais mensais.

Agora, imagine ter essa termo aparecendo “naturalmente” no Google, logo nos primeiros resultados… aquém dos links patrocinados. Imagina quantos cliques naturais e sem dispêndio você teria?

Nesse exemplo, simulamos dois tipos de tráfico… o Pago e o Orgânico. Mas existem outros três. Vamos ver um pouco mais sobre todos eles?

Tráfico Pago

É quando você cria anúncios para que seu resultado ou serviço apareça para uma determinada audiência, onde ela costuma acessar.

Tráfico Orgânico

Seu site ou blog aparece de forma procedente porquê resultado de pesquisa nos buscadores para determinadas buscas.

Tráfico Direto

É quando seu cliente já digita diretamente o seu domínio. Não deixa de ser um tráfico orgânico, já que não é proveniente de nenhum tipo de pregão.

Tráfico Social

Porquê o próprio nome diz, são pessoas que vão para o seu site em seguida clicarem em alguma postagem de suas redes sociais. 

Tráfico de Referência

Quando você está navegando em um blog e vê um link em cima de uma termo. Ao clicar nesse backlink, você é redirecionado para um site que provavelmente atua com aquele resultado ou serviço.

Benefícios do Tráfico Orgânico

Investir em tráfico orgânico porquê já dizemos supra, é a principal estratégia de muitas empresas e profissionais. Vamos entender por quê?

Dispêndio Favor

Se você quer reduzir os custos de sua estratégia de marketing, o tráfico orgânico é o melhor caminho, comparado com qualquer outro tipo de campanha.

A relação dispêndio-favor é imbatível e com isso, evidente, seu lucro sobre vendas é sempre maior.

Poder escalar

Um pregão só é escalável com aumento do investimento. Logo que você tirar o investimento, seu tráfico vai desabar (ou sumir).

No tráfico orgânico, quanto mais visitas, menor seu dispêndio. Com isso, você pode posicionar diversas palavras para conseguir o sumo de visitantes provável.

Duração

Uma estratégia de tráfico orgânico muito feito não tem prazo de validade. Com um único blog você pode gerar muito moeda, seja porquê afiliado, com adsenses ou vendendo seus produtos e serviços para um público específico. Ou, no melhor dos mundos, utilizando todas as estratégias ao mesmo tempo.

Relevância

Todo pregão mostra ao consumidor que é um resultado patrocinado. Ele entende isso e sabe que a empresa apareceu ali porque está pagando para comparecer.

Já com os resultados orgânicos, o usuário acredita que o blog ou site teve uma credibilidade para chegar até li e isso é principal para passar segurança.

Relacionamento

O tráfico orgânico é também a melhor estratégia para quem quer escoltar a jornada de compra do cliente e edificar um relacionamento de longo prazo.

Dicas de porquê gerar tráfico orgânico

Acredito que até cá você já entendeu a influência do tráfico orgânico e deve estar se perguntando, ok… mas porquê vou fazer isso?

Calma, vamos lhe dar algumas idéias logo aquém:

Inbound Marketing

O marketing de teor coligado à valorização da sua marca é um dos pilares do Marketing Do dedo. Seu público é considerado uma “persona” e ele precisa ver qualquer tipo de teor que lhe inspire interesse para, a partir disso, interagir com você.

Por isso, se você tem interesse em aumentar as visitas naturais do seu site ou blog é principal que você comece a fazer conteúdos ricos e que possam invocar a atenção do seu público-meta.

Se você aborda todos os aspectos de determinado ponto, quem está pesquisando vai te considerar um perito e com isso, sua chance de negociar com ele cresceu consideravelmente, concorda?

Mas, exclusivamente produzir teor não é garantia de posicionamento orgânico. Você precisa aprazer o público e os buscadores. Por isso, a próxima técnica está totalmente conectada com essa.

Otimização de Sites (SEO)

Search Engine Optimization é a sigla para SEO, que no bom e velho português é trazido porquê Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas. Ter um site “otimizado” significa que ele é prestes para ser encontrado mais facilmente pelo Google ou qualquer outro buscador.

Sempre usamos o Google porquê exemplo já que ele detém praticamente 95% de todas as buscas nacionais, mas existem também o Bing e outros projetos considerados porquê “buscadores verticais”, que é o caso do Youtube, do Pinterest, e etc., que também levam a pessoa até determinado site em seguida uma procura e navegação dentro da plataforma.

O SEO leva tempo e precisa de disciplina para compreender os resultados. Geralmente uma estratégia lentidão entre 6 meses e 1 ano, dependendo do intensidade de dificuldade da termo chave.

Porém, é altamente rentável, já que o Google certamente é o maior candidato a gerar tráfico orgânico de qualidade para o seu site ou blog.

E-mail Marketing

Os Leads são resultado do relacionamento de pessoas que acessaram determinado teor e preencheram um formulário para “saber mais” ou ter mais informações sobre determinado matéria.

E o papel do e-mail marketing é justamente esse, escravizar o interesse da persona, sempre enviando teor de qualidade, relevante e atualizado, até esquentar o relacionamento e oferecer o resultado.

Esse é o papel de uma lista de e-mails. O horizonte cliente se acostuma a acessar seu projeto detrás de teor e não vai estranhar 

Hacks para potencializar seu tráfico orgânico

Você viu supra 3 dicas para uma estratégia focada de tráfico orgânico. Mas isso ainda não é tudo. Tem muitas outras atitudes que podem ser essenciais para o sucesso da sua empreitada.

Veja aquém 5 hacks básicos que todo mundo precisa seguir para trilhar o caminho do tráfico orgânico qualificado:

Foco na Persona

Você precisa pensar no que a sua persona quer ou precisa antes de transpor construindo teor. Enfim, quem vai consumir seu teor são eles. 

Logo, quando for preparar seus artigos, faça uma boa pesquisa e tente relacionar todas as “dores” da persona. Com isso, a chance do seu material entrar porquê “opção” nos resultados das pesquisas aumenta consideravelmente.

Escolha as palavras-chave

Saber exatamente qual termo chave tem mais ou menos buscas ou quais são relacionadas ao seu teor é precípuo na hora de desenvolver sua estratégia de escrita.

Ferramentas porquê o Ubersuggest ou SemRush ajudam bastante. Mas o próprio Google também te dá uma boa teoria com a opção conhecida porquê preenchimento automático.

Se você for agora ao Google e pesquisar sobre Tráfico Orgânico, ele vai te mostrar diversos outros resultados relacionados a essa pesquisa primária, porquê por exemplo:

  • Tráfico orgânico e pago;
  • Tráfico orgânico Instagram;
  • Tráfico orgânico para  afiliados;
  • Tráfico orgânico porquê fazer;
  • Tráfico orgânico estratégias, e etc.

Não importa o tamanho do seu site ou blog. Se você fizer a prelecção de moradia direitinho, ele pode chegar no topo dos buscadores sim.

Capriche nos títulos e descrição

Considerado um dos principais fatores de otimização SEO, o título do cláusula, escoltado da sua descrição é fundamental para o Google.

Use e abuse de técnicas de Copywriting. Elas ajudam a persuadir o usuário e costumam aumentar a taxa de cliques e o tempo que essa pessoa passa lendo seu teor.

Mesmo teor – Diferentes formatos

As pessoas têm hábitos diferentes e maneiras diferentes de consumir teor. E para sua estratégia, quanto mais canais você atingir com um mesmo teor, melhor… não é mesmo?

Por isso, recomendo fortemente que seu teor tenha peças modificadas para diversos formatos e canais.

Uma pessoa de 60 anos não pesquisa porquê uma da 40, que também é dissemelhante de um jovem de 20. Uns usam o Google. Outros, preferem redes sociais, porquê Instagram, LinkedIn. Os jovens, vão pesquisar no Tik Tok, normal.

É você que precisa prever isso e fazer com que seu teor apareça para todos, caso seu resultado ou serviço seja um pouco que tenha toda essa demanda de idades. Portanto, é importante que seu teor tenha variações porquê:

Cada formato supra vai ser postado em um determinado conduto e vai fortalecer sua estratégia de forma universal.

Gaste tempo na promoção do teor

Se você seguiu nossas dicas até cá, já entendeu que precisa fazer uma ampla pesquisa sobre o interesse da persona para produzir um teor de qualidade, único e que responda todas as dúvidas e dores da pessoa, correto?

Isso com certeza consumirá muito seu tempo. Até porque, depois esse estudo, porquê exemplificamos supra, é necessário edificar as peças para cada meio específico.

Com tudo pronto, você precisa investir tempo para promover seu teor. Finalmente, você precisa que muitas pessoas vejam tudo o que você criou para que sua estratégia faça sentido, não é mesmo?

É por isso que o tráfico orgânico exige tempo. Ter diversos conteúdos de qualidade, em diversos canais não é alguma coisa que se faz em uma semana. É também preciso manter uma regularidade na produção e divulgação disso.

Dica Bônus – Gere links externos para seu projeto

Falamos supra que quando um site faz um link para você, gera um tráfico de referência, correto? Se esse site tiver subida mando, ele vai passar também um pouco dessa mando para você.

Essa técnica é conhecida porquê LinkBuilding. Você pode se aproximar de sites que já são importantes para o seu público e oferecer teor gratuito, com um link interno que indique seu site porquê um lugar para “mais informações” sobre aquele tema.

É uma troca mais do que justa e amplamente generalidade entre sites: você cede um texto relevante que será publicado nesse site de mando e ele cria um link para você porquê “profissional” sobre o tema.

Quanto mais links relevantes você conseguir para o seu site, melhor o Google vai olhar para o seu teor, aumentando assim as suas chances de ranqueamento.

Epílogo

Agora é com você! Bora alavancar suas visitas sem gastar com anúncios? E de quebra, melhorando os resultados de suas vendas?

Edificar tráfico orgânico não é um bicho de sete cabeças. Requer qualidade e trabalho duro, mas se você colocar a mão na tamanho e empregar direitinho tudo o que aprendeu cá, temos certeza que você vai conseguir posicionar seu site.

E ai, gostou do nosso teor? Quais dicas pretende colocar em prática? Tem alguma teoria que faltou em nosso post? Deixe um glosa aquém para compartilhar experiências com nossos leitores.

Isabella MorettiFormada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Informação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do Via Curso. Sugestões de teor: contato@layub.com.br



Fonte