Se você está começando ou já possui um pequeno empreendimento e quer aprender porquê furar uma loja virtual é preciso saber que há alguns procedimentos básicos que precisa saber para não ter problemas no horizonte.
Você ainda não possui um e-commerce? Logo você está deixando moeda na mesa!
Saiba que 88% dos brasileiros compram online e por não ter um negócio online, você está perdendo uma grande fatia do mercado. Em 2020 o mercado de vendas online movimentou aproximadamente R$428 milhões, porém no primeiro semestre de 2021 esse número aumentou para R$1 bilhão.
Se você tivesse uma loja virtual, uma fatia deste faturamento poderia estar no caixa da sua empresa.
Se você reconhece a influência de ter um negócio virtual neste momento, para lhe ajudar nesta jornada, dividimos levante cláusula nos seguintes tópicos:
Encontre um bom construtor de loja virtual Obtenha um nome de domínio para sua loja Escolha um bom tema para a sua loja virtual Foque na experiência do usuário Faça uma boa pesquisa de mercado1. Encontre um bom construtor de loja virtual
Ao escolher um bom construtor de sites, você irá lucrar mais tempo já que levante tipo de instrumento agiliza o processo, permitindo que até mesmo comerciantes sem experiência consigam edificar uma loja virtual completa, com todos os recursos necessários para realizar vendas e gerenciar os pedidos.
No mercado a milhares de construtores, alguns trabalham em conjunto com outras plataformas, outros já possuem a sua própria hospedagem, o que pode facilitar o processo e reduzir os custos.
Você pode optar por construtores mais populares no mercado, porquê é o caso do Wix, onde você pode edificar a sua loja virtual em poucos minutos. Toda a construção é feita pelo padrão Drag & Drop (Compelir e Soltar) e caso tenha qualquer incerteza, é provável utilizar o suporte pelo chat.
Já para plataformas porquê o WordPress, é necessário ter conhecimentos mais avançados, exigindo a contratação de um profissional experiente para poder realizar todas as implementações, o que irá deixar o dispêndio ainda mais custoso. E caso você tenha dúvidas, terá que recorrer a fóruns especializados, onde você pode levar dias para obter uma resposta para as suas dúvidas, o que irá inviabilizar o seu processo de vendas.
2. Obtenha um nome de domínio para sua loja
É importante que você registre a sua marca, mas enquanto isso não acontece, compre o domínio com o nome exato, tanto em português .com.br quanto .com, pois isso impede que seus concorrentes utilizem o nome d a sua marca para atrair novos compradores.
Depois registrar o seu domínio, lembre-se de renová-lo anualmente dentro da plataforma que você comprou. Se você olvidar, sua loja virtual ficará fora do ar e você pode passar o risco de outra pessoa comprar o domínio.
3. Escolha um bom tema para a sua loja virtual
O layout da sua página é fundamental para o sucesso das suas vendas. Um tema com muitos elementos, causando uma certa poluição visual, pode desmotivar os compradores a permanecerem na sua loja, impactando negativamente nas suas vendas.
Lembre-se que é importante que sua loja virtual carregue rapidamente, pois além de interferir no seu posicionamento nas buscas do Google, um site lento faz com que as pessoas não permaneçam e consequentemente irão comprar com os concorrentes.
Alguns construtores de sites já possuem modelos pré-definidos que você pode escolher para lucrar tempo na geração da sua loja virtual.
Uma loja virtual de roupas deve ter imagens de modelos com as peças, utilizar o recurso de slides de apresentação, permite que várias peças sejam apresentadas involuntariamente aos usuários, o que labareda a atenção para que eles conheçam as coleções.
Escolha cores que façam referência a sua marca, escolha fundos claros e fontes supra de 14px, assim ficará mais fácil para os usuários lerem as informações e a navegação será mais aprazível.
4. Foque na experiência do usuário
Há alguns anos o tema UX (User Experience) vêm ganhando destaque entre os profissionais de web design, em privativo os gestores de e-commerce. Esta é uma extensão dentro do design que estuda porquê os elementos afetam a experiência do usuário quando em contato com o seu aplicativo ou site.
Alguns elementos que você deve se constatar para melhorar a experiência do usuário na sua loja virtual:
paleta de cores; solução das imagens; tamanho da manadeira do texto; recursos de acessibilidade; campo de procura.Algumas coisas podem parecer básicas para você, mas é generalidade descobrir lojas virtuais com um campo de procura que não é eficiente, e isso significa um campo que não retorna produtos que contenham os elementos que você selecionou no filtro.
Levante tipo de comportamento frustra o usuário e pode fazer com que ele não compre na sua loja.
Lembre-se de colocar funcionalidades que tornam o seu e-commerce atingível para pessoas com deficiência. Por exemplo, a possibilidade de aumentar a manadeira supra do padrão, assim pessoas com baixa visibilidade terão uma experiência melhor enquanto navegam pelo seu site.
5. Faça uma boa pesquisa de mercado
Debutar um novo empreendimento não é uma tarefa fácil, porém fazer isso sem nenhum tipo de planejamento pode transformar o seu sonho em um pesadelo.
Quando você planeja penetrar uma loja virtual, é preciso buscar bons fornecedores, determinar os preços da concorrência, estudar os custos para encetar a atuar no mercado e determinar os seus concorrentes.
Aliás é de grande valia que você conheça sobre a logística para negócio eletrônico, assim você não terá problemas com o estoque e com as entregas.
Lembre-se que as suas decisões devem ser tomadas com base nos dados, por isso procure por pesquisas de mercados e as utilize ao seu obséquio.
Um pequeno negócio online pode atingir grandes públicos
Em seguida todas essas dicas você pode estar se perguntando porquê irá competir com grandes empresas do setor, perceptível
Bom, no início é preciso focar em mercados menores, tente atingir públicos mais segmentados, seja definindo uma região ou um público específico, para depois poder escalar o seu negócio.
Se você vender milhões de peças e não tiver estoque para suprir essa demanda, seus clientes podem ter uma experiência negativa, o que pode terminar tendo um pequeno impacto na sua marca.
Logo faça testes, utilize as redes sociais para fazer anúncios segmentados para o seu público, e conforme aumenta o fluxo de caixa, você pode inaugurar a escalar às suas vendas e aumentar a sua receita.
Gostou deste cláusula? Acha que ele pode ser útil para outros empreendedores iguais a você? Logo compartilhe nascente cláusula nas suas redes sociais, grupos do WhatsApp e outras plataformas que possam atingir mais pessoas.
__________________
Por William Mendes. Mercadólogo, consultor de marketing no LogosBR.
(function(d,s,id)var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src="http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=&version=v10.0";fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs)(document,'script','facebook-jssdk'))




