6 tendências e desafios de marketing em 2023 e porquê as empresas podem se preparar


Enquanto muitas indústrias vêm enfrentando a premência de reinvenção para sobreviver frente às tecnologias 4.0, o marketing do dedo cresce a todo vapor. Cada vez mais, vemos projetos interessantes com foco na construção de mensagens relevantes para o público-intuito de suas empresas, com o objetivo de aumentar a captação e retenção de clientes.

Mas o duelo é grande: segundo o Relatório Anual de Marketing de 2022, realizado pela Nielsen, envolvendo dois milénio profissionais de marketing ao volta do mundo, exclusivamente 26% estão totalmente confiantes em seus dados de audiência. Isso porque a fragmentação do dedo contínua tornou a precisão dos dados, a mensuração e o ROI uma grande preocupação.

“Executivos do setor estão com dificuldade para escoltar as mudanças de hábito do consumidor na mídia. Eles sabem que os dados primários são essenciais para suas estratégias e campanhas, e agora buscam ferramentas para isso”, afirma Kishnan Nedungadi, CEO da Lumis, empresa brasileira pioneira em canais digitais.

Kishnan listou seis tendências e desafios de marketing em 2023. Confira:

1. Omnicanalidade

No início do e-commerce, acreditava-se na concorrência entre o meio físico e o do dedo. Alguns previram que a loja virtual acabaria com as lojas físicas, e isso até ocorreu em alguns segmentos específicos, mas não é a regra. Hoje, sabe-se que a união do meio físico e do virtual traz inúmeras vantagens aos varejistas, sobretudo por permitir explorar o melhor de cada um desses universos.

“Sendo assim, é fundamental racontar com um sistema de gestão prestes para atuar em meio a essa novidade tendência”, afirma Kishnan.

2. Copywriting

Copywriting é uma estratégia que usa a escrita persuasiva para convencer o seu público-escopo a executar uma ação. Nascente tipo de teor se utiliza de recursos porquê empatia, construção de relacionamento e legibilidade, enfatizando a apresentação dos benefícios do resultado. O objetivo é atrair, motivar e educar o público-fim, por meio de conteúdos ricos em informação e relevantes para aquele grupo.

“É uma relação construída em longo prazo, que visa gerar crédito e credibilidade pela maneira de informar”, diz ele, reforçando que o copywriting faz secção do marketing de teor e dispensa a velha maneira de grafar texto puramente publicitário e com um único objetivo de vender.

3. Transmigração para a nuvem

A nuvem já é secção do nosso cotidiano porque, com ela, as empresas estão obtendo vantagens porquê flexibilidade, escalabilidade, segurança e subida disponibilidade. Porém, transmigrar para a nuvem precisa de planejamento. Antes de fazer isso, as organizações precisam se fazer perguntas sobre as aplicações e diferentes cargas de trabalho que serão migradas, quais as aplicações mais críticas e quais suportam menos indisponibilidade. Outro ponto importante é saber quais os custos e o tempo dispostos.

4. Landing pages

De negócio com a pesquisa estatística da consultoria de marketing Ascend2, o ato de usar uma landing page para direcionar o tráfico da campanha traz um aumento médio de 25% na taxa de conversão.

“Elas são muito mais diretas que as homepages, na qual o cliente pode ter várias mensagens ou diversos produtos para focar”, explica o CEO. Segundo ele, na landing page, é preciso elementos porquê um título possante, uma proposta de valor única (PUV) e uma chamada para ação irrecusável (CTA).

5. SEO

O SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos principais buscadores, porquê o Google, por exemplo. “No momento em que uma pessoa faz uma procura por qualquer resultado ou serviço que está listado no seu site, caso ele e todo o teor presente nele esteja muito posicionado, ele aparecerá nos primeiros resultados”, esclarece o executivo da Lumis.

A emprego de SEO, quando feita adequadamente, começa ainda na geração do site de uma empresa, e envolve diversas técnicas e conhecimentos diferentes – daí a influência de racontar com um bom fornecedor para fazer um bom projeto de SEO.

6. Métricas

As métricas de marketing são conjuntos de dados gerados a partir de ações em redes sociais, sites e plataformas de vendas e marketing que, quando organizadas, se transformam em informações quantitativas sobre o desempenho de um negócio. “Com uma boa estudo de dados, é provável transcrever as métricas em percepções qualitativas que agregam valor às suas decisões”, destaca o executivo.

É preciso entender as métricas de marketing porquê um ecossistema que funciona em sinergia, uma vez que saber qual teor engaja mais o seu público-claro ajuda a elaborar planos de marketing mais assertivos e, consequentemente, fortalecem a sua imagem diante das pessoas que deseja atingir.

Para Kishnan, essas tendências já vem funcionando nos últimos anos de forma ampla, mas devem se solidar cada vez mais em empresas de todos os portes. “E porquê podemos ver, a tecnologia está por trás de todas elas”, finaliza ele.



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