A melhor forma de seu site ser encontrado por internautas de todo mundo é utilizar o Google como seu principal parceiro. Seja um blog, site institucional ou e-commerce, é vital que sua página na internet tenha uma boa classificação nas pesquisas do maior buscador do mundo. Isso certamente lhe trará inúmeros interessados no que você tem a oferecer.
Para estar no topo dos mecanismos de buscas, é preciso ter boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, sempre que um usuário procurar por uma palavra-chave nas buscas do Google, seu site estará bem posicionado, aumentando as chances dele ser escolhido. Mas quais são algumas das práticas que devem ajudar você a ter um site de sucesso nas buscas do Google? Abaixo selecionamos 8 dicas para conseguir isso.
1. Concentre em uma boa palavra-chave
Qual a palavra que melhor resume seu blog, site ou e-commerce? Analise cuidadosamente esta informação, pois ela é vital para que você possa tomar as melhores decisões para um bom posicionamento no Google. Pense em como as pessoas podem procurar por conteúdos similares ao que você publica em seu site. Por exemplo, se você possui um e-commerce de pneus para carros de passeio, talvez a melhor palavra-chave seja “pneus automotivos”. Após identificar a palavra-chave, trabalhe com ela sem perder o foco.
2. Veja o que a concorrência está fazendo
Fique atento aos seus concorrentes. Eles podem lhe fornecer informações importantes sobre como melhorar sua posição nas pesquisas. Pesquise no Google pela palavra-chave que você definiu. Analise o que seus concorrentes estão fazendo, incluindo as chamadas que estão utilizando. Muitos deles podem utilizar o Google Adwords para melhorar o ranqueamento nas buscas. Através de uma análise mais profunda, você pode observar alguns termos que não estão sendo explorados por seus concorrentes.
3. Tenha um bom conteúdo
O Google adora indexar conteúdos originais e bem elaborados. O algoritmo de pesquisa do buscador assimila melhor artigos originais que ganham prioridade na exibição dos resultados. Pense em um conteúdo que faça seu público acessar seu site. Se você possui um e-commerce, talves seja melhor pensar em criar um blog para mostrar mais sobre seus produtos e fornecer dicas úteis para seus consumidores.
4. Coloque a palavra-chave no título da página
Outra dica importante é você certificar que a palavra-chave está contida no título da página. Verifique no HTML de seu site as informações que você inseriu dentro da tag . Os algoritmos utilizados pelo Google levam bastante em conta o que está descrito dentro desta tag. Portanto, defina de maneira resumida e objetiva o título de sua página. Não esqueça, sempre que possível, inserir a palavra-chave definida para seu site.
5. Tenha atenção com os cabeçalhos
Você pode organizar suas páginas através do título, como consideramos no ponto anterior, e também através dos cabeçalhos, ou sub-cabeçalhos. Esta organização é bastante útil para blogs. Quando você escrever sobre um assunto, separe o artigo em tópicos para mostrar ao Google o que exatamente você está transmitindo. Certifique-se de utilizar a palavra-chave pelo menos uma vez nos cabeçalhos que você irá inserir durante o artigo.
6. Use o alt nas imagens
O alt normalmente é utilizado em HTML para descrever uma imagem, quando ela não é carregada no site. Esse recurso é de grande importância para que você consiga mais acessos e um melhor posicionamento no Google. Em todas as imagens que você utilizar em seu site, aborde a tag. Por exemplo, caso você use uma fotografia de um pneu, em que o arquivo está denominado “7648536.jpg”, você pode nomear o alt como “pneu automotivo aro 13”. Além de melhorar seu site nas buscas, a fotografia pode aparecer melhor classificada nas buscas de imagens do Google.
7. Use a palavra-chave na URL
Independente da URL do seu site, você pode personalizá-la para que ajudar na classificação de seu site. Por exemplo, caso você tenha escrito o artigo “5 maneiras de conservar os pneus de seu carro”, poderá personalizar sua URL da seguinte forma: “www.seusite.com/5-maneiras-conservar-pneus”. O Google também lê os links de seu site e melhor posiciona os que se preocupam em associá-los com o conteúdo da página.
8. Insira links internos
Seu site deve estar entrelaçado. Links de outras páginas devem estar presente junto ao seu conteúdo. Dessa forma, o Google entende que seu site tem relevância e é consistente o suficiente para se diferenciar de páginas aleatórias da internet. Qualquer estratégia de CEO em seu site deve contar com links externos para ser bem-sucedido nos mecanismos de buscas.
É claro que você pode utilizar o Google Adwords para conseguir um melhor posicionamento no Google. Mas se seu orçamento está limitado, as dicas acima são o suficiente para você obter o básico sobre SEO. Vale a pena ressaltar que as sugestões abordadas valem para qualquer mecanismo de buscas além do Google, como Bing e Yahoo!.
Fonte: Entrepreneur
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