(Imagem: Pixabay)
Em um ano de covid-19, pandemia, home office, trabalho remoto, Medidas Provisórias, auxílio emergencial. quais foram os termos jurídicos mais pesquisados no Google? O que os brasileiros mais buscaram em 2020, e por que isso é tão relevante para você?
Estar discreto aos termos mais pesquisados no Google é um grande indicativo para o seu escritório de advocacia, principalmente se você tem estratégias de marketing do dedo aplicadas dentro do seu planejamento.
Há mais de 200 ferramentas usadas pelo Google ao deliberar o ranqueamento de resultados das buscas, e elas mudam frequentemente. Uma coisa, no entanto, norteia as buscas e as posições: palavras-chave e SEO.
Trabalhar com palavras-chave dentro de sua dimensão de expertise e produzir teor otimizado segundo um planejamento de SEO são duas formas de prometer um bom posicionamento entre os resultados e, com isso, mais acessos.
As palavras-chave também são indicativo do que as pessoas mais estão buscando, querendo, desejando; quais suas principais dúvidas, dores; e você deve usá-las porquê setentrião para se posicionar dentro do mercado e também para traçar sua estratégia de marketing do dedo.
As palavras mais buscadas em 2020 no Brasil
Aquém, uma lista universal das principais buscas realizadas no Google em 2020, no Brasil:
Coronavírus Auxílio emergencial Eleições 2020 Eleições EUA BBB 2020 Despensa do Brasil Google Classroom Flamengo x São Paulo Classificação Brasileirão série A NBAA lista é um revérbero evidente do ano que vivemos, e por isso é um indicador tão poderoso de tendências e comportamento do consumidor. A plataforma divulgou, ainda, listas por categorias, porquê política, esportes, e outras temáticas porquê “porquê faz”, “aprender”, etc.
Termos jurídicos mais pesquisados em 2020
Especificamente no recta, a pandemia foi o grande motivador nas buscas dos usuários. Com tantas medidas provisórias, suspensão de contrato de trabalho e outros, a procura por recta trabalhista cresceu mais de 50% entre março e maio, comparado a 2019.
Depois, vêm as buscas por imóveis, pensão alimentícia, cobrança indevida e divórcio.
Porquê frisamos, esses são indicadores de 2021 para o recta: veremos o desdobramento de tantos acontecimentos do ano pretérito, e o mercado e seus profissionais devem estar preparados para atender às demandas.
Chegando no topo do Google
Três pontos principais são o meio de um bom planejamento para estar entre os primeiros resultados do buscador mais usado do mundo: teor, SEO e Google Ads.
Fabricar um teor de qualidade, com consistência, é principal para se posicionar muito e também para fabricar crédito e credibilidade com seus clientes. Depois de anos trabalhando, na 3MIND entendemos que marketing de teor é a instrumento mais poderosa à disposição dos advogados.
De zero adianta, no entanto, se levante teor não estiver otimizado, ou seja, com SEO aplicado: é necessário ortografar o texto de uma maneira específica, e também ter uma programação da página seguindo diretrizes favoráveis ao algoritmo do Google.
E, por último, os Google Ads: forma de tráfico pago, em que você pode comprar palavras-chave num esquema de leilão, para sempre estar entre os três primeiros resultados das buscas.
Aquém, veja principais princípios do que é permitido pela OAB em relação ao marketing de advogados, e porquê fabricar um planejamento do zero.
O que pode, não pode e ferramentas de marketing para advogados
O cláusula 28 do Código de Moral da OAB define claramente o que é permitido aos advogados em se tratando de publicidade:
“O legisperito pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.
O que isso significa na prática?
O jurista pode
Participar de entrevistas e debates, dar palestras em eventos, e publicar essas ações
Participar de programas de televisão, rádio, podcasts com conhecimento informativo sobre casos específicos
Ter logotipo do escritório
Ter site, blog, páginas e/ou perfis em redes sociais
Oferecer consultas pagas via telefone
O jurisconsulto não pode
Partilhar folhetos e panfletos
Usar telemarketing para prospectar clientes
Veicular anúncios em televisão ou rádio
Publicar propagandas na internet com valores de honorários
Fazer ofertas diretas com CTA do tipo “ligue agora”
Porquê encetar um planejamento de marketing em 5 passos
Faça uma estudo do mercado
Leste é o primeiro ponto: entender o mercado, não só jurídico, mas de informação e marketing. Porquê as pessoas se comunicam? Onde elas estão? Quais informações buscam? Porquê realizam esta procura?
Falamos sobre as mudanças que a pandemia trouxe, mudanças na legislação trabalhista, auxílios emergenciais e inúmeras medidas provisórias. Isso faz com que o mercado jurídico esteja aquecido.
Em 2021 vamos estrear a presenciar os desdobramentos destas ações e teremos aumento de demanda no recta trabalhista, do dedo, consumidor, social, entre outros. Entender estas tendências, combinadas às comportamentais, é importante para um planejamento de sucesso.
Identifique e entenda seu público-meta
Você já sabe, ainda que instintivamente, quem é seu público-meta. Você está em contato com ele todos os dias e, pode inclusive, usar essa vantagem para entendê-lo ainda mais.
Busque entender quais são as dúvidas mais frequentes de seus clientes e porquê você pode solucioná-las de maneira clara e simples para eles. Neste tirocínio, pense neles recebendo a informação, lembre de simplificar a entrega, facilitando ao sumo a experiência.
Com seu público identificado e suas maiores dores claras para você, fica muito fácil montar uma estratégia que atenda às necessidades de maneira magnífico, garantindo fidelização e ainda por cima atraindo mais clientes.
Analise a concorrência
Estar de olho na concorrência não precisa ter a conotação negativa de competitividade que já teve. Pense que os concorrentes são aqueles que correm lado a lado, e podem passar juntos, aprendendo um com o outro pelo caminho e se ajudando quando necessário.
Assim, saiba o que seus colegas estão fazendo, e porquê. Analise formas de informação, esteja por dentro dos conteúdos que compartilham, interaja. Isso pode te trazer diversas ideias para seu negócio, e fazer você identificar em quais áreas pode focar – onde existe um gap de mercado que você pode suprir?
Defina estratégias
Chegou a hora de definir as estratégias do projecto de marketing: quais ferramentas você vai usar? Quanto pode investir? O que pretende conseguir?
Recomendamos usar algumas ferramentas em conjunto, com foco em marketing de teor. Cá na 3MIND já entendemos que compartilhar conhecimento e informação de qualidade com o público é a melhor forma dos advogados se consolidarem no mercado, criarem credibilidade e mando nos assuntos que dominam.
Assim, num cenário porquê levante, a chegada de novos clientes é o próximo passo procedente do processo. Logo, um exemplo de estratégia pode ser:
– Usar ferramentas X, Y, Z
– Passar mensagem ABCD
– Falar com público-claro para resolver dor W
Tenha um cronograma e objetivos
No prelúdios, mais importante do que qualquer coisa é a qualidade dos conteúdos. No entanto, ter consistência na estratégia e postagens (em se falando de marketing do dedo) também é fundamental.
Trace um cronograma realista e planeje suas pautas relacionadas à sua extensão de expertise. Com as tendências de mercado identificadas e estudo de concorrência feita, fica fácil ter ideias sobre o que grafar.
Ainda que os resultados não cheguem de uma hora para outra, é importante ter um cronograma e se ater a ele: isso demonstra, supra de tudo, comprometimento para com seu público.
Orientação especializada
Se isso tudo parece um pouco demais para você assumir, é interessante contratar uma escritório especializada no serviço, que possa orientar você para atingir todos os seus objetivos.
Na 3MIND desenvolvemos uma metodologia de marketing jurídico com objetivo de ranqueamento na primeira página do Google depois de concertar e errar muitas vezes. Foram diversas estratégias de marketing do dedo implantadas em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil, para finalmente chegar num padrão ideal.
Hoje, compartilhamos teor de qualidade no nosso blog sobre o tema, temos um ducto no YouTube com aulas e um podcast semanal discutindo assuntos relevantes para os advogados, para que você possa se atualizar e lançar sua estratégia de marketing jurídico.
Aliás, temos um curso gratuito para você saber mais sobre marketing jurídico e porquê ele pode alavancar os negócios do seu escritório de advocacia. E, evidente, estamos à disposição para te ajudar!





