O Brasil está entre os países que mais consome podcast – detrás somente de Suécia e Irlanda. É isso que mostra uma pesquisa realizada pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE. O estudo afirma que nos últimos 12 meses, 40% dos brasileiros consumiram qualquer tipo de teor em áudio pelo menos uma vez. Com o número de ouvintes crescendo exponencialmente, a competição por espaços entre os criadores também aumentou.
Invadir um público que deseja ouvir regularmente e escoltar o seu programa em vez de outros pode ser uma tarefa intimidadora – mas também é bastante empolgante. Alguns podcasters iniciam seus projetos e esperam que ele se torne viral e se espalhe por si só. Quase nunca funciona assim, mas existem algumas iniciativas que podem (e devem) ser seguidas para ajudar a viralizar um podcast.
E para ajudar nesta missão, respondi 10 perguntas para decolar o seu meato e torná-lo mais popular entre os ouvintes.
1. O que devo fazer antes de publicar o meu podcast?
Grave de três a quatro episódios e lance pelo menos três antes de promovê-lo. Esta ação inicial vai ajudar na periodicidade de publicação e também porquê serão feitas essas divulgações. Os ouvintes estarão mais propensos a interagir e consumir seu material se você manter seu meio ativo com uma programação estabelecida.
2. Meu podcast aceita convidados. Porquê escolher o próximo perito?
Para os formatos que vão desde de entrevistas, porquê talk shows, até os bate-papos no estilo mesa redonda, racontar com a colaboração e experiência de um profissional é uma magnífico estratégia para depreender um número maior de pessoas. No entanto, não fique recluso ao número de seguidores que esta personalidade tem. O convidado deve ser selecionado de concordância com o objetivo de cada programa. Por isso, veja se suas experiências e conhecimentos são adequados para atrair a atenção de sua audiência e retê-los durante a entrevista.
3. Porquê selecionar o tema mediano?
O tema universal deve ser escolhido de convénio com sua dimensão de interesse. Uma das chaves do sucesso de um podcast é a perseverança e, por isso, trabalhar com um tema que lhe traz prazer e realização é primordial. O tema pode envolver sua espaço de atuação ou até mesmo abranger um hobby que você tenha.
No meu caso, por exemplo, porquê estudante de tecnologia e com o libido de empreender, decidi gerar teor voltado para CTOs (Chief Technology Officer) e líderes técnicos por meio de entrevistas com diretores de tecnologia e líderes do segmento para entender suas jornadas, erros e aprendizados. Portanto, o autoconhecimento é muito importante.
4. Porquê aproveitar o tempo e escolher as melhores perguntas que deverão ser feitas durante o incidente?
As perguntas vão variar de convénio com as experiências e destaques de cada perfil. Lembre-se que cada pessoa é única e possui vivências e percepções diferentes. Uma estratégia que sempre utilizo é elaborar perguntas padrões que me norteiam e mostram se existe um padrão (ou não) do entrevistado. Ou por outra, as perguntas devem estar de tratado com o tema e o objetivo do seu podcast. Caso o programa seja focado, por exemplo, em inspirar as pessoas a crescerem em suas carreiras, desenvolva perguntas que ajudem a entender a jornada e os aprendizados do participante e deixe um espaço para dicas.
5. Porquê tornar meu programa alcançável?
Os melhores meios de divulgação são onde seu público está e, por isso, um estudo prévio da sua persona é importante. Com esta estudo, é provável entender ao sumo os gostos e os desafios dos ouvintes e, consequentemente, desenredar em quais meios ou redes eles mais se encontram. Algumas pessoas só escutam podcasts no Spotify. No entanto, se ela for testar uma novidade plataforma de áudio e não conseguir encontrá-lo, provavelmente você perdeu um ouvinte. Por isso, certifique-se de que seu programa pode ser facilmente encontrado nos principais players.
6. É provável aumentar a audiência de um podcast?
A audiência vem com o tempo e a consistência. O foco deve estar sempre na procura em melhorar a qualidade do teor e prometer que as pessoas tenham aproximação a entrevista com pessoas renomadas no segmento. Ou por outra, promover parcerias com outros podcasters — para que um participe do programa do outro – pode ser uma magnífico maneira de conectar os assuntos e invadir mais ouvintes.
7. Ter pedestal de marcas é uma forma de viralizar?
Dependendo do tamanho da marca, sim. Negociar parcerias e patrocínios com empresas com maior awareness pode gerar uma maior visibilidade ao podcast. Racontar com o esteio financeiro pode ajudar na melhoria da qualidade dos conteúdos e também facilitar no tráfico pago.
8. Devo fabricar uma rede social e um site para o meu podcast?
Quanto mais presença do dedo, melhor. O site e as redes sociais vão ajudar no tráfico de SEO, capaz de potencializar e melhorar o posicionamento do seu podcast em portais de buscas orgânicas. Assim, quando as pessoas buscarem por um pouco relacionado ao seu tema, seu projeto será um dos primeiros a eclodir. Aliás, gerar postagens com imagem, nome e citação do seu convidado pode ser uma óptimo maneira de propalar o incidente – não esqueça de marcar o convidado nessas postagens. Você também pode apostar em pequenos trechos da entrevista ou até mesmo dos bastidores com o link direto para a página do áudio.
9. Por que eu devo manter o podcast em vídeo?
Apesar da disseminação do teor em áudio, a internet é feita de materiais visuais. Por isso, transmudar o programa em vídeo é uma magnífico maneira de atrair a atenção do público. Neste caso, disponibilizar os episódios com um vídeo no Youtube ou aproveitar pequenos trechos para cevar o Instagram Reels ou TikTok podem ser ótimos pontos para aumentar as chances de viralizar.
10. Porquê mensurar esse sucesso?
A média de ouvintes e o tempo de escuta podem ser dois parâmetros a serem analisados. Aliás, plataformas porquê o Spotify consolidam e disponibilizam dados para ajudar neste comitiva. Uma das melhores formas de mensurar o sucesso de um podcast para mim são as mensagens de gratulação e feedbacks positivos de que os conteúdos abordados estão impactando a vida das pessoas.
Rodrigo Alencar é Host podcast e Community Manager da Revelo.




