A relevância do Social Media no cenário do dedo em 2022
É vestimenta que o posicionamento de uma empresa na mente dos seus compradores está associado ao teor do dedo que são capazes de produzir.
Empresas e negócios precisam se conectar com as pessoas para vender e essa conexão é promovida através do teor, em redes sociais ou outros canais digitais porquê Blogs, Sites, YouTube, Podcasts e Aplicativos.
A premência de teor do dedo é tendência há quase uma dez e se confirma a cada ano, por isso só cresce a demanda por conteudistas qualificados, capazes de conduzir a produção de teor de forma a trazer os resultados esperados pelo negócio.
Entretanto, cresce ainda mais a demanda por profissionais que atuem na esfera estratégica, ou seja, qualificados para fabricar uma ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO MULTICANAL e com habilidades de liderança para gerenciar uma equipe de produtores de teor que atuem porquê designers, redatores, editores de vídeo e outras funções operacionais.
O que eu quero expor é que a grande tendência para a profissão é entender que produzir teor transcende a atividade de “fazer posts” ou “produzir textos”.
Porquê em todo tipo de atividade, na profissão de social media também temos os níveis de atuação: operacional, tático e estratégico.
Produzir posts é uma atuação operacional, muito importante, mas que necessita executar as diretrizes de uma estratégia de teor para surtir os efeitos de posicionamento e vendas que um negócio almeja.
Logo, as funções de designer, editor de vídeos e textos isoladamente são funções operacionais da produção de teor, que muitas vezes são atribuídas ao Social Media.
Já as atividades táticas se referem ao conhecimento das funções ferramentais de cada plataforma do dedo. Porquê por exemplo, empregar um teor ao Reels ou Stories do Instagram, ou ainda, identificar de que forma um determinado objecto está sendo procurado no Google para produzir um Post Blog que seja entregue aos buscadores.
A função tática é também fundamental ao aproveitamento do teor e geralmente é preenchida por profissionais de áreas técnicas específicas, porquê técnicos em SEO ou comentador de dados.
Já o conteudista que atua em nível estratégico se ocupa de entender as necessidades do negócio e propor metas para obter seus objetivos através do teor do dedo.
Também faz a identificação dos padrões de comportamento dos clientes em potencial e desenha a jornada de compra dos produtos, justamente para gerar estratégias de contato do público perceptível com o teor perceptível.
Cabe ao Social Media Estrategista investigar o DNA do negócio para desenvolver as linguagens mais adequadas, sejam elas escritas, faladas e visuais, muito porquê escolher as linhas editoriais mais favoráveis à obtenção dos resultados desejados.
No cenário em que estamos, a grande maioria dos profissionais de Social Media migraram de outras áreas porquê o design ou jornalismo e por essa afinidade com a operação, ainda acreditam que a profissão está restrita a esse operacional.
A grande tendência, que inclusive é o que faz o Social Media lucrar muito, é se tornar um Estrategista, pois porquê em qualquer atividade, as funções estratégicas alcançam mais relevância e remuneração.
Tenho uma filial de Marketing e sei da dificuldade em contratar Social Media que atuem a nível tático e estratégico. É um problema generalizado que atinge todas as empresas que atuam no do dedo.
O mercado está lotado de pessoas operacionais e reclamando do insignificante reconhecimento e que as empresas querem remunerar pouco por seus serviços.
Um combo de posts não resolverá o problema de vendas e posicionamento de uma empresa. O que faz isso é uma Estratégia de Teor. E o que acontece hoje no mercado é que existem muitos profissionais de Social Media achando que pacote de posts é estratégia de teor.
E uma estratégia de teor deve moderar, no mínimo, os seguintes elementos para guiar a produção de teor inteligente:
✔️objetivos do negócio com o teor
✔️ estudo da concorrência/referências
✔️ identificação do DNA de teor
✔️ descrição minuciosa dos perfis psicológicos e comportamentais das personas com propensão a comprar
✔️ escorço da jornada de compra
✔️ identificação dos canais digitais necessários e volume de teor
✔️ desenvolvimento do funil de teor
✔️ geração de linhas editoriais
✔️ emprego do DNA às imagens e linguagens
✔️ calendário de teor para 6 meses
✔️ estabelecimento dos métodos de estudo
As empresas não querem posts bonitos, likes, seguidores ou comentários. Elas querem resultados. Posts bonitos, likes, comentários ou seguidores são um meio e não um término.
O objetivo de qualquer negócio é vender. E o teor só contribui com a venda se for estrategiado para isso.
Outra grande tendência do mercado para quem trabalha porquê Social Media é se pormenorizar em táticas de vídeo shorts. Trata-se dos vídeos curtos que contam histórias rápidas, fazem rir instantaneamente e usam ritmo e músicas porquê mídias virais.
Eles vieram com o TikTok e que foram absorvidos pelo Instagram e pelo YouTube e parecem estar retendo a atenção e até levando a audiência ao vício nesse formato rápido e recreativo.
Mas atenção! Seguindo a risco desse cláusula: um profissional que saiba gerar ESTRATÉGIAS de vídeo shorts, que entenda e saiba porquê empregar linguagem, métricas, canais, roteiros e público patente.