As principais estratégias para marketplace
por Álvaro Souza
Segunda-feira, 13 de junho de 2022
Tempo de leitura: 10 minutos
As estratégias para marketplace são fundamentais para quem trabalha com vendas online e procura por soluções para encomiar o faturamento. Enfim de contas, o setor vem se consolidando no mercado e ganhando a crédito do público. A prova disso é que, em 2020, o marketplace cresceu 52% – marca superior ao incremento totalidade do e-commerce, que foi de 41%.
Portanto, para você entender melhor a participação dos shoppings virtuais no faturamento do e-commerce, basta olhar os números. Em 2021, o negócio eletrônico brasiliano faturou R$ 87 bilhões. Os marketplaces foram responsáveis por 84% desse montante com cifras de R$ 73,2 bilhões. Deu para perceber que oferecer seus produtos nessas plataformas é uma oportunidade para vender mais, evidente?
Logo, confira algumas dicas para atrair consumidores e transformar vendas em marketplaces!
Invista em reviews e avaliações
Os reviews e as avaliações são opiniões de clientes reais sobre a qualidade do resultado e dos serviços prestados pela empresa. E olha: compradores em potencial usam as informações para estabelecer se vale a pena comprar naquela loja, viu?
No caso do marketplace, essas avaliações são ainda mais importantes. Pense muito: porquê existem diversos vendedores ofertando o mesmo resultado e, muitas vezes, com o mesmo preço, quem tem maior credibilidade fica em vantagem, não é mesmo?
Pois muito, de concórdia com uma pesquisa feita pela Ebit/Nielsen, a avaliação do vendedor é o principal fator de decisão de compra de um resultado. O critério supera até mesmo o preço do item. Olha só:
- 40% dos consumidores consideram as avaliações dos seller atribuídas pelos consumidores porquê principal fator de decisão de compra do resultado;
- 39% se importam mais com preço/promoção;
- 8% analisam o número de pedidos realizados anteriormente;
- 7% valorizam o prazo de entrega;
- 3% observam se o vendedor emitirá nota fiscal do resultado;
- 2% se preocupam com a política de troca e cancelamentos.
Os dados mostram o quanto é importante investir em reviews e avaliações para dar credibilidade ao e-commerce e aumentar a taxa de conversão no marketplace.
Escolha os marketplaces de forma estratégica
A pesquisa que acabamos de mencionar também traz dados sobre os critérios para a escolha do marketplace. Veja só alguns fatores interessantes:
- 72% dos consumidores dão preferência para lojas com melhor preço;
- 60% valorizam a crédito da marca do marketplace;
- 32% ficam mais propensos a fazer negócios se já forem clientes da loja;
- 27% preferem lojas que emitem nota fiscal;
- 15% confiam mais em marketplaces que têm loja física;
- 10% escolhem a única loja onde encontraram o resultado.
Sendo assim, na hora de escolher o marketplace para anunciar seus produtos, é bom levar esses fatores em consideração. Lojas com nomeada de oferecer preços baixos, com maior crédito no mercado e que têm uma boa base de clientes, por exemplo, se destacam da concorrência.
Aliás, é fundamental estudar o comportamento do seu consumidor. Finalmente de contas, não adianta escolher o marketplace com maior participação no mercado se o seu cliente não é prosélito do ducto, concorda?
Avalie o valor do frete
No marketplace, o consumidor tem facilidade para fazer comparações. Logo, ele não coloca exclusivamente o valor do resultado na balança: frete e prazo de entrega também têm um grande peso na decisão de compra. A empresa que disponibilizar as melhores condições, portanto, fica em vantagem.
Assim, é fundamental investir em um bom sistema logístico e fazer parcerias com transportadoras para tornar o valor do frete alcançável. Nesse contexto, é válido pesquisar os preços praticados pela concorrência para conseguir preços competitivos.
No entanto, zero de comprometer a saúde do negócio em prol de um frete gratuito, combinado? O ideal é precificar frete e produtos com base na veras da sua empresa, de modo a evitar prejuízos.
Aplique técnicas de SEO
Se o seu resultado aparece entre os primeiros resultados de procura, você aumenta as chances de receber cliques, não é mesmo? É justamente para isso que serve o Search Engine Optimization (SEO) – otimização para motores de procura.
SEO é um conjunto de técnicas que visam a melhorar o posicionamento do e-commerce no Google. Nesse contexto, é importante fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, incluí-la no título do resultado, otimizar a metadescrição, incluir texto mútuo de imagem e por aí vai.
Aliás, os reviews também garantem melhores posições nos resultados de procura orgânica, viu? Logo, vale a pena prometer uma boa experiência ao cliente e incentivar as avaliações para aumentar a relevância da sua loja dentro dos marketplaces.
Faça boas descrições dos produtos
Você já deve ter percebido por aí que muitos lojistas copiam e colam as descrições fornecidas pelos fabricantes, não é mesmo? No entanto, essa prática é condenada pela maioria dos marketplaces. Porquê os buscadores identificam o plágio, a página costuma ser penalizada e pode perder posições no ranqueamento orgânico.
Sendo assim, é fundamental investir em descrições originais. O ideal é usar a originalidade para primar os benefícios do resultado e invocar a atenção do consumidor. Vale até usar as informações postadas na seção de dúvidas e avaliações para incrementar o texto. Dessa forma, além de reduzir a demanda por atendimento, é provável aumentar as chances de conversão.
Use tecnologias de integração de dados
Imagine uma cena: o consumidor compra um pouco em um marketplace e, dias depois, a transação é cancelada por falta de estoque. Mesmo quando o consumidor recebe o reembolso direitinho, essa falta pode gerar insatisfação e prejudicar a reputação da marca.
O traje é que essa situação hipotética não é rara de intercorrer quando o seller atua em diversos marketplaces e faz a gestão de vendas de forma manual. É aí que entram os sistemas de gestão ERP para integrar dados e otimizar processos porquê atendimento ao cliente, organização de estoque, controle financeiro e por aí vai.
Portanto, adote tecnologias de gestão. Além de evitar vendas de produtos indisponíveis, as ferramentas reúnem dados valiosos sobre comportamento do cliente e tendências de consumo para otimizar as operações.
Não há dúvidas de que investir em vendas nos shoppings virtuais é uma oportunidade de prolongamento. No entanto, para ter sucesso com a empreitada, é necessário utilizar estratégias para marketplace a término de gerar domínio para o lojista, atrair consumidores e vender mais. As avaliações são fundamentais nesse contexto porque dão credibilidade ao seller, garantem melhores posições nos resultados de procura orgânica e ajudam nas conversões.
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