– Para lucrar awareness em todo o mundo, a multinacional brasileira – profissional do dedo – contou com a instrumento Sir Cache, da martech brasileira Simplex que, em somente dois anos e meio, aumentou o tráfico orgânico no site global da empresa em 198%
– Projeto superou o duelo de prometer uma boa experiência ao usuário final nas mais diversas línguas e mercados, inclusive naqueles em que os buscadores de preferência não são o Google.
Reza o manual de marketing que um SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Procura, muito feito é um substância chave para se entender brand awareness. E a CI&T, multinacional brasileira perito do dedo para grandes marcas porquê AB Inbev, Bradesco, Coca-Cola, Google, Itaú, Johnson & Johnson e Nestlé, , optou por fazê-lo com ferramentas do estado da arte. Há três anos, contratou a Simplex, uma martech brasileira, especializada em aumentar o tráfico e a conversão de sites com a adoção de recursos porquê lucidez sintético e automação de processos. A experiência foi tão promissora que a CI&T adotou a mesma solução usada no Brasil – o Sir Cache, instrumento que atua na otimização de sites e do tráfico de SEO – em seu site global. No processo, testemunhou um aumento do seu tráfico orgânico nos diversos sites globais da empresa de 198%.
“Nessa estação, decidimos unificar o site da empresa em todos os países porquê secção do nosso movimento de pensar globalmente e agir localmente, unificando a percepção da marca CI&T enquanto uma marca global”, explica João Vitor Ferreira, Marketing Manager da CI&T. “Nesse contexto, um projeto de SEO usando automação de processos e lucidez sintético foi fundamental”, afirma. Segundo ele, a escolha pela Simplex para o projeto se deu porque “já havíamos firmado uma parceria anteriormente com resultado promissor e ficamos seguros em escalar o projeto globalmente em parceria com a Simplex”.
A melhoria do SEO obtido pela CI&T no período é mensurável. A curva de incremento de junho de 2019, quando o projeto foi iniciado, para janeiro de 2022, passou de 6.534 acessos orgânicos, para 19.509, segundo dados do SEMRush. Esta expansão segue em paralelo ao prolongamento da CI&T que nos últimos anos ganhou o mundo, fez aquisições (entre elas a Direita) e estreou com sucesso na bolsa de valores de Novidade York (NYSE: CINT).
Integração dos times – Todo o projeto de SEO foi escoltado de perto pelo time de TI da CI&T nos diversos países em que a empresa tem presença. “A integração dos times e a transferência de conhecimento da equipe da Simplex para os profissionais da CI&T em vários países foi um dos fatores determinantes para o fortalecimento da parceria entre as empresas”, acredita Marcos Arantes, sócio fundador da Simplex.
Segundo Arantes, o projeto, já alçado em nível global, levou em consideração diversos aspectos de SEO, porquê um site com muitas opções de línguas. Os conceitos de SEO também foram aplicados em sites da China, Japão, Novidade Zelândia e Austrália. “Os países da Ásia não têm uma predominância tão grande do Google no share de mercado porquê cá. No Japão, o share de Yahoo e Bing não é tão irrisório, e na China existe um sistema completamente único, o Baidu”. Foi preciso conciliar os critérios de SEO para que ele pudesse atuar com as outras ferramentas de procura existentes naqueles mercados”, explica. Nesse contexto, o Sir Cache foi um fator determinante para uma boa resposta de SEO. “No caso do Baidu, há uma exigência muito maior do que o Google, por exemplo, para que as páginas sejam de carregamento mais veloz e o Sir Cache foi determinante no projeto”.
Segundo o executivo da Simplex, o projeto de implementação do Sir Cache levou muro de 15 horas. “Implementamos primeiro no site brasílico, para depois fazer o rollout, do qual processo foi muito simples”, finaliza.
Sobre a CI&T
A CI&T é uma profissional do dedo global, e parceira da transformação do dedo de ponta a ponta para mais de 50 grandes corporações e empresas em rápido desenvolvimento. Porquê nativos digitais, trazemos um histórico de 27 anos de aceleração do impacto nos negócios por meio de soluções digitais completas e escaláveis. Com presença global em 8 países com um padrão de negócios de nearshore delivery, a CI&T é a Empregadora de Escolha de mais de 6.000 profissionais em estratégia, ciência de dados, design e engenharia, alavancando incremento de receita, impulsionando experiências dos consumidores e aumentando a eficiência operacional de seus clientes.
Sobre a Simplex
Fundada em 2017 por profissionais de e-commerce, a Simplex é uma startup brasileira que tem se posicionado porquê uma empresa de SaaS (Software as a Service) que utiliza lucidez sintético para aumentar o tráfico e a conversão de vendas de e-commerces com implementações simples. A empresa possui mais de 20 clientes em mercados porquê Brasil, França e Itália. Saiba mais em simplex.live