De consonância com o levantamento da CupomValido, realizado em 2022, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de desenvolvimento de vendas online, com desenvolvimento de 22,2% em 2022 e uma estimativa de 20,73% ao ano, até 2025. O estudo aponta que essa expectativa de prolongamento é duas vezes maior do que a média mundial, ficando supra de países porquê Japão, Estados Unidos e França, sendo portanto fundamental que os negócios estejam atentos às melhores práticas deste envolvente na procura de se destacarem frente à concorrência.
Segundo o perito em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, há três razões para esse exponencial desenvolvimento. A primeira está ligada à pandemia, que levou milhares de brasileiros a optarem pelas compras online, a segunda às facilidades dos métodos de pagamento (porquê o PIX) e entregas mais rápidas, e a terceira ao aumento no índice de penetração de compras online, que até tempos detrás ainda era grave no país. “A população dos países desenvolvidos, porquê Alemanha e Reino Unificado, já estão acostumados a fazer compras online com maior frequência, por isso a taxa de incremento tende a ser menor nesses países. No Brasil esse é um movimento relativamente novo e em desenvolvimento, portanto com grande capacidade de incremento e boas oportunidades. Não há momento mais propício que leste para quem quer vender online. Mas não basta estar online, é necessário estratégias, já que a concorrência também tem estado cada vez maior ”, conta o profissional .
Frederico explica que para se ressaltar é primordial a construção de uma presença online robusta, que vá além da mera construção de um site. “Para se ressaltar é preciso foco na construção de domínio e que gere credibilidade para a marca, fazendo dela uma referência na espaço. Dessa forma é provável invadir um posicionamento relevante no mercado, conquistando clientes e aumentando as vendas”, explica.
Conquistando presença do dedo
A internet é um envolvente com grande potencial de expandir negócios, sendo impossível permanecer fora dela quando o tema é lucrar visibilidade e vendas. Porém a estratégia é dissemelhante do envolvente físico, já que para solidar uma presença do dedo é necessário estratégias de conversão. “O marketing do dedo tem uma relação dispêndio/favor mais vantajosa que as mídias tradicionais, pois é mais atingível em termos financeiros do que a publicidade em rádio e TV, por exemplo. Porém para se ter uma presença do dedo é necessário um planejamento que ligeiro em consideração o uso de ferramentas de produção de teor, redes sociais, links patrocinados, marketing de teor e demais tecnologias mobile, para estar onde as pessoas estão e atrair a atenção delas. São estratégias de longo prazo, mas que quando muito aplicadas, podem gerar benefícios diversos”, explica Frederico.
Confira algumas estratégias de marketing do dedo que podem ajudar na construção da presença do dedo:
Marketing de teor
Com objetivo de se tornar domínio no objecto ou ramo de atuação, a produção de teor relevante e de qualidade é alguma coisa primordial para melhorar a presença online. “Um teor que responde dúvidas e ajuda a solucionar problemas, tem um grande potencial de metamorfosear meros leitores em compradores, pois por meio desse teor as pessoas passam a ver a marca porquê profissional no ponto, o que gera crédito. Aliás, conteúdos que agregam valor podem estimular o compartilhamento, aumentando de forma orgânica o público que acompanha a sua marca”, explica Frederico.
Uso de redes sociais
Não importa qual seja a sua dimensão de atuação ou o tamanho do seu negócio, certamente grande secção dos seus clientes está nas redes sociais, todos os dias, sendo assim você também precisa estar. “Invista na produção de teor relevante, com capacidade de atrair a atenção, para isso tenha um planejamento estratégico e um cronograma de postagens. É fundamental fomentar regularmente as redes e interagir com os usuários, criando um relacionamento sólido e aumentando a visibilidade do seu negócio. Nesse envolvente também é importante estar pronto para responder dúvidas e ajudar os usuários a solucionar problemas”.
Invista em estratégias de SEO
Fundamental no atingimento das melhores práticas para melhorar a presença online, as estratégias de SEO têm o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico de um site nos buscadores, porquê o Google, fazendo com que ele apareça nos resultados de buscas quando os usuários estiverem procurando por produtos e serviços semelhantes aos seus. “Para invadir as primeiras posições no Google, é necessário fazer alguns ajustes no site, que incluem a produção de teor de qualidade, fundamentado no uso de palavras-chave mais usadas nas buscas das pessoas, o correto uso de tags HTML e procura por links de outras páginas que redirecionem para o seu site. Com isso, além de aumentar o número de visitas no site, a sua marca se torna referência, pois está sendo destacada e recomendada pelo Google”, conta o profissional.
Produção de vídeos
Os vídeos são hoje uma das ferramentas de maior impacto, pois além de transmitirem mensagens de forma mais eficiente, podem ajudar na taxa de conversão de estratégias promocionais. “Com o aumento da velocidade da internet e das novas tecnologias de streaming, os vídeos ganharam ainda mais relevância e têm a capacidade de aumentar a presença online das marcas mais que as imagens estáticas. Sendo assim é importante investir nessa instrumento, que hoje pode ser acionada de forma simplificada, porquê, por exemplo, com uso de câmeras de celular e boas ideias de teor”.
Links patrocinados e anúncios pagos
Investir no Google é uma das principais estratégias de marketing do dedo, pois é uma forma eficiente de se conectar com o consumidor e com possíveis clientes. Para isso, as campanhas pagas, com anúncios e links patrocinados, são uns dos recursos mais rápidos e efetivos para melhorar a sua presença do dedo. “Com o Google Ads é provável fabricar anúncios institucionais que podem alavancar as visitas no seu site. Anúncios nas redes sociais também são boas iniciativas, principalmente para lançamentos, campanhas e promoções. Já os links patrocinados, podem trazer uma movimentação maior para as suas páginas, além da possibilidade de conquistar leads (contatos de possíveis clientes) que podem entrar no seu funil de vendas”, explica Frederico.
Investir em dispositivos mobile
Atualmente são mais de 80 milhões de brasileiros e brasileiras conectados via aparelhos móveis e tablets, portanto é imprescindível ter um site responsivo, campanhas pensadas para os dispositivos móveis e até mesmo um aplicativo. “As estratégias com foco no mobile tem um grande potencial de fidelização e hoje são inúmeras as possibilidades. Caso não haja a possibilidade de muito investimento, ferramentas porquê whatsapp podem gerar bons resultados com pouco dispêndio. O importante é se adequar a essa novidade veras e não perder as oportunidades que hoje estão disponíveis”.
Fidelização
A fidelização é todo o processo em torno do consumidor que garante uma experiência de compra positiva e que coloque a sua marca na lista das favoritas, construindo um relacionamento de crédito e que gere novas compras e negócios, seja no do dedo ou na loja física. “A experiência do consumidor precisa ser o meio de todas as ações da marca, pois hoje as pessoas consomem não exclusivamente preços e sim experiências significativas. Também é secção da fidelização o cadastro de clientes, que possibilita o estreitamento de relações proativas da marca com os desejos e afinidades de seu público”, finaliza o perito.