A competitividade está cada vez maior em todos os segmentos de mercado e trabalhar somente com a velha estratégia de divulgação “boca a boca” já não é suficiente para gerar muitos negócios, por isso para invadir clientes para sua contabilidade é preciso fabricar ações que aumentem sua visibilidade e te destaquem da concorrência.
Pensando nesse duelo, selecionamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a edificar uma estratégia de sucesso e invadir mais clientes. Confira!
Por onde debutar?
Realizar um planejamento é a melhor forma de estrear a ser mais competitivo. A função do planejamento é tornar suas ações mais efetivas, focando em meios de invadir o seu objetivo meta, dentro do melhor prazo provável.
Durante o planejamento, alguns pontos devem ser definidos, dentre eles, os principais são:
Missão, visão e valores
Aonde você quer chegar com o seu negócio? Quais são os valores da sua empresa, tais porquê moral e profissionalismo? Qual o seu propósito empresarial, atual e horizonte?
Essas parecem respostas simples, mas é cá que nasce uma empresa organizada e competitiva. A partir do momento que você define, por exemplo, que sua visão é ser líder de mercado, todas as suas ações a partir de logo deverão ser executadas visando tornar esse exposição uma veras.
Investimentos em tecnologia, contratação de profissionais, serviços que serão prestados, formas de mourejar com o mercado, tudo isso será revérbero do que você definir nessa lanço.
Defina o seu negócio
Você tem uma contabilidade, mas o mercado sabe quais são todos os serviços prestados pela sua empresa? Melhor, você oferece todos os serviços que o mercado espera da sua extensão?
Muitas vezes, as empresas perdem clientes por não saber se discursar de forma clara qual o negócio da empresa ou por oferecer serviço incompleto.
Defina claramente os serviços que serão prestados sempre embasando sua oferta na demanda de mercado. Feito isso, comunique-se! As mídias digitais ajudam muito, por isso vamos abordar esse tema num próximo tópico, pois ele é principal para dar visibilidade para sua empresa.
Defina objetivos
Sabe aquela frase que diz “Quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”? Essa é uma veras muito grande nos meios empresariais.
Muitas empresas nasceram de uma oportunidade de momento, ou seja, sabiam fazer o serviço e sabiam que tinha demanda. No entanto para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo é preciso ir além.
Aonde você quer chegar? Já ouvimos muitos empresários dizerem “Quero manter minha empresa ativa e lucrar numerário”. Essa não é a melhor definição de objetivo, pois além de não ser um pouco evidente, passa a desestimular as pessoas envolvidas, porquê os colaboradores da empresa, por exemplo, alguma coisa que afeta diretamente na captação de clientes para sua contabilidade.
Procure um pouco que de inspiração para elas, alguma coisa que seja desejável e tangível por todos que te cercam. Essa definição, além de fazer com que compreendam claramente os propósitos da empresa, vai estimular a equipe a lutar verdadeiramente pela realização deles.
Exemplo de objetivo: Invadir a liderança de mercado, na região Sudeste, em até 5 anos.
Estudo de mercado
É importante escoltar de perto tudo que ocorre no seu segmento, os movimentos da concorrência, a forma de atuação dos clientes, mudanças de fornecedores e governamentais. Estudar o mercado te torna mais competitivo, pois te permite antecipar oportunidades que podem ser essenciais para você captar clientes para sua contabilidade.
Por exemplo, a Receita Federalista sempre está divulgando notícias sobre novidades, prazos e mudanças no site. Se você escoltar as redes sociais deles verá que é generalidade ter usuários comentando nos posts sobre as dificuldades em processar os serviços deles, tais porquê o portal e-CAC. Será que esses comentários já não são uma manancial de inspiração para você implantar novos serviços na sua empresa?
Veja que é alguma coisa simples, que só será percebido, por quem está atendo e estudando o mercado continuamente.
Conheça suas forças e fraquezas. Fique prudente as oportunidades e ameaças
Philip Kotler, o guru do marketing, definiu a analisa das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças porquê um óptimo demonstrativo qualitativo que auxilia na percepção dos aspectos positivos e negativos do seu serviço.
Essa estudo, conhecida porquê SWOT, consiste em identificar um conjunto de variáveis controláveis e incontroláveis, tornando a tomada de ações mais eficazes.
Entende-se por variáveis controláveis tudo aquilo que está dentro da sua empresa e pode ser controlado por você. Já as variáveis incontroláveis são externas e independem das suas ações, tais porquê imposição de novos tributos e surgimento de novas concorrentes.
Para facilitar o seu entendimento, faremos a seguir uma simulação de SWOT para um escritório de contabilidade
| FORÇAS 20 anos de experiência Mix de serviços | FRAQUEZA Excesso de trabalhos manuais Equipe desatualizada |
| OPORTUNIDADES Atuação em novos serviços, porquê a contabilidade consultiva | AMEAÇAS Prolongamento das contabilidades digitais |
Estabeleça um projecto de ação
As Forças e Oportunidades da sua contabilidade é alguma coisa que você deve ressaltar na sua oferta de serviços. Já as suas Fraquezas e Ameaças devem ser combatidas ou minimizadas, mas não ignoradas, pois elas podem prejudicar a conquista de clientes para sua contabilidade.
Você deve olhar as fraquezas e ameaças com prioridade e estabelecer um projecto de ação para resolver cada um dos problemas identificados.
Para traçar um projecto de ação muito objetivo, garantindo que ele será executado, recomendamos seguir o método 5W1H, que apesar do nome dissemelhante é muito simples de entender e utilizar.
Labareda-se 5w1h simplesmente pois essa metodologia visa responder 6 perguntas em inglês, onde 5 delas começam com a letra W e 1 com a letra H. Ao responder essas perguntas, involuntariamente o seu projecto estará formado. São elas:
- What: O que
- Why: Por que
- Where: Onde
- When: Quando
- Who: Por quem
- How: porquê
Ações para invadir mais clientes para sua contabilidade
Agora que você já domina alguns elementos essenciais do planejamento estratégico, você pode traçar um projecto de ação específico onde o objetivo seja invadir mais clientes para sua contabilidade.
Todo planejamento já realizado te ajudará a deslindar pontos vulneráveis que afetam a sua competitividade.
Um dos pontos fracos que identificamos dentro das contabilidades é o excesso de tempo devotado as questões operacionais. Essa sem incerteza deve ser a primeira mudança que sua empresa deve realizar. Para ser mais competitivo você deve focar na gestão contábil, por isso livre-se dos trabalhos operacionais já. Para isso, existem inumeros sistemas contábeis que podem te ajudar.
Também sabemos que muitas contabilidades que são excelentes na prestação de serviço, não conseguem invadir novos clientes pois continuam numa metodologia antiga de divulgação de seus negócios: A indicação, mais conhecida porquê boca a boca.
Considerando a divulgação uma fraqueza que interfere na hora de invadir clientes, veja aquém um exemplo de ação que pode ser tomada, seguindo a metodologia 5w1h.
| O QUE (What) | POR QUE (Why) | ONDE (Where) | QUANDO (When) | POR QUEM (Who) | COMO (How) |
| Propalar a empresa nos meios digitais | Para captar novos clientes | Nos sites e redes sociais | Próximo mês | (Nome) Gestor de RH | Contrataremos uma empresa especializada para executar o serviço |
A divulgação pelos meios digitais é uma veras que não pode mais ser ignorada. Se a sua empresa ainda não conta com essa estratégia para alavancar seus negócios, temos uma má notícia: Você está perdendo milhares de oportunidades todos os dias.
Acompanhe o próximo tópico, que vamos te explicar mais detalhadamente.
Porquê a internet pode ajudar a invadir mais clientes para sua contabilidade
O comportamento do comprador mudou ao longo dos anos. Antigamente, as formas de buscar fornecedores eram bastante limitadas:
- Revistas ou jornais especializados
- Feiras de negócios
- Indicação direta
Agora o comprador possui uma poderoso aliada, que agiliza o tempo dele e o conecta com milhares de possibilidades: A internet.
Você certamente faz uso da internet para pesquisar produtos e serviços. O seu cliente não pensa dissemelhante de você. Por isso, hoje ela é o maior meio de captação de oportunidades de negócio.
Para que você consiga entender o tamanho das oportunidades das quais estamos falando, veja a seguir um levantamento que fizemos de palavras chaves relacionados ao setor da contabilidade e que são pesquisados mensalmente no Google, por potenciais compradores.
| Escritórios de contabilidade | 10 milénio a 100 milénio pesquisas mês |
| Serviços contábeis | 1 milénio a 10 milénio pesquisas mês |
| Escritorio contabilidade | 1 milénio a 10 milénio pesquisas mês |
| Escritorio contábil | 1 milénio a 10 milénio pesquisas mês |
| Serviços de contabilidade | 100 a 1000 pesquisas mês. |
Média de pesquisas mensais, fundamentado nos últimos 12 meses
Citamos somente 5 exemplos, o Google possui inúmeras palavras chaves sendo pesquisadas todos os dias e que são diretamente relacionados a sua oferta de serviço. No entanto, só por esses números já é provável perceber porquê você pode facilmente invadir clientes para a sua contabilidade usando a internet.
Porquê estrear a usar internet para invadir clientes para sua contabilidade
A recomendação é que você busque especialistas em marketing do dedo, pois chegar a primeira página do Google é o sonho de toda empresa, mas não é uma tarefa zero fácil.
Assim porquê você domina o mercado contábil e ele é pleno de termos que só um profissional conhece, no marketing do dedo não é zero dissemelhante.
Pesquise fornecedores, avalie os trabalhos realizados por eles e esteja disposto a investir continuamente. Dependendo do serviço, pode levar entre 6 meses a 1 ano para dar os primeiros resultados. Esse tempo é necessário, pois obter a primeira página do Google ou conseguir audiência em rede social tornou-se o objetivo de muitas empresas e para invadir posicionamento as técnicas levam tempo para ser incorporadas.
Dentre as técnicas que mais utilizadas estão:
– Pregão em Google Ads
Pregão pago para que sua empresa apareça na primeira página do Google, quando o usuário pesquisar uma termo específica. Geralmente geram resultado inopino, mas precisam de investimentos mais altos.
– Estratégia de SEO
Requintar o site da empresa, para que ele aparece de forma orgânica, ou seja, gratuitamente, quando o usuário pesquisar uma termo específica no Google
– Geração / Reformulação do site
O site da sua contabilidade deve estar adequado com as diretrizes dos buscadores, facilitando que seja encontrado quando o usuário fizer a pesquisa de termo chave.
Outro fator importante é que o site tenha comitiva dos acessos pelo Google Analytics, onde será provável identificar a origem de captação dos potenciais clientes.
– Serviços de envio de e-mail marketing
Disparo de e-mail em tamanho para uma base de contatos, conquistado pela empresa
– Blog
Ajuda a tornar o seu site um elemento ativo, melhorando o ranking nos buscadores
– Gestão de redes sociais
Canais essenciais para propalar e interagir com usuários, potenciais compradores. Dependendo da estratégia de negócio, geram poucos vendas diretas, mas são importantes ferramentas para disseminação de informação e fixação de marca.
– Produção de teor
Conteúdos de qualidade atrai usuários potenciais e dão mando a sua marca. Eles devem ser produzidos por redatores especialistas, de preferência com conhecimento na sua espaço, e disseminados nas redes sociais, blogs ou e-mails.
Vale ressaltar que todo esse trabalho visa lucrar visibilidade, gerar audiência no site e, consequentemente, oportunidades de negócio.
Comece agora mesmo a invadir clientes para sua contabilidade
Temos certeza que aplicando as dicas apresentadas nesse cláusula você conseguirá aumentar sua visibilidade, se evidenciar da concorrência, se tornar mais competitivo e, por término, invadir mais clientes para sua contabilidade.
Sucesso!