A internet é uma óptimo nascente de pesquisa antes de consumidores realizarem compras — tanto online quanto em lojas físicas. De convenção com estudo realizado pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em 2019, nove em cada dez consumidores brasileiros com entrada à internet afirmaram ter o hábito de fazer pesquisas online antes de efetuar uma compra. Esse hábito existe por diversos motivos, seja para confrontar os preços, saber mais sobre os produtos que deseja ou para encontrar lojas confiáveis, por exemplo.
Logo, gerar conteúdos que sejam relevantes e que contribuam para sanar dúvidas dos usuários é um óptimo passo para se aproximar deles e transformá-los em possíveis compradores. Mas, para que os usuários encontrem seu site, é preciso otimizar os conteúdos para que apareça nas buscas do Google — utilizando de técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Confira aquém um checklist fundamental para gerar conteúdos otimizados:
Palavras-chave: o primeiro passo para inaugurar uma estratégia de SEO é definir as palavras-chave — com elas, os buscadores saberão do que se tratam as páginas. Defina uma ou duas palavras-chave principais e trabalhe com elas e seus sinônimos no texto, tornando o teor rico em informações e com juntura oriundo das palavras.
Títulos, URL e meta description otimizados: escreva títulos (title tag e headlines) que atraiam os usuários e utilize as palavras-chave neles para que, ao mesmo tempo que chame a atenção dos leitores, também contribua para o posicionamento nas buscas.
Para uma URL ser mais amigável, ela deve ser curta e moderar as palavras-chave. Prefira usar hífens para separar as palavras. Aliás, elabore boas meta descriptions — texto limitado que aparece aquém do link nas buscas, introduzindo o que a página aborda.
Conteúdos originais: fabricar conteúdos originais e que sejam relevantes e estejam atualizados é alguma coisa que os buscadores, tendem a valorizar muito. Se provável, não copie conteúdos para que não seja penalizado pelo Google. Caso utilize outras fontes já existentes, busque fazer o uso da canonical tag para sinalizar ao Google que o teor é original, evitando possíveis penalizações.
Linkagem interna e externa: para deixar o teor ainda mais relevante, mantendo os usuários por mais tempo no site, é importante fazer o uso de links internos, fazendo com que as páginas se completem. Enquanto isso, os links internos serão responsáveis para aumentar a mando do seu site perante ao Google, já que entende-se que quanto mais páginas de qualidade apontarem para seu site, mais valor ele possui.