Para qualquer tipo de negócio, narrar com estratégias digitais é um pouco precípuo para obter os clientes que estão na rede e ter bons retornos em vendas. Não é à toa que o marketing do dedo é utilizado por tantas empresas.
O envolvente online é um meio de conexão com o público, seja no momento de propalar um resultado até a finalização de uma compra. Em 2021, segundo o eMarketer, o Brasil foi um dos maiores mercados de varejo eletrônico na América Latina.
Inclusive, no primeiro ano de pandemia, o e-commerce no país teve um desenvolvimento de 68%, de combinação com a Associação Brasileira de Negócio Eletrônico (ABComm). Ou seja, estar no envolvente do dedo é uma premência para quem quer vender.
Sendo assim, se você quer saber porquê inaugurar a utilizar o marketing do dedo a seu obséquio, separamos dicas importantes a seguir.
Estude sobre o objecto e técnicas
O primeiro passo para quem quer entrar no mundo do marketing do dedo, é buscar saber mais sobre o tema e as técnicas envolvidas.
Isso porque, o marketing do dedo é uma espaço muito ampla e você precisa saber suas opções antes de tomar qualquer decisão.
Para se ter teoria, sua empresa tem a opção de trabalhar com o tráfico pago, criando anúncios para publicar produtos. Assim, esses anúncios podem ser veiculados em páginas de pesquisa do Google, em banners de sites e espaços no Facebook e Instagram.
Ou mesmo o marketing de teor, oferecendo uma série de informações úteis para invadir seu público e ter mais credibilidade. Logo, ao buscar uma informação na internet, a pessoa pode encontrar o seu post e rematar conhecendo o seu negócio.
Há também o SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Procura. Ele consiste em uma série de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados em buscadores.
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Quanto melhor posicionada sua página estiver, maiores são as chances do seu público lhe encontrar e isso se transformar em vendas.
E evidente, a presença nas redes sociais precisa ser muito pensada, com bons conteúdos. Nesses espaços, você também pode inferir pessoas que podem se interessar pelo seu resultado, seja por meio de vendas nessas plataformas ou redirecionamento para seu site.
Enfim, são muitas possibilidades e é ideal que você entenda mais sobre elas para debutar a entender porquê atuar.
Você pode aproveitar os vários tipos de conteúdos que existem em blogs e canais. Ou mesmo cursos mais completos focados em áreas específicas, porquê Inbound Marketing, gestão das mídias sociais, curso de investigador do marketing e outros.
Defina os seus objetivos
Além de saber mais sobre o marketing do dedo e todas as possibilidades que ele oferece, você precisa definir seus objetivos. Enfim de contas, ao saber o que você quer depreender, fica ainda mais fácil instituir o caminho para chegar até lá.
Nesse sentido, vale a pena entender melhor quais os resultados você pretende conseguir por meio das estratégias de marketing. Quer melhorar o posicionamento da sua marca? Gerar mais leads para o seu site? Aumentar as vendas e invadir novos clientes?
Cada um desses objetivos vai inquirir uma estratégia dissemelhante e você precisará se organizar. Por isso, tenha tudo definido de forma clara para escolher de porquê atuar, quais ferramentas utilizar e entender quais resultados você está buscando.
Conheça seu público
Na hora de entrar no mundo do marketing do dedo, não podemos olvidar que o público-branco é um fator importante. Todas as atividades e estratégias precisam levar em consideração com quem você quer se exprimir.
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Dessa forma, seja na produção de teor ou na geração de um pregão, você deve entender porquê atrair o seu público.
Assim, você pode usar uma linguagem adequada, ou pode fazer uma divulgação segmentada, considerando a localização, idade, preferências das pessoas.
Por isso, você pode fazer pesquisas de mercado, entrevistas e utilizar questionários e formulários online. Inclusive, a coleta pode ser por meio de e-mail, enquetes em redes sociais e outros.
Reunir dados nesse momento é importante e você pode obter informações demográficas e comportamentais.
Planeje sua presença do dedo
Outra dica importante para quem quer trabalhar com o marketing do dedo e conseguir bons resultados, consiste no planejamento da presença do dedo. Uma página de vendas, blog e redes sociais precisam ser atualizados e muito administrados.
Não adianta zero ter uma conta no Instagram, por exemplo, se ela não possui bons conteúdos, com frequência e de forma organizada. A presença do dedo precisa ser muito definida para que as estratégias adotadas tragam resultados.
Assim, foque em ter perfis ativos nas redes sociais e com bons conteúdos, se for utilizar um blog, ele também precisa de uma frequência de postagens. Ao mesmo tempo, anúncios precisam ser programados.
Por exemplo, no Instagram e Facebook, a frequência ideal de postagens pode variar entre duas a três vezes por dia. No caso de um blog, sua empresa pode mantê-lo atualizado diariamente ou semanalmente.
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Ou seja, porquê é importante ter tudo organizado, você pode trabalhar com um calendário. Defina as datas certas para cada estratégia, os tipos de conteúdos, formatos e periodicidade de cada publicação.
Divulgado porquê risca editorial, essa é uma forma de organização dos conteúdos que devem ser produzidos para as estratégias de marketing.
Confira sempre os resultados
Um pormenor importante para quem quer entrar no mundo do marketing do dedo, é que não adianta exclusivamente focar nas estratégias, sem conferir os resultados. Conferir os dados de cada ação ajuda a entender o que está funcionando ou não.
Dessa forma, você pode monitorar o seu site e verificar porquê está o tráfico, entender se os anúncios estão funcionando e de onde seu público está vindo. Assim porquê verificar quais publicações nas redes sociais geram mais engajamento.
Mas evidente, não se esqueça de considerar o Retorno Sobre Investimento (ROI). Com ele, você pode entender melhor se o quantia que está sendo investido em ações está trazendo lucros para seu negócio.
Busque a ajuda de profissionais
Depois de todas essas dicas, você já conhece os passos para entrar no mundo do marketing do dedo. Mas tenha em mente que a ajuda de um profissional pode ser muito útil e capaz de facilitar sua vida.
Nesse caso, você pode descrever com uma assessoria de marketing para entender melhor quais estratégias utilizar.
Ainda, terá o comitiva de pessoas com experiência, focadas em resultados. Por isso, cada atividade tende a ser ainda mais assertiva, capaz de oferecer o retorno que você deseja.
Desfecho
O marketing do dedo oferece muitas opções para quem quer ter uma boa presença online e conseguir bons resultados para um negócio. E para entrar nesse mundo e debutar a explorar suas opções é preciso se preparar.
Por isso, é principal pesquisar sobre o ponto e saber mais sobre suas técnicas. Além de fazer um bom planejamento das ações, de tratado com os objetivos e o público-claro que deseja inferir.
E evidente, com ações organizadas, é preciso conferir também os resultados para saber o que está dando patente e o que demanda mudanças.