Os sites de buscas são os maiores direcionadores de tráfico da internet. As pessoas se acostumaram a utilizar o Google porquê primeira paragem no navegador, digitando o que querem e esperando encontrar sem problemas. Aí está uma oportunidade valiosa para quem trabalha com sites na internet, pois tendo um bom relacionamento com o algoritmo de buscas do Google, ele poderá aproveitar um bom fluxo de visitas.
No entanto, não basta um site simplesmente subsistir para lucrar posições no ranking do Google. Para isso, é preciso adotar boas práticas de SEO (search engine optimization, otimização para mecanismos de buscas em inglês). A seguir você confere 10 dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google usando SEO:
Meta tags corretas
Teor de qualidade
Estilos e tags adequadas
Palavras-chaves certas
Disponibilize um planta
Gere links atraentes
Otimize tempo de carregamento
Atualize seu site com frequência
Conquiste links
Use imagens adequadamente
Meta tags corretas
Quando o Google varre a web por teor, ele faz o sumo que pode para extrair as informações corretas de cada página e organizá-las entre os seus resultados de buscas. Só que o seu site pode facilitar esse trabalho e entregar dados mais precisos e estratégicos: basta preencher corretamente as meta tags. Elas são entradas especiais no código HTML das páginas do seu site, onde estão título, descrição e palavras-chave. Entre as boas práticas de SEO, é indispensável referir o quanto o uso preciso e assertivo de meta tags corretas ajuda a qualificar e rankear muito a página em buscadores, porquê o mecanismo Google. Esse resumo que aparece na página de respostas é determinante para que o internauta acesse a página. Veja porquê configurá-lo:
DIGA A VERDADE
Seja persuasivo, instigante e convidativo, mas não mentiroso. Ofereça, com bastante qualidade e muita sinceridade, secção do teor que o visitante encontrará ao acessar a página e o convide a saber o matéria na íntegra através do link. Zero pior para o internauta do que quando ele acessa uma página que zero tem a ver com o matéria pesquisado.
NÃO FAÇA META TAGS COM MAIS DE 153 CARACTERES
Meta tags devem ser diretas, objetivas, claras e pouco extensas. Apesar de cada buscador variar um pouco, no universal recomenda-se que a meta tag não tenha mais do que 153 caracteres, visto que assim não se corre o risco de ter secção do teor excluído na indexação a página de respostas.
Teor de qualidade
Apesar de todas as otimizações existentes, o principal é ter um teor de qualidade que consiga captar a atenção do leitor e seja legitimamente compartilhável. Cada vez mais o Google procura trazer teor de melhor qualidade para os seus usuários, logo a forma mais indicada de crescer no ranking é oferecendo justamente isso. O Marketing de Teor veio para ajudar na otimização de páginas e textos. Veja duas dicas sobre porquê usar essa estratégia integrada SEO e se posicione melhor:
FAÇA UMA BOA DENSIDADE DE PALAVRAS-CHAVE
As palavras-chave são responsáveis por indicar para os buscadores do que se trata cada texto. É através desta estudo que sites porquê Google e Yahoo classificam as páginas e as apresentam ao internauta. A densidade deve ser mantida em torno de 2% a 5% do totalidade de palavras para que os mecanismos a compreendam e classifiquem.
DEIXE AS PALAVRAS-CHAVES EM NEGRITO OU ITÁLICO
Outra forma utilizada pelo Google na hora de qualificar o teor é através do uso de negritos e itálicos. A termo-chave deve nascer, ao menos uma vez, em negrito, para invocar a atenção do buscador. Vale lembrar, entretanto, que o uso em excesso desses recursos pode ter um impacto totalmente contrário ao desejado.
Estilos e tags adequadas
Para que o Google possa escanear o seu site com sucesso e dar a ele a posição devida entre os resultados de buscas, ele precisa se adequar a alguns padrões. O principal deles é o de formatação, usando tags porquê h1, h2, strong, etc. Não mude o estilo de texto diretamente na página, use uma folha de estilo (CSS) para isso e as tags corretas do padrão. Tratando-se das melhores técnicas de SEO, uma prática que deve ser sempre utilizada é o uso dos títulos H1, H2, H3, etc, no texto. As heading tags, ou tags de títulos, são extremamente importantes na elaboração de uma página, e devem ser aplicadas segundo uma ordem lógica oferecida pelo próprio Word. Veja mais dicas:
UTILIZE A PALAVRA-CHAVE NA TAG H1
A termo-chave deve ser repetida ao longo do teor, patente? Mas, ao invés de escrevê-la inúmeras vezes sem estratégia, saiba exatamente onde a posicionar. Por exemplo, no título h1. É muito importante que a termo em destaque esteja nesta constituição, visto que atrairá mais a atenção dos buscadores. Também a repita nas demais tags quando couber.
NÃO REPITA TAGS EM PÁGINAS DIFERENTES
Criou um título interessantíssimo para o seu teor e colocou a termo-chave nele? Ótimo! Agora é hora de investir em novas criações! Não fique repetindo essa mesma tag em diferentes páginas; isso pode confundir o buscador, além de diminuir a confiabilidade do Google em seu site.
Palavras-chave certas
Grafar para web e obter bons resultados não é um processo fundamentado em instinto. É preciso pesquisa e planejamento por trás de cada tarifa, com o objetivo de maximizar o potencial de audiência do seu teor. As palavras-chave são aliadas dessa estratégia: faça um bom estudo sobre quais são as combinações de termos mais buscados dentro da temática do seu site e as aproveite para desenvolver teor relacionado. Qual a melhor termo-chave para a sua página? Porquê atingir em pleno o seu público? Usando ferramentas perspicazes porquê o Google AdWords e o SemRush:
GOOGLE ADWORDS
A mais utilizada da atualidade, a instrumento Keyword Planner do Google oferece uma completa e audaz estrutura que possibilita o descobrimento de novos termos em subida, grupos de palavras-chave atrativas para grupos, assuntos específicos e assim por diante. É ideal para fomentar a base de uma boa campanha de marketing do dedo.
SEMRUSH
Extremamente eficiente e classificada porquê sendo de nível profissional, outra instrumento que merece ser citada entre as boas práticas de SEO é a SemRush. Além de oferecer uma pesquisa completa com as melhores palavras-chave, é provável saber em que seus concorrentes diretos estão investindo no Google, tanto para resultados orgânicos quanto pagos.
Disponibilize um planta
Conforme destacamos, o Google faz o que pode para compreender a arquitetura do seu site na hora de indexá-lo e disponibilizar suas páginas entre os resultados. Uma das principais maneiras de facilitar nascente trabalho é disponibilizando um sitemap em XML. Trata-se de um formato que o Google consegue ler e entender toda a disposição de páginas do seu site. Ter um planta de site atualizado garante que todas as seções serão indexadas adequadamente.
A instrumento Google Sitemap Generator colabora para que todas as páginas e conteúdos sejam indexados pelos robôs dos mecanismos de procura, garantindo desta forma que nenhuma secção do site seja deixada de fora na hora de criar uma página de resposta. Para gerar um planta desses, é provável usar aplicativos, ferramentas online, ou investir no modo manual.
Gere links atraentes
Você já entrou em um site em que a URL gera vários códigos e termos pouco compreensíveis? Um pouco porquê: http://seusite.com/?p=2876. Em vez disso, configure o seu sistema de gerenciamento para utilizar URLs amigáveis, que sejam facilmente lidas por quem as ver. Isso vai fazer com que o link seja mais acessado e suba no ranking do Google. Outra das técnicas de SEO é trabalhar na geração de bons links URL para melhorar o posicionamento.
UTILIZE A PALAVRA-CHAVE DO CONTEÚDO
Zero de URLs sem sentido, com números e códigos que não fazem qualquer sentido para o seu visitante. Edite sempre o link e coloque a termo-chave nele para que o Google, assim porquê os outros mecanismos, classifique melhor a página nos resultados orgânicos, otimizando e melhorando o seu tráfico.
SEPARE TODAS AS PALAVRAS POR HÍFEN
Outro ponto importante tratando-se da geração de links atraentes e estrategicamente pensados dentro de SEO é a separação das palavras da URL por hífen. Isso torna muito mais fácil de ler o código, e os robôs dos mecanismos encontrarão o seu site muito mais rápido desta forma, possibilitando que sua página venha a rankear nos resultados.
Otimize tempo de carregamento
O Google procura sempre oferecer os melhores resultados para os seus usuários, e isso inclui prometer que eles não fiquem frustrados com um site lento. Faça uma estudo sobre a performance da sua página e considere investir em formas de otimizar a velocidade dela. Um site lento é penalizado pelo Google e acaba sofrendo para ter audiência.
Facilidade – isso é o mínimo que um usuário da internet espera ao acessar qualquer página ou teor virtual. Quando o site lentidão para carregar, o visitante simplesmente fecha a aba e segue para a próxima opção da lista dos mecanismos e, é evidente, seu site não cresce nem se qualifica neste cenário.
Prometer a experiência do lead no contexto do dedo é mais do que instaurar uma vantagem competitiva; é um jeito eficiente de melhorar o seu rankeamento.
Vale ressaltar que, devido ao aproximação atualmente ser feito de diferentes dispositivos, porquê celulares e tablets, é imprescindível que a página esteja pronta para ser vista a partir de qualquer um destes. Veja outras dicas:
FAÇA UMA LIMPEZA DO CÓDIGO
Existem elementos e códigos guardados à toa no seu site? Se sim, saiba que eles são, provavelmente, secção do motivo da lentidão no carregamento da página. Por exemplo, fotos, páginas e até mesmo campanhas que já não estão sendo utilizadas podem criar esse excesso. Elimine-o!
UTILIZE A FERRAMENTA PAGESPEED INSIGHTS
Entre as técnicas de SEO, usar a instrumento PageSpeed Insights com certeza é uma magnífico opção para melhorar a performance na página no quesito carregamento. A instrumento analisa o desenvolvimento do site e pontua quais pontos precisam ser melhorados a término de que o carregamento seja mais rápido.
Atualize seu site com frequência
O algoritmo do Google está sempre em pleno funcionamento, buscando novas versões e páginas dentro de sites que já havia catalogado. Se o seu site raramente possui atualizações, vai rematar caindo no ranking do Google para dar lugar a páginas mais atualizadas. Reserve uma extensão para publicação em seu site e procure incluir novos conteúdos nele. A estagnação no tempo não ajudará um site a crescer. Por outro lado, sua atualização e jacente modernização, sim. Entenda por que:
AJUDA A ATRAIR VISITAS
Você voltaria quantas vezes a uma loja que mantém uma mesma vitrine por anos? Acredito que não mais que uma vez, para conferir se realmente não havia um pouco novo, notório? Pois muito, semelhantemente, o internauta não frequenta páginas que não oferecem novos conteúdos, opções atrativas e modernas e assim por diante.
DÁ CREDIBILIDADE PARA A EMPRESA
Zero pior também do que entrar em um site e constatar que sua última publicação foi feita há meses ou anos detrás. Para que continuar procurando por alguma coisa nessas páginas tão antigas e desleixadas? Sem modernização e atualizações constantes, a empresa não consegue atingir a um bom nível de credibilidade perdendo, assim, uma boa parcela do mercado.
Conquiste links
O Google descobre sites através de links a partir de outras páginas: foi logo que criou o maior banco de dados da internet e se consagrou porquê o principal mecanismo de buscas do mundo. Portanto, cultive boas relações com profissionais da espaço de teor para web e crie o hábito de linkar para eles. Assim, pode ser que eles também o façam. Neste paisagem, guest posts em blogs funcionam muito muito para fabricar links para o seu site em páginas externas. E é evidente que não poderiam faltar o link building dentro desta lista de boas práticas de SEO. Importante para atribuir imenso valor à página em questão, os links são setas que indicam para a sua página a partir de outros sites e mídias. Quanto mais links indicando para o seu teor, maior o valor atribuído pelo Google ao seu site. Veja dicas valiosas para invadir links:
FAÇA GUEST POSTS
Para obter esses links, uma das primeiras dicas a ser posta em prática é fazer guest posts, ou seja, ortografar conteúdos e artigos para outros sites e páginas a término de linkar para conteúdos próprios. Vantajoso por impulsionar um tráfico para o seu envolvente virtual, leste tipo de ação também é reconhecidamente proveitoso por expandir a rede de contatos.
OFEREÇA CONTEÚDO GRATUITO
Outra forma de invadir links é investindo no oferecimento de conteúdos e peças gratuitas, por exemplo, e-books, planilhas e webinars. Esses materiais podem interessar a diferentes públicos, sendo compartilhados por outras páginas que colocarão link para o seu site, melhorando o tráfico e o reconhecimento de que você e seu envolvente virtual são reconhecidamente bons naquele tema.
Use imagens adequadamente
O Google não usa somente texto para indexar teor da web. As imagens também trazem muita informação relevante e são um fator que ajuda muito no ranking dos resultados de buscas. Só que, para isso, as imagens do seu site precisam estar com as tags corretas e texto mútuo. Desta forma, além das pesquisas convencionais, o seu site também pode nascer no Google Imagens.
O último sigilo entre as técnicas de SEO é saber otimizar as imagens postas pelo meio de um cláusula. Apesar do Google, e dos demais mecanismos, não saberem ler a imagem, eles captam o alt-text, ou seja, o nome, a legenda da foto. Procure usar as palavras-chave nessa secção, para ter a página melhor rankeada.