Porquê SEGS
Profissional em marketing e negócios mostra onde as empresas precisam estar presentes para se manterem concorrentes na sua extensão de atuação
Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019. Dados da Nielsen, Comscore, Global Web Índice, Kantar e MindMiners mostram que 13% da população comprou pela internet pela primeira vez durante a pandemia e outros 24% dos brasileiros estão fazendo mais compras online nesse período.
O profissional em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, afirma que hoje é principal estar presente na internet, de modo focado no cliente. “O mais importante é compreender as necessidades do cliente, ligadas as competências do seu negócio. Seu investimento deve ser orientado pelo perfil e timing de compra do seu cliente ideal”, afirma. Porquê posicionar a sua empresa nos sites de procura? Porquê invadir a crédito e fazer com que seu cliente continue comprando da sua empresa? Confira as dicas do profissional para posicionar a empresa online:
1 – Site
Muitas pessoas acham que o site não é mais acessado, mas sim, ele ainda tem papel importante na credibilidade da empresa. “O site é a empresa fora de seu espaço físico. É o principal envolvente onde um consumidor vai definir uma expectativa a reverência de sua marca. E deve trazer com nitidez qual problema seu resultado resolve.”, afirma Burlamaqui. No caso de um e-commerce, é importante também permanecer cauteloso a segurança e facilidade de compra do site. “O cliente que não vê benefícios ou tem dificuldades de fechar a compra, não volta a comprar pelo site. É preciso ter uma estratégia clara, facilitada e intuitiva do processo de compra do cliente dentro do site”, explica.
2 – Google
No documentário O dilema das Redes, da Netflix, fica evidente que uma pesquisa no Google tem diferentes resultados para cada pessoal. Isso porque os algoritmos mostram resultados de congraçamento com as pesquisas e acessos de cada um. “É indispensável pensar em porquê sua empresa será encontrada em uma procura no Google. Você precisa ser localizado em buscas relacionadas aos problemas para os quais seu negócio oferece solução, preferencialmente nas posições principais. Seu site, marketing de teor, parcerias e mídias sociais devem ser orientados para facilitar nesse processo, pois consumidores associam o topo do Google com a relevância que a marca tem”.
3 – Facebook
Hoje essa instrumento se tornou também institucional. É preciso estar muito configurado, com teor relevante e verdadeiro – atualizado de forma congruente com o timing de compra do cliente. As respostas e interações com os clientes devem ser feitas porquê um SAC – serviço de atendimento ao consumidor. “Hoje existe uma grande demanda de perguntas recebidas pelo Facebook. É preciso responder prontamente e, quando não for provável, ativar respostas automáticas com os horários de respostas.”
4 – Instagram
Esse aplicativo precisa também de teor relevante e verdadeiro, porém, o grande engodo são as imagens. “É preciso usar a melhor imagem, que atraia o olhar e incite a premência pelo resultado. Imagens reais, vídeos, conteúdos explicativos atraem sempre mais atenção – com postagens alinhadas ao comportamento do cliente final.”
5 – Linkedin
A rede é conhecida por vincular profissionais e empresas, gerar networking e gerar uma imagem da empresa perante o mercado. “É preciso estar presente, movimentar a conta e interagir de forma relevante e alinhada com o posicionamento da sua marca”, afirma Burlamarqui. Recrutadores, candidatos e outras empresas também são potenciais clientes para a sua empresa, tenha sempre teor individual, compartilhe informações e esteja disposto para se relacionar com seus seguidores.
6 – Relacionamento com o cliente
Em qualquer momento da interação do cliente potencial com a empresa, o relacionamento tem papel fundamental no processo de fechamento de vendas e fidelização com o cliente. “Converse, escute seu cliente, antecipe necessidades, seja proativo e organize seus processos em torno do consumidor”, sugere. A internet é muito rápida e um cliente que sente afinidade e crédito é muito pré-disposto a comprar e a continuar comprando.
Burlamaqui indica ainda investir financeiramente nessas ferramentas. “Os investimentos precisam ser proporcionais ao porte da empresa e aos objetivos do negócio. Com uma boa estratégia, investimentos enxutos podem ser muito eficazes”, afirma.
Sobre Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia:
Consultoria de marketing e estratégia de negócios mais recomendada no Sul do Brasil, segundo o Google Places, a Frederico Burlamaqui Marketing & Estratégia atua nas áreas de marketing, estratégia de negócios, fortalecimento de marcas e inovação. Com metodologia única, atua capacitando empresas e estruturando processos para que os clientes de sua consultoria sejam vistos e desejados pelo seu público claro, ampliando assim o faturamento, com maior vantagem competitiva na extensão de atuação. A empresa conta com escritórios em Curitiba, São Bento do Sul e Porto Contente.