+
Os princípios básicos de uma boa cadeira são firmeza, proporção e desempenho aliados. (Foto: Reprodução/Shoptime)
Em tempos de home office e estudo à intervalo, a escolha de uma cadeira de escritório ganha ainda mais relevância. Na hora da compra, considere quanto tempo passará trabalhando em morada. Se a resposta for sempre ou frequentemente, esqueça a possibilidade de investir em uma cadeira generalidade e comece a procura pela cadeira de escritório ergonômica ideal. A seguir, confira as dicas preparadas pelo Shoptime para assestar na escolha do melhor padrão.
– São muitos os modelos disponíveis no mercado, inclusive, alguns esteticamente mais agradáveis para o envolvente doméstico. Na hora da compra, tenha em mente que é provável encontrar excelentes atributos ergonômicos em estruturas menos grosseiras.
– Os princípios básicos de uma boa cadeira são firmeza, proporção e desempenho aliados. A escolha de um padrão ou outro deve ser feita conforme a disponibilidade de ajustes, dependendo do tempo e regularidade do uso. Por essa razão, é fundamental questionar as características técnicas de ergonomia na hora da compra, pois, no momento em que se experimenta, não se tem a percepção do uso prolongado.
– Vale estar atilado à presença de braços, rodízios, à profundeza e inclinação do encosto, à profundeza do assento e dos braços e à presença de molas, entre outros. Uma cadeira proporcionalmente correta para nosso corpo ajuda em aspectos diários, aumentando o compromisso e a disposição para o trabalho.
O ideal é testar e observar a sua postura em alguns pontos porquê pés, pernas e braços.
– Pés: quando sentado, seus pés precisam estar apoiados plenamente ao soalho. Caso isso não ocorra, existe a opção de utilizar um escora fixo para os pés, mas as cadeiras devem ter a regulagem de profundeza para facilitar esta postura.
– Pernas: suas pernas e cintura devem permanecer devidamente apoiadas, não causando tensão em nenhum músculo e não repuxando a pilar. O ângulo entre as coxas e o torso deve permanecer entre 90 e 105º. Já os joelhos devem permanecer dobrados e relaxados em 90º com relação ao assento.
– Braços: os braços da cadeira devem ter regulagem de profundeza para melhor posicionamento, inclusive no juntura do mesmo aquém ou supra da mesa, no caso de aproximação. A posição correta é quando os cotovelos ficam apoiados e as mãos no nível do teclado, em aproximadamente 180º do espeque.
Especificamente quanto à cadeira, observe:
– Assento: sentado, a coxa deve estar inteira sobre o assento, o que oferece firmeza e conforto. A profundidade deve ser tal que os ângulos ideias para a perna sejam mantidos.
– Encosto: o encosto da cadeira deve ser articulado, com ajuste de fundura. Quanto maior o espaldar, melhor o base universal das costas, mas não adianta ele ser elevado e reto, pois o que conta é a ergonomia da cadeira. Pensando nisso, vale dar preferência aos modelos em que o escora de cabeça tem regulagem de inclinação.
– Rodízios: os rodízios ou rodinhas são essenciais para uma fácil locomoção da cadeira, evitando esforço do usuário. Procure pelo melhor rodízio testando-o e procurando saber quanto peso ele suporta e para quais pisos ele é recomendado, pois existem modelos anti-risco para pisos de madeira, por exemplo.
– Molas: as molas de suporte são importantes para diminuir o impacto ao sentar e levantar e nas mudanças de postura enquanto você está sentado.
– Fundura: as mesas de escritório costumam seguir uma fundura padrão que segue a fundura média da população brasileira, de 1,60 m para mulheres e 1,73 m para homens. Sendo assim, a profundeza padrão fica entre 65 cm e 70 cm, e dificilmente é ajustável. A indemnização é feita na cadeira, razão pela qual sua escolha é tão importante. Em universal, o assento deve ter 28 cm menos, para o uso confortável do teclado na mesa com pedestal para o braço.
– Algumas cadeiras têm mecanismos que proporcionam a mudança de ajustes e agregam movimentos às funções principais. Alguns deles são pneumáticos a gás, syncron (movimento sincronizado de assento e encosto), A-syncron (movimento de inclinação independente do assento e do encosto) e Relax (movimento de inclinação ou reclinação da cadeira). Quanto maior o número de componentes de destaque a cadeira possuir, maior será sua satisfação de sentar-se.
Saiba qual é o estilo de poltrona mais confortável.
Que tal agora dar uma passadinha pelo Shoptime para escolher uma cadeira de escritório ergonômica para você? Aproveite para comprar o melhor padrão durante o Natalício Shoptime, com descontos de até 80%, cupons e um super sorteio. Você pode comprar pelo site ou diminuir, nas principais lojas de aplicativos dos smartphones, o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite escoltar o status da sua entrega, além de muitas outras vantagens.
!function(f,b,e,v,n,t,s) if(f.fbq)return;n=f.fbq=function()n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments); if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0'; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)(window,document,'script', 'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
fbq('init', '2420478041514320');
fbq('track', 'PageView');
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.6";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));




