Tecnologia e internet sempre foram grandes ferramentas para qualquer negócio e à medida que essas ferramentas evoluem, o negócio se adapta a elas. Segundo o site Ecommerce Brasil, as pequenas e médias empresas desse segmento registraram aumento de 185% nas vendas entre 2019 e 2020. Esse prolongamento fez com que mais empresas começassem a buscar por profissionais qualificados para alavancar as vendas e aumentar o poder de alcance da sua marca.
O social media passou a ser importante nesse cenário, onde as redes sociais assumiram um papel fundamental. O Facebook e o Instagram, por exemplo, representaram um terço dessas vendas. Além de comprar, os consumidores usam esses canais para pesquisar ofertas, tirar dúvidas, buscar opiniões, ou seja, se sentirem confiantes antes de comprar um pouco.
A praticidade de não precisar transpor de morada para comprar um resultado ou fechar um negócio fez com que o mercado se transformasse, e a pandemia só fez açodar esse processo. E o social media, segundo a fundadora e CEO da empresa Faz Teu Nome, Wanessa Castro, é quem fica responsável por realizar toda a operação das redes, com base nas estratégias de marketing para as marcas que desejam ser facilmente localizadas, receber avaliações do público, aumentar o seu fã-clube e, evidente, alavancar o número de vendas.
“As redes sociais não foram criadas para realizar vendas, elas foram criadas para gerar relacionamento. Portanto, antes de querer vender para seus seguidores, é importante gerar uma conexão e um relacionamento com eles. Para isso, há uma estratégia muito útil chamada de Funil de Teor, que é onde usamos teor específicos para atrair seguidores, para gerar relacionamento e também para gerar vendas. Para cada lanço desse funil, há tipos de teor diferentes. Essa estratégia é fantástica”
No último ano, as compras realizadas por intermédio das redes sociais saltaram de 22% para 34%. O Instagram tem se engrandecido pela relevância na estratégia dos lojistas e já corresponde a 87% das vendas.
O consultor de marketing, Erik Tavares, 25 anos, é um dos profissionais que conseguiu um ocupação no mercado de trabalho depois ser procurado por empresas que desejam estreitar os laços com os consumidores por meio das redes sociais. Segundo ele, a transformação do mercado para o formato E-commerce é muito importante hoje em dia.
“Empresas que estão surgindo agora já estão utilizando as redes sociais porquê principal forma de contato com seus clientes. E as empresas mais tradicionais estão se adaptando também. O diferencial do formato E-commerce é o relacionamento personalizado com o cliente. Através das redes sociais, o cliente pode encontrar o resultado ou serviço do jeito que deseja, pois, o perfil do cliente é levado em consideração durante a venda pela internet. Nem sempre o cliente quer o resultado que está em promoção. Ele quer o resultado que satisfaça suas necessidades”, disse ele.
Veja porquê trabalhar com o E-commerce
A integração entre vendas presenciais e online será uma poderoso tendência para a temporada de compras neste término de ano e, principalmente, continuará sendo um dos mecanismos de venda em 2022. Para conseguir escadeirar as metas sem perder a relação da marca com o cliente, a Wanessa Castro dá quatro dicas para quem quer iniciar ou se apropriar ao E-commerce:
1 – Cada público tem sua particularidade. Evidente que há estratégias gerais que podem ser aplicadas em qualquer nicho, porquê o funil de teor, por exemplo. Mas a forma porquê esse teor será pretérito, a informação, o posicionamento e a imagem diferem de contrato com o objetivo de cada marca. É totalmente provável termos duas marcas do mesmo segmento, com o mesmo público e objetivo, mas com comunicações totalmente diferentes e que trazem também resultados. E isso independe se é um resultado físico ou prestação de serviço.
2 – Os principais erros são: Fazer ofertas demasiadas sem gerar conexão com o público. É generalidade vermos perfis nas redes sociais de marcas que só postam ofertas. Porquê disse anteriormente, o propósito das redes sociais é gerar relacionamento, e uma marca que só quer vender, sem gerar valor e sem gerar conexão, dificilmente obtém sucesso.
3 – Outro erro é não estar presente de maneira metódico. Um dos maiores ativos do mundo é a atenção. Na internet, a atenção das pessoas está sendo disputada a todo momento. Há muita gente criando teor bom em todas as áreas e há muitos anúncios também. Por isso, se você fica muito tempo sem expor a sua marca aos seus seguidores, acaba sendo esquecido facilmente.
4 – Tenha uma estratégia do dedo muito definida, que gere valor através de conteúdos gratuitos e técnicas de vendas definidas. Caso não tenha conhecimento para isso, procure um profissional de Social Media. Leste é um investimento que vale a pena no seu negócio.
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