Dicas para edificar ou melhorar a reputação da marca • SiteBarra
A construção de uma boa reputação é fundamental para o sucesso dos negócios. A reputação de uma marca é construída a partir do que as pessoas falam sobre ela, com base em percepções, não exclusivamente o que a própria empresa fala sobre si. Nesse sentido, algumas dicas, orientações e informações podem ajudar na construção ou na melhoria de porquê uma companhia é vista pelo público.
A opinião do público é um paisagem importante não só para a reputação, porquê para conversão em vendas. De conciliação com um estudo da Brightlocal, 82% das pessoas olham as reviews – porquê são chamadas as avaliações online – de uma marca antes de comprar seus produtos ou serviços. Desse totalidade, 97% também vão em procura das respostas que as empresas dão aos consumidores.
Embora permanecer discreto ao que se fala da empresa seja forçoso, gerar teor sobre si mesmo também é secção da estratégia de reputação. Investir em Do dedo PR, estabelecer uma relação de feedback com os clientes e monitorar o que está sendo dito sobre uma organização são algumas das estratégias indicadas. Essas ações são importantes para trabalhar a reputação tanto de empresas iniciantes no mercado quanto daquelas já estabelecidas.
Do dedo PR é estratégia-chave para trabalhar percepção
A maneira porquê as marcas falam mudou. Com o progressão tecnológico e do dedo, o relacionamento com a mídia evoluiu e, atualmente, também envolve ser reconhecido em buscadores porquê Google e em diversos canais digitais.
Nessa novidade veras, Do dedo PR é uma termo-chave. Em termos simples, a prática utiliza canais online para a construção de credibilidade e conscientização sobre organizações, produtos ou serviços. Trata-se, portanto, de uma estratégia ligada à assessoria de prelo para aumentar as menções de uma marca na web e a conquista de backlinks na prelo – links de referência que apontam para o site da empresa.
O objetivo pode ser apanhado quando os profissionais responsáveis pela estratégia buscam veiculação de campanhas por meio de relacionamento com a mídia, influenciadores digitais e blogs, por exemplo.
Mapear os veículos do mundo do dedo pode fazer diferença para o sucesso de campanhas ou projetos. Nesse caminho, é preciso chegar mais perto dos microinfluenciadores e veículos de prelo do dedo. Ou por outra, dominar as práticas de SEO – ou “otimização para mecanismos de buscas”, em tradução livre –, e de link building – serviço que impulsiona a conquista de backlinks – passa a ser determinante para o resultado.
Uma filial de link building, por exemplo, elabora conteúdos relacionados às organizações e a seus serviços e produtos. É provável aumentar a reputação e a mando do site da marca nos mecanismos de pesquisa, a partir de um conjunto de táticas para comprar links qualificados e relevantes em outros veículos. Com isso, há melhora do posicionamento orgânico, tráfico e ranqueamento.
Relação de feedback com os clientes melhora reputação
Conforme ressaltado por cláusula do Serviço Brasílico de Espeque às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem desenvolvido a procura pela pergunta: “essa empresa é confiável?”. Com mais aproximação à internet, é provável observar que os consumidores se acostumaram a deixar avaliações online negativas e positivas sobre produtos ou serviços.
As avaliações que aparecem nos resultados de procura, em sites especializados e nas redes sociais servem de parâmetro para calcular a reputação das empresas. No Google, por exemplo, é provável ver as avaliações ao lado do perfil da marca, em snippets do Google for Business.
Uma maneira de incentivar o consumidor a dar sua opinião sobre a empresa é compartilhar uma URL, solicitando feedback. A ação pode ser realizada por meio de interações em chats ou e-mails de congratulação. Esse retorno também funciona porquê prova social, uma vez que a intenção é agrupar e publicar o que os outros consumidores estão falando sobre a marca.
A influência das reviews faz diferença no momento da negociação e da compra de um serviço ou resultado. Junto a isso, é importante responder aos comentários e às avaliações dos clientes e manter um bom relacionamento com eles.
É preciso monitorar o que as pessoas dizem sobre a marca
Uma estratégia importante para trabalhar a reputação da marca é monitorar sistematicamente o que as pessoas falam sobre a organização em tempo real. Essa prática, segundo canais especializados, serve para alertar sobre qualquer teor negativo antes que uma crise possa se instalar. É importante mapear de perto também os pontos positivos, para saber o que pode gerar bons resultados.
Considerando a multiplicidade de canais que uma empresa precisa abraçar hoje em dia, deve-se lançar mão de ferramentas e métricas para o monitoramento e estudo de cada um deles. Essa reparo passa por canais porquê mídias on e offline; mídias próprias e pagas; prelo; e demais canais digitais.
Ao manter esses meios no radar, é provável mensurar a reputação da marca. Assim, aproveitam-se os indicadores estratégicos baseados no monitoramento integrado de mídias para aplicá-los em soluções que usam dados em prol da informação.
Com isso, a marca pode deslindar se o público-branco está recebendo a sua mensagem da forma desejada, reagir a publicações negativas e positivas e trabalhar para aumentar a sua credibilidade.