Diferença entre SEO e SEM
SEO e SEM são duas ações muito conhecidas e utilizadas no marketing do dedo, mas é importante entender o que cada estratégia significa e qual a relação entre elas.
O SEO é uma sigla para search engine optimization, também publicado porquê otimização de sites. É um conjunto de técnicas que tem porquê objetivo posicionar um site nas primeiras páginas dos sites de procura, porquê Google, Bing e Yahoo. São diversas ações que tornam um site relevante perante os motores de procura, porquê listar as palavras chaves exatas relativas ao seu negócio, assim o site aparece nas primeiras posições dos resultados orgânicos (naturais).
Já SEM significa search engine marketing (traduzido por alguns porquê MOB: marketing de otimização em buscadores). Um conjunto de estratégias de marketing do dedo que age através das ferramentas de procura e tem porquê objetivo a promoção de um site nas páginas de resultados de um buscador. As estratégias de SEM podem ser divididas em duas categorias: a procura oriundo ou resultados orgânicos, que é onde age o SEO e a procura paga, que são os links patrocinados.
Ou seja, a SEM age nas ferramentas de procura, que possuem dois tipos de resultados quando uma pesquisa é realizada, os resultados da procura orgânica e os resultados pagos. Por isso, ela age com estratégias específicas em cada tipo de resultado.
Para se conseguir um bom posicionamento nos resultados naturais ou procura orgânica, o SEO é a melhor instrumento. Já nos links pagos, são utilizados os links patrocinados, porquê o Google Adwords ou ainda a inclusão paga. Os links patrocinados são interessantes por oferecerem o padrão chamado PPC (Pay per click), onde você paga de congraçamento com a quantidade de cliques que você recebe no pregão.
Ambos visam os mecanismos de procura na internet e o SEO é uma das ferramentas do marketing de buscadores, que definimos porquê SEM. Dessa forma, podemos expor que o SEO é o coche gerente do SEM, é uma secção dele.
O SEO é o mais usado dentro das estratégias de SEM, é o principal, mas outra secção importante é o Link Patrocinado. A diferença básica entre as duas ferramentas é que o SEO não é manipulável, ou seja, não há porquê você remunerar para ter as primeiras posições nos sites de procura, já com o Link Patrocinado é provável colocar um site próximo aos resultados de buscas, se remunerar por isso.
O SEM é uma espaço enquanto o SEO é uma instrumento inserida dentro dessa extensão do marketing. As duas soluções se completam e resultam em uma das estratégias mais eficientes de marketing do dedo, o SEO é secção do SEM, são ações complementares. O SEM não atinge grande sucesso sem o SEO, e leste último traz resultados ainda melhores se trabalhado junto com a outra estratégia do SEM, que são os links patrocinados.
As duas ferramentas se combinam, a otimização de sites junto com os links patrocinados formam uma estratégia de marketing do dedo extremamente eficiente. Portanto, para um retorno vantajoso o ideal é SEM e SEO trabalhados em sua totalidade, assim a sua empresa conquistará destaque e prolongamento no mercado.