Entenda o que é Link Building e a prestígio dele para sua estratégia de SEO


Link Building é um conjunto de estratégias com o objetivo de edificar links externos que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de procura, além de gerar tráfico.

Deve-se levar em consideração três pontos importantes no processo de link building: quantidade, qualidade e relevância para invadir um melhor posicionamento no buscador. Um link serve porquê um voto. 

Quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site indicado. Os votos possuem pesos diferentes de pacto com vários fatores.

Para indagar a evolução da construção de links para um site, é necessária a utilização de ferramentas mormente desenhadas para levante propósito. 

Essas informações são fornecidas com base em alguns sistemas, porquê Open Site Explorer e dos próprios buscadores porquê Bing e Google. 

É importante notar que pode subsistir uma quantidade indefinida de links adicionais apontados para o site, os quais não são capturados pelas ferramentas disponíveis no mercado.

O Link Ideal

O link ideal pode se dar por vários fatores, mas o importante deles é o texto âncora, por onde devemos debutar, que está indicando para o seu site. É ele que vai ajudar o buscador a identificar os termos que estão relacionados ao site e, entre outros fatores, posicioná-lo melhor para as palavras-chave indicadas.

Existem três formas diferentes de trabalhar o texto âncora em um link:

Dos três exemplos supra, podemos notar que o primeiro âncora apresenta um termo de baixa relevância para o site – o “clique cá” não diz zero sobre o teor da página apontada.

O segundo, portanto, fortalece a URL do site. O usuário que buscar pela URL ou o termo contido irá encontrá-la melhor posicionada. Porém, mesmo que sua estratégia seja fortalecer o termo contido na URL do site, usá-la porquê texto âncora não é interessante.

Já o terceiro exemplo mostra aos mecanismos de procura, por meio da termo-chave, o teor correto relacionado à página de fado. Dessa forma, o link em “tutorial google” é o texto âncora ideal.

Para categorizar um link porquê ideal devemos levar em conta também o site onde ele está. Citações em sites que não fazem relação alguma com o site linkado, porquê um relacionado ao futebol recebendo um link de um outro de tendência e fofoca, não soa porquê alguma coisa oriundo. 

O link deve estar em seu habitat oriundo, ou seja, ele precisa fazer sentido no lugar onde está inserido. Deve possuir uma relação contextual entre o site que está linkando e o aquele que está recebendo o link.

Unindo esses dois fatores, podemos chegar ao link perfeito e trazer qualidade e relevância ao seu site por meio de um link.

Definições e Métricas

PageRank

Índice de popularidade criado pelo Google, o qual atribui uma nota entre 0 e 10 para cada página do site. Nascente valor é calculado com base na quantidade de links e no PageRank de cada página de origem do link. Hoje em dia essa métrica não é mais utilizada pelos profissionais de SEO.

Domínio do Domínio (Domain Authority)

Métrica criada pelo SEOmoz, que determina o potencial que determinada página tem de se posicionar muito, entre os resultados das buscas realizadas nos sites de procura. Leva em consideração elementos porquê pluralidade de links, proporção de links follow e nofollow, qualidade e quantidade dos links de saída, entre outros;

Domínios Únicos

Em alguns casos, um único link no rodapé de um site pode gerar dezenas de links, mas esta pode ser uma visão distorcida, visto que nestes casos, o Google pode considerar porquê sendo somente um link. Por isso é necessário identificar os domínios únicos, ou seja, sites diferentes;

Texto Âncora (Anchor Text)

É o texto que aparece em um link. Geralmente, levante termo é visualizado com cor dissemelhante e sublinhado. O texto âncora é um importante elemento de link building, pois os buscadores levam levante termo em consideração para definir a relevância da página de direcção do link ao termo contido nele, considerando-o relevante para aquela página;

Nofollow

Para evitar o SPAM em sites de teor colaborativo, os buscadores adotaram nascente atributo que, ao ser incluído na tag de link, não é considerado pelos robôs de procura. Levante atributo é geralmente usado em sites de redes sociais, comentários de blogs, Wikipédia, entre outros;

Outbound

É a quantidade de links externos de uma determinada página.

O processo de Link Building

No processo de Link Building, deve-se levar em conta que os links conquistados para o site devem ser apontados às páginas importantes – e não somente a página inicial (home) -, para uma melhor distribuição dos links.

Geralmente começamos o processo de link building com uma estudo dos backlinks dos principais concorrentes online do site. 

Porquê os links são um dos fatores de maior peso no algoritmo do Google, examinar os links dos sites que ocupam as primeiras posições para as palavras-chave que você deseja obter um bom posicionamento é uma obrigatoriedade. Com isso conseguimos definir estratégias e identificar sites onde é provável invadir um link.

Estratégias de Link Building

Guest Post

Guest Posts ou Guest Blogging são artigos publicados em blogs ou sites de nicho. Eles são escritos por outras pessoas, que não o possessor. 

Esses artigos são uma boa oportunidade para invadir novos links, porque os blogs fazem uma referência linkando o responsável do post. Aliás, também é provável incluir um link para o site no texto por meio de uma termo-chave importante.

Infográficos

Infográficos são uma ótima nascente de informação e teor que, na maioria das vezes, geram muitos links para o site. É o que chamamos de Link Bait – teor de qualidade com superior potencial de linkagem/compartilhamento.

Parceiros Comerciais

De todas as estratégias de link building essa é uma das mais fáceis, pois basta pedir para clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou qualquer outro tipo de parceiro mercantil que tenha um site a inclusão de um link apontando para seu site.

Google Penguin Update

Penguin é a mais recente atualização algorítmica do Google. Oficialmente, foi confirmada em 24 de abril de 2012 pelo próprio buscador, por meio de seu blog solene “Inside Search”.

De pacto com dados oficiais, a atualização deve afetar entre 3% a 5% das buscas nas línguas inglesa, alemã, turca e arábico, mas deve se estender a todos os idiomas em breve.

Basicamente, a atualização Penguin foi criada para combater webspam com foco principal na qualidade de links externos que um site possui.

Disavow links

Ao longo do tempo foi desenvolvida uma prática de Link Building Revirado (Negative SEO), ou seja, seu concorrente conseguia links maliciosos e de baixa qualidade para você, para que o Google entendesse que seu site estava usufruindo de técnicas sujas para permanecer muito posicionado. 

Por esse motivo o Google criou a instrumento Disavow Links, onde você pode pedir ao Google que desconsidere links maliciosos que você encontre apontados para seu site.





Fonte