Especialistas dão dicas de porquê se recolocar no mercado de trabalho


Com recuo do desemprego e datas sazonais para o negócio, mercado de trabalho deve estar mais aquecido no segundo semestre (Crédito: yanalya/freepik)




A atual taxa de desemprego no Brasil apresentou queda no último levantamento feito pelo Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE) e foi para 9,3% no segundo trimestre, encerrado em junho. O número atingido foi o menor para o período desde 2015, quando a taxa do segundo trimestre ficou em 8,4%.

Apesar dos 10,1 milhões de desempregados, a retração da taxa de desocupação demonstra o progressão significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre. O que aponta para um reaquecimento no mercado de trabalho, que pode simbolizar oportunidade para quem está em procura de recolocação.

Indicador precedente de ofício cai depois três altas

“Percebemos um incremento de vagas, vendo que as taxas de desemprego caíram mês a mês. Em algumas áreas, já existe uma baixa competitividade, porque muitas pessoas já foram contratadas neste ano, e as empresas agora sentem dificuldade para encontrar bons profissionais”, afirma Alisson Souza, CEO da Abler, startup que auxilia empresas na gestão de processos seletivos.

O perito ainda comenta quais são as áreas com mais oportunidades, e cita tecnologia e negócio porquê as principais. “Ainda falta muita mão de obra qualificada para tecnologia. A dimensão mercantil também é uma que está faltando pessoas, porque os profissionais estão parando de trabalhar com vendas, ou migrando para outros setores”, comenta Souza.

Aliás, ele ressalta que o varejo, seja físico ou online, deve contratar mais neste segundo semestre por conta das datas sazonais que estão por vir, porquê Dia das Crianças e Natal.

Já Virgilio Marques Dos Santos, sócio-fundador da FM2S, empresa de ensino e consultoria profissional, aponta outros campos ocupacionais porquê aquecidos no mercado. “Áreas ligadas à primazia operacional, que implicam em ‘fazer mais com menos’, estudo de dados, logística, por conta do incremento do e-commerce e qualidade para indústria 4.0 – que começa a correr seu desenvolvimento agora – são boas apostas”.

Porquê se recolocar no mercado de trabalho

Para aumentar as chances de recolocação, os executivos elencaram boas práticas que podem ser aplicadas antes e durante o processo seletivo. 

  • Defina o objetivo da recolocação

Ter em mente o objetivo profissional é primordial na procura por recolocação, aponta Santos. Ele elenca três principais motivadores que devem estar muito definidos pelo candidato ao procurar novas oportunidades: salário, espaço de atuação e vaga.

  • Esteja prestes para o mercado

Uma vez escolhida a vaga, o sócio-fundador da FM2S, fala em listar os requisitos solicitados pela empresa, porquê conhecimentos, habilidades e experiência. “Identifique as lacunas que existem no seu currículo em relação à vaga e, de concórdia com elas, escolha um Projecto de Formação que as preencha”, aconselha. “Busque as escolas que ofereçam as capacitações necessárias para estar capaz à vaga e realize as certificações”, encoraja.

No entanto, investir em estudos relacionados ao objetivo profissional nem sempre é provável. Nesse caso, o ideal é focar em apresentar um currículo sedutor e aumentar o contato com as empresas que deseja trabalhar. 

  • Elabore um bom currículo

O currículo hoje pode ser em formato PDF, Word, ou o próprio perfil do LinkedIn, que é a principal plataforma para quem está procurando ocupação. Ter um currículo muito escrito, com todas as informações detalhadas e atualizadas, onde as experiências anteriores são descritas pode ajudar.

“Conte o que você fazia naquela empresa e quais resultados entregou na ocupação anterior. Também vale deixar evidente o que está buscando em uma novidade oportunidade. Se está fazendo uma transição de curso, se quer continuar na extensão e que tipo de entregas quer fazer”, recomenda Souza.

É importante estar conectado com o sumo de pessoas da dimensão de atuação, porque é através delas que pode surgir uma informação sobre seleção ou até mesmo indicação. Seja pelo LinkedIn, ou outra rede que inclua colegas de trabalho, é necessário estar conectado.

“Networking é alguma coisa que precisa ser feito todos os dias, não só ao vivo e com os amigos e pessoas próximas, mas também com recrutadores, gerentes e líderes de empresas para que você se mostre disponível ao mercado”, aponta Alisson Souza. Nesse caso, as redes sociais ajudam bastante na aproximação.

  • Esteja atualizado no LinkedIn

Revisar o perfil no LinkedIn e atualizá-lo a cada novidade experiência é outro ponto que deve ser considerado, segundo o executivo da FM2S. Além de ser ativo na rede e fazer as conexões com empresas e pessoas de sua extensão de atuação, Santos indica solicitar recomendações de outros profissionais, que atestem suas características fundamentais para a vaga que quer se candidatar.

  • Prepare-se para a entrevista

“A partir do momento que você vai se utilizar a um processo seletivo, estude muito muito a empresa”, aconselha Souza. Saber o posicionamento da empresa no mercado, o que ela oferece, qual perfil das pessoas que trabalham por lá são algumas das informações que o candidato pode conseguir através de pesquisa no LinkedIn ou no site corporativo da companhia. 

“Se prepare muito muito para caso você seja chamado para uma entrevista, já saiba responder algumas perguntas e que tenha nitidez de, ao considerar todas as informações sobre a empresa, responder o que você, com o seu perfil, com o seu currículo, pode casar para aquela companhia?”.








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