Estudo aponta erros que impedem sites de estarem muito-posicionados em buscadores
Nascer muito-posicionado em buscadores é uma vantagem que empresa alguma pode prescindir em um mundo conectado e do dedo. Estudo da WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para estudo de marketing do dedo e SEO (otimização de sites para mecanismos de procura), rastreou os principais erros de sites corporativos que os impedem de estar nas primeiras posições em buscadores porquê Google e Bing.
“Estas falhas comprometem o resultado nas buscas orgânicas e, mesmo com um site bonito, empresas deixam de comparecer, podendo perder espaço para concorrentes mais muito-preparados em estratégias de SEO”, comenta o CEO da WebPeak, Marcos Custódio, que explica: “os erros nas páginas corporativas estão relacionados a porquê os robôs dos buscadores enxergam esses sites para qualificá-los ou não nas buscas feitas pelos usuários.”
A WebPeak identificou 15 erros comuns que impedem que sites corporativos estejam muito-posicionados nos buscadores:
- Falta de termo-chave no h1
O h1 é o título mais importante da página. É ele que vai ditar o tema do restante do teor. Ele pode ser comparado ao título de um livro (cobertura).
- Título otimizado
Consiste em um título com a presença da termo-chave estratégica, que também deve comparecer em outros campos (porquê os itens h2, h3, h4, description, URL, alt, teor).
- Falta de h2 na otimização de páginas
O h2 é um subtítulo que também precisa estar otimizado. Ele é o segundo mais importante dentro da página. Essa otimização não é feita em 80% dos sites. O mesmo acontece com os h3, h4, h5 e h6, que são títulos com menos força, mas relevantes para melhorar a organização do teor.
- h3 a h6
Títulos com menos força na página, mas que devem estar otimizados para impulsionar o ranqueamento de um site nos buscadores.
- Páginas com erros 404
Esse erro ocorre quando páginas de um site estão “quebradas”. Podem ser páginas que não existem mais ou troca de URL. Um exemplo é em uma loja online, quando um resultado não está mais disponível e é tirado do ar ou quando muda o nome e, logo, há uma quebra de URL. São páginas que não estão mais acessíveis. “A tratativa deste erro é redirecionar para páginas mais relevantes para que ele não aconteça”, menciona o executivo. Esse é um ponto crítico e somente 33% dos sites não apresentam esse tipo de erro.
- Tag title com mais de 70 caracteres
As meta tags têm limite de caracteres que são expostos nos resultados de buscas. Fazer um texto seguindo levante limite garante que a informação do campo seja exibida por completo.
- Falta de termo-chave na tag description
Esse campo pode apresentar informações mais atraentes para o usuário e para o robô buscador, sendo indispensável a repetição da termo-chave nesse texto. Murado de 93% dos sites ignoram esse fator, e cá pode estar mais uma oportunidade de otimização e, consequentemente, melhora na posição nos resultados das buscas.
- Excesso de caracteres na tag description
O excesso de caracteres nesse campo impossibilita que as informações sejam apresentadas por completo nos resultados de procura.
- URLs não otimizadas
As URLs zero mais são que os endereços das páginas na internet, logo, quanto mais fácil for o endereço, mais fácil de encontrá-lo. Portanto, evitar códigos, números, e caracteres sem sentido e, se provável, manter a URL igual ao nome da página (exceto home) ajuda a empresa a se posicionar melhor em buscas orgânicas.
- Falta de sitemap.xml e robots.txt
O registo robots.txt funciona porquê um porteiro do site. Ele vai manifestar quem pode ou não entrar, quem pode ou não acessar e quem pode ler determinado tipo de teor. Por isso, juntar o sitemap dentro do registo robots auxilia na leitura do planta de todas as páginas disponíveis, facilita e agiliza o entendimento do robô para encontrar esse endereço e essas páginas, já que o robots é primeiro registo a ser lido.
- Ferramentas Google e tags
Cada site deve ter contas do Google para escoltar e averiguar o comportamento dos usuários no site. Basicamente é preciso um Tag Manager que deve ser o meio de todas as tags de acionamento, incluindo um analytics (vinculado com o GSC) e demais tags porquê Facebook, hotjar, chats etc.
- Alt nas imagens
Esse problema ocorre quando as imagens usadas em uma página estão sem palavras-chave na descrição facilitar. Esse fator auxilia no SEO de imagens.
13. Páginas com lentidão no carregamento
Quando o carregamento da página é subalterno a 79% acarreta a baixa performance do site. Isso significa que quando o buscador identifica sites mais ágeis, dá prioridade para eles pois, além de aprazer os robôs, o SEO preza para que a experiência do usuário seja fluida.
- Teor único
Os buscadores priorizam conteúdos únicos nas buscas. Nesses casos, o ideal é a geração de conteúdos autênticos para cada página, enriquecendo-os com títulos e melhores práticas de SEO.
- Links internos otimizados
Toda estratégia de SEO é baseada em palavras-chave e isso envolve os links internos. Ou seja, os links internos porquê âncoras, menus e rodapés, devem estar equalizados com a estratégia de palavras-chave.
Sobre o levantamento:
O estudo foi feito pela WebPeak, com instrumento de SEO, 100% brasileira, que faz diversas análises. E identificou problemas nas páginas corporativas de diversos segmentos (pet shop, semijoia, calçados femininos, gráfica, geek, decoração). Esses erros afetam os resultados em pesquisas orgânicas e mostram que não estão restritos a um nicho somente.
Website: https://www.webpeak.com.br/