Google diz que processo por monopólio é falho e não ajuda consumidores
No mesmo dia em que o Departamento de Justia (DOJ) dos Estados Unidos moveu um processo contra o Google por monoplio em seus servios de procura, a empresa de Mountain View, por meio de seu blog solene, emitiu uma resposta, criticando a medida e chamando-a de “um processo profundamente falho” e “que no ajuda em zero os consumidores”.
De conformidade com a postagem, o mecanismo de procura do Google – indiscutivelmente, o mais utilizado de todo o universo online – um servio que disponibiliza o entrada rpido a informaes variadas, mas os usurios, caso queiram, tm outras opes que possam escolher buscar.
Google se posiciona contrrio a processo movido contra a empresa pelo governo dos EUA. Foto:MK photograp55/Shutterstock
“A procura do Google colocou as informaes do mundo para mais de um bilho de pessoas. Nossos engenheiros trabalham para oferecer o melhor mecanismo de procura possvel, incessantemente aprimorando-o e ajustando-o”, disse Kent Walker, vice-presidente snior de assuntos globais do Google. “Ns achamos que por isso que uma ampla seo dos cidados americanos amam e valorizam nossos produtos gratuitos”.
“O processo movido hoje [tera-feira] pelo Departamento de Justia profundamente falho”, continuou Walker. “As pessoas usam o Google porque o escolhem, no por serem foradas ou por no encontrarem alternativas. Esse processo no far zero para ajudar os consumidores. Pelo contrrio, ele artificialmente exaltaria alternativas de procura de baixa qualidade, aumentaria o preo de smartphones, e tornaria mais difcil para as pessoas obterem os dispositivos de buscas que elas desejarem usar”.
O Departamento de Justia dos Estados Unidos processou o Google nesta tera-feira (20) por prticas antitruste. A empresa acusada de ter um monoplio injusto sobre publicidade relacionadas a pesquisas. Alm disso, o rgo discorda dos termos em torno do Android, que fora os fabricantes de smartphones a pr-carregar aplicativos e definir o Google porquê mecanismo padro de procura, impedindo de empresas rivais ganhem espao e aumentando a quantia que recebe por publicidade em pesquisas.
“O Google paga bilhes de dlares a cada ano a distribuidores para prometer o status do seu mecanismo de procura e, em muitos casos, para proibir especificamente as contrapartes do Google de negociar com concorrentes”, diz o enunciado do processo, antes de listar diversas empresas fabricantes de dispositivos variados, porquê Apple, LG, Motorola, Samsung; muito porquê operadoras porquê AT&T, T-Mobile e Verizon.
Traduo: “Bing e Yahoo pagam Apple para aparecerem no Safari”.Imagem: Google/Reproduo
Atacando argumentos especficos do DOJ, Kent Walker compara a indstria onde o Google atua a “prateleiras de supermercado”: “Sim, tal qual incontveis outros negcios, ns pagamos para promover nossos servios, assim porquê uma marca de cereal paga um supermercado para posicionar seus produtos ao final de uma fileira ou em uma prateleira fundura dos olhos”, ele comenta.
“Para servios digitais, quando voc compra um dispositivo, ele traz uma tela inicial parecida com uma ‘prateleira fundura dos olhos’”, segue Walker em seu post. “No mercado mobile, essa prateleira controlada pela Apple, alm de empresas porquê AT&T, Verizon, Samsung ou LG. Em desktops, essa prateleira completamente dominada pela Microsoft”.
O vice-presidente argumenta que o que o Google faz to simples quanto sua conformidade: remunerar para ter uma exposio mais favorvel aos seus servios. Entretanto, ele ressalta que seus competidores tambm podem seguir esse tipo de ao e esto to disponveis quando a empresa liderada por Sundar Pichai.
“Nossos acordos com a Apple e outras fabricantes de dispositivos e operadores no diferem em zero com os acordos que muitas outras empresas vm usando tradicionalmente para a distribuio de software. Outros mecanismos de procura, com o Bing, da Microsoft, competem conosco por estes acordos. E nossas propostas foram aprovadas em repetidas investigaes antitruste”, afirmou Walker.
O post no blog solene do Google segue detalhando partes dos acordos que a empresa tem com diversas outras companhias, reforando com maior consistncia o posicionamento oferecido pelo seu vice-presidente snior. Mais alm, o texto tambm mostra porquê habilitar outros mecanismos de procura em diversas plataformas de navegao, em uma tentativa de justificar que o usurio quem determina o buscador que deseja usar.
Traduo: “O Microsoft Edge pr-instalado em dispositivos Windows e o Bing o buscador padro”.Imagem: Google/Reproduo
Posteriormente, Walker ressalta outro ponto que, na opinio do Google, o processo erra. Segundo ele, a ao do DOJ argumenta que o Google somente compete com outros mecanismos de procura. O executivo, porm, ressalta dados que corroboram outras plataformas de concorrncia: “As pessoas encontram informaes de vrias formas: elas buscam por notcias no Twitter, encontram voos no Kayak e Expedia, restaurantes pelo OpenTable, recomendaes de produtos via Instagram ou Pinterest. E quando buscam um pouco para comprar online, muro de 60% dos cidados americanos comeam pela Amazon. Todo dia, as pessoas escolhem usar estes produtos e muitos outros”.
O Google agora diz ter confiana de que, em juzo, as autoridades vo concluir que o processo no deve ser validado e vo conceder empresa a vitria. “Ns entendemos que, com o nosso sucesso, vem o escrutnio, mas ns mantemos a nossa posio. As leis americanas de antitruste foram desenhadas para promover a inovao e ajudar consumidores, no desequilibrar o mercado em obséquio de empresas especficas ou dificultar para que as pessoas encontrem os servios que desejam”.
Traduo: “Apps e lojas de apps rivais so comumente pr-configuradas em dispositivos Android”.Imagem: Google/Reproduo
As possveis punies, caso o Google perda, ainda sero discutidas e no foram sugeridas pelo departamento. Muitas opes devem ser analisadas, porquê multas, restries aos negcios movidos a publicidade ou dividir servios e produtos em negcios separados. As duas ltimas possibilidades ainda poderiam ajudar concorrentes a buscar clientes. No entanto, possvel que se ligeiro anos at que cheguem a um veredito.
Nascente: Google