Nesta era do ano, o negócio fica alvoroçado com as demandas de Natal e final de ano. O e-commerce se fortalece mais uma vez, e o lojista está com a operação a todo vapor. Mas também é importante olhar para o horizonte e projetar o ano que está por vir, iniciando um planejamento de metas e principalmente organizando o fluxo de trabalho e os processos internos.
É momento de fazer um balanço das ações de 2020 e colocar o seu negócio em evidência com organização e estratégias de marketing e gestão para o próximo ano. Confira algumas dicas que separamos para inaugurar o ano projetando ações e garantindo um bom funcionamento da operação.
Trace o perfil do seu negócio e conheça o seu público: os negócios se transformam junto com o período que vivemos e principalmente com a mudança de comportamento do consumidor. Antes de iniciar o planejamento de ações, trace o perfil do seu cliente e conheça as particularidades do seu negócio, criando uma identidade para poder logo pensar em metas e ações concretas. É um processo que exige tempo e dedicação, mas faz com que o estudo se torne a base da empresa no ano.
Organização interna: O e-commerce está envolvido na transformação do dedo, onde comprar online já é um comportamento habitual do consumidor. Para quem trabalha no universo online, que mantém operações diversas, é fundamental recontar com um sistema de gestão ERP para cadastrar produtos, controlar estoque, vender em marketplaces, manter o fluxo de caixa e também cuidar da organização logística. O controle financeiro do negócio está totalmente interligado com a gestão dos processos, e automatizar é o caminho mais seguro e descomplicado. A gestão integrada também faz com que o empreendedor tenha uma visão mais abrangente do negócio, também projetando ações com relação a investimentos futuros e também promoção de produtos.
Planeje ações e coloque metas e datas para executar: Investigue todas áreas do negócio e porquê cada uma delas está com relação ao resultado final. Desde a espaço de marketing até a rotina do dia a dia, tudo deve ser maduro em equipe, para que se transformem em ações que resultem em aumento de vendas e lucro de clientes. Teste novos canais de vendas, defina metas de investimento em redes sociais, anúncios em marketplaces para aumentar o seu posicionamento perante o cliente. Todas as metas devem permanecer sob responsabilidade de qualquer colaborador para o direcionamento e supervisão e ter uma data estabelecida para seu cumprimento.
O bom atendimento é fundamental: O consumidor do nosso tempo possui diversos canais à disposição para pesquisar e realizar as suas compras. O que diferencia um meio do outro é, sem incerteza, o bom relacionamento da marca com o cliente, e isso passa por estratégias de bom atendimento. É preciso treinar a equipe para atender da melhor forma provável, mesmo nas solicitações de mensagens pelo site ou redes sociais. Manter a equipe motivada é fundamental para virar em um bom trabalho e espírito de equipe. Estratégias que envolvam a equipe são importantes e devem ser projetadas para ocorrer ao longo do ano. Outra dica valiosa é observar o time e fazer avaliações individuais. Se a teoria é fazer ajustes na equipe, agora é o momento, para já iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar.
Experiência de consumo: Supra de tudo, o grande objetivo do negócio é realizar vendas e manter o cliente satisfeito, por isso é importante constatar aos detalhes para que a sua loja seja lembrada em uma novidade compra. Dispor de atendimento, chatbot ou suporte é fundamental para o cliente tirar suas dúvidas e sentir-se seguro no envolvente virtual. No e-commerce ou loja física, a logística de entrega têm se tornado uma comodidade importante e nesta espaço, além de racontar com bons parceiros é preciso dar opções de entrega que se adequam ao libido do consumidor.
Em todos os tamanhos e formatos de negócio, a gestão é fundamental para estruturar os planos e estabelecer metas importantes para um novo ciclo que se inicia. O cliente passa a dar feedbacks para outros clientes, por isso a boa experiência de compra é sinalizador de novas compras e novos clientes. Para projetar vendas, as dicas fundamentais são saber o seu negócio, organizar os processos internos, estabelecer metas e estabelecer prazos para o seu cumprimento, dispor de bom atendimento e amplificar o pós venda para conseguir fidelizar o cliente ao seu negócio.




