O “Ano de Eficiência” da Meta começa com a devastação do negócio de transmissão ao vivo do Instagram. A partir de 16 de março de 2023, os usuários não poderão mais marcar produtos durante uma transmissão ao vivo.
A mudança reflete os desafios de tornar as transmissões ao vivo muito-sucedidas no mercado dos Estados Unidos, em contraste com sua popularidade e lucratividade nos mercados asiáticos. Apesar da popularidade inicial de empresas porquê TalkShopLive, NTWRK e Brandlive, e da adoção por grandes empresas de tecnologia porquê Meta, Amazon e YouTube, os desafios permanecem.
Os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir. As compras online dispararam durante a pandemia, mas depois que as coisas voltaram ao normal, os analistas descobriram que os consumidores americanos não estavam aproveitando ao sumo as compras em tempo real, que representavam exclusivamente 5% das vendas totais de negócio eletrônico do país. Até o TikTok reduziu seus planos de negócio ao vivo devido às baixas vendas. As diferenças culturais e digitais entre os mercados ocidentais e a China podem explicar por que o negócio ao vivo não foi tão muito-sucedido nos EUA.
Sem negócio ao vivo. Enquanto a Meta está encerrando seu recurso de compras online no Instagram, eles dizem que ainda estão investindo em compras, já que 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no site.
Em vez de compras em tempo real, o Instagram priorizará os anúncios porquê a principal forma de os usuários encontrarem empresas e fazerem compras. Isso inclui seus anúncios automáticos na loja e campanhas de compras Advantage+ para melhorar o desempenho do pregão, muito porquê o investimento contínuo no checkout. O Instagram removeu recentemente a guia Loja e moveu os vídeos em resposta às críticas dos usuários sobre o foco no teor do vídeo. Apesar do término das compras online, o Instagram ainda permite que os criadores postem perguntas e respostas e convidem convidados, e as empresas ainda podem fabricar e gerenciar uma loja na plataforma.
Por que nos importamos. Embora a Meta diga que está se concentrando mais nos anúncios do Instagram, ainda não sabemos o que isso significa. Mas, por enquanto, os anunciantes podem precisar ajustar suas estratégias para levar em consideração a remoção da guia Loja e considerar novas formas de conquistar a atenção do usuário e aumentar as conversões.