Produtividade


O iPhone (iOS) possui uma série de recursos úteis, mas que podem ser pouco explorados pelos usuários. Exemplos disso são funções porquê modo Foco, Spotlight e a soma de Widgets nas telas principais. Estas ferramentas, apesar de pouco conhecidas, podem facilitar várias atividades cotidianas e permitir que o usuário se mantenha concentrado durante a realização de tarefas importantes. Confira, a seguir, seis recursos de celulares iPhone que deveriam ser conhecidos por quem utiliza o sistema operacional da Apple.

  • iOS 16: 6 funções ainda vão demorar para chegar ao iPhone; veja quais
  • O que muda entre o iOS 15 e o iOS 16? Veja diferenças e se vale atualizar

iPhone: veja seis recursos pouco utilizados para explorar no sistema da Apple — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

📝 Fiz atualização para o iOS 16 no meu iPhone 11 e ele ficou com bugs; porquê resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

1. Usar o Live Text para imitar e transcrever textos

O iPhone (iOS) possui um recurso nativo capaz de identificar todo o teor de texto presente em imagens. Com a função, é provável selecionar os trechos para fazer pesquisas na web, traduções ou para compartilhar os conteúdos em aplicativos de mensagens, por exemplo. Aliás, a função também é capaz de reconhecer números, e pode ser usado para salvar um contato na agenda do celular.

Para usá-lo, abra a câmera do celular e aponte para uma dimensão com os escritos. Aguarde alguns segundos até que a instrumento identifique o texto e, logo, toque sobre o ícone que aparecerá no esquina subalterno esquerdo da tela para terebrar as opções. Vale lembrar que, com o lançamento do iOS 16, o recurso ganha ainda função de conversão de moedas.

Ação mostra porquê usar a opção de texto ao vivo do iOS 15 — Foto: Reprodução/Marvin Costa

2. Personalizar diferentes modos Foco

Outro recurso fundamental presente nos celulares da Apple é o modo Foco, que pode ajudar quem deseja se tornar mais produtivo ao longo do dia. Com a instrumento, usuários podem evitar distrações ao realizar atividades, aumentando seus níveis de concentração e produtividade, já que a função permite, entre outras coisas, bloquear notificações de redes sociais e de contatos específicos.

Para configurar um novo Foco, acesse os ajustes do dispositivo e aperte sobre “Foco”. Por lá, selecione um dos modos disponíveis ou pressione o ícone de “+” para penetrar outras opções. Em seguida, vire a chave ao lado do modo Foco para habilitá-lo, e selecione os aplicativos e contatos para permitir o recebimento de alertas quando a função estiver ativada. Veja cá algumas configurações que você pode fazer nessa opção.

Criando um novo modo Foco no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Outra função interessante do modo Foco é que ele permite que o usuário crie uma automação para ativá-lo. Assim, é provável definir um horário específico do dia ou um lugar para que o Foco seja ativado de maneira automática. Por exemplo, o usuário pode configurar que o Foco “Trabalho” seja ativado ao chegar no endereço da empresa, ou pode definir que o modo “Sono” comece a funcionar às 22 horas, por exemplo.

3. Ocultar fotos e aplicativos da livraria

O iPhone (iOS) também conta com recursos nativos que permitem ocultar fotos da galeria e aplicativos instalados no celular. Com as funções, é provável armazenar as imagens em uma pasta escondida e ocultar apps da Tela de Início do smartphone – o que vai evitar que terceiros tenham entrada fácil ao teor. No iOS 16, vale lembrar que a galeria ganha um novo recurso que coloca senha de maneira automática em álbuns de fotos ocultas. Saiba mais cá.

Para ocultar fotos, abra a galeria do celular e toque em “Selecionar”. Em seguida, aperte sobre as imagens que deseja esconder e, depois, sobre o ícone de compartilhamento no esquina subalterno esquerdo da tela para penetrar as opções. Deslize até encontrar “Ocultar”, aperte sobre e confirme o procedimento. A partir de logo, todo o teor ficará disponível no álbum “Itens Ocultos”.

Ação para ocultar imagens na livraria do iPhone — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Já para esconder os aplicativos da tela inicial, toque e pressione o ícone de um app e clique em “Remover app”. Depois, selecione a opção “Remover da Tela de Início” para concluir o procedimento. O recurso remove o ícone do app da Tela de Início do iPhone (iOS), mas não exclui o aplicativo do celular, exclusivamente o transfere para a Livraria de Apps.

É provável remover apps da Tela de Início do iPhone (iOS) para ocultá-los do dispositivo — Foto: Reprodução/ Marcela Franco

4. Modificar a Mediano de Controle com seus apps de preferência

É provável personalizar a Mediano de Controle do iPhone (iOS) para remover ou aumentar widgets. O recurso permite o aproximação rápido a alguns controles e apps úteis, porquê lanterna, calculadora, volume e cintilação da tela, por exemplo.

Para modificar os ícones, basta acessar os ajustes do celular e tocar sobre a opção “Mediano de Controle”. Em seguida, aperte no sinal de “-” para remover os atalhos da Medial de Controle. Já para juntar novos ícones, toque sobre o sinal de “+” ao lado do controle desejado.

Modificando ícones na Meão de Controle do iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Aditar o widget de porcentagem de bateria

Outra função bastante útil do iPhone (iOS) permite juntar um widget de porcentagem de bateria à Tela de Início do celular, o que pode simplificar consultas ao nível de fardo. Com o recurso, não é necessário acessar a Meão de Controle para conferir o status de bateria, já que o widget traz essa informação e pode ser posicionado logo na tela inicial do celular.

Para configurar o vereda, toque e pressione sobre uma dimensão vazia da tela por alguns segundos. Em seguida, aperte sobre o ícone de “+”, no esquina superior esquerdo da tela, para penetrar as opções. Deslize até encontrar a aba “Baterias” e pressione sobre ela. Em seguida, deslize a tela para o lado para definir o estilo do widget e vá em “Aditar Widget” para acrescentá-lo à Tela de Início.

Adicionando widget de porcentagem de bateria à Tela de Início do iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Usar o Spotlight para fazer pesquisas

O Spotilight é um recurso de procura bastante útil, embora suas funcionalidades sejam pouco exploradas por usuários. Com ele, é provável fazer pesquisas dentro e fora do iPhone – é provável pesquisar por apps baixados ou conferir resultados de procura do Google, por exemplo. A instrumento ainda oferece sugestões de aplicativos ou de ações com base na interação com o celular. Por isso, se você costuma perfurar determinado app em uma hora específica do dia, as sugestões da Siri estarão de concórdia com a sua rotina.

Outra funcionalidade útil do recurso é que ele pode retornar resultados para cálculos matemáticos e conversões de moedas em poucos segundos, sem precisar furar a calculadora do celular. Aliás, também é provável conferir o placar de alguns jogos diretamente pelo Spotlight, sem precisar fazer pesquisas no buscador.

Utilizando o Spotlight para fazer pesquisas e conversão de moedas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Com informações de MakeUseOf e Apple (1/2/3)

Veja também: WhatsApp: porquê saber quantas mensagens você já enviou ou recebeu

WhatsApp: porquê saber quantas mensagens você já enviou ou recebeu



Fonte