O prolongamento do marketing do dedo no Brasil em período de pandemia


A pandemia do novo coronavírus causou um impacto econômico significativo no Brasil e no mundo. De convenção com dados do IBGE, a queda do PIB pátrio no segundo trimestre de 2020 foi de 9,7%, colocando o país oficialmente em uma recessão.

Um elemento curioso é que a queda aconteceu em absolutamente todos os setores da economia com a exceção do agronegócio, que conseguiu um incremento humilde no período.

No entanto, apesar da queda econômica significativa no Brasil inteiro, o trajo é que alguns nichos do mercado tiveram bons desempenhos durante a pandemia do novo coronavírus.

Um deles foi o setor de delivery. Os aplicativos de entregas registraram um desenvolvimento de 103% de faturamento no primeiro semestre do ano, muito por justificação do traje de que as pessoas ficaram mais tempo em mansão e, portanto, fizeram mais pedidos nos apps.

No entanto, outro setor registrou um desenvolvimento considerável também, mesmo passando por fora do radar da prelo: o marketing do dedo. O segmento precisou assumir a demanda por publicidade das empresas que queriam tentar buscar a recuperação econômica nesse período de pandemia e se manter de portas abertas.

É indumentária que a queda no número de empresas no país durante a pandemia foi sensível. Mais de 700 milénio negócios fecharam as portas no período e mais poderiam ter seguido o caminho se não tivessem as condições de contratar uma dependência de marketing do dedo para refazer negócios durante o período.

O marketing do dedo é constituído por todas as estratégias de marketing que são utilizadas em um envolvente do dedo, mormente a Internet. Isso inclui ações porquê o Marketing de Teor em blogs, a gestão de mídias sociais, anúncios no Google e nas redes e muito mais.

Muitas das ações de marketing do dedo são completamente chamativas e podem ser percebidas facilmente. Basta entrar no perfil de uma marca no Facebook ou Instagram para perceber os posts feitos, promoções divulgadas nos Stories e outras ações.

Desde o prelúdios da pandemia, as agências de marketing do dedo estão trabalhando dobrado para manter as estratégias dos seus clientes em funcionamento e, mais importante, trazendo resultados constantes e significativos.

No entanto, nem todas as estratégias de marketing do dedo são tão chamativas quanto posts em redes sociais ou anúncios. Na verdade, algumas delas não estão disponíveis para o grande público pois consistem em um meato de informação direto com certos consumidores.

É por isso que as empresas que sabem o que é e porquê fazer e-mail marketing no momento de pandemia podem ter melhores resultados do que aquelas que estão presas nas táticas de posicionamento offline.

O e-mail marketing é uma estratégia de informação direta entre empresa e consumidor. Para funcionar, é necessário que o cliente tenha doado o seu e-mail de bom grado para a empresa, porquê ao fazer uma compra ou ao diminuir um teor de cocuruto valor, porquê um ebook.

A partir daí, a empresa pode contactá-lo de muitas formas e o consumidor pode trinchar a relação a qualquer momento. Isso abre margem para uma série de estratégias que trazem muitos resultados na pandemia.

Um dos principais trunfos para quem sabe o que é e-mail marketing e porquê usá-lo é a capacidade de nutrição de leads, um processo que aumenta muito a taxa de vendas de uma empresa.

Um lead é uma pessoa que abriu um contato direto com a empresa, mas ainda não iniciou um processo de compra com ela. Por exemplo, é alguém que baixou um ebook na Internet e entrou na lista de e-mail marketing da companhia.

Nesse momento, a pessoa pode até ter interesse em fechar negócio, mas talvez não faça a compra por não estar no momento patente ou qualquer outra questão. Nesse caso, o melhor a fazer é montar um esquema de nutrição desse lead com teor específico via e-mail.

Porquê todas as ações da pessoa são rastreáveis pelo e-mail marketing (porquê se ela abriu o e-mail ou não, se clicou no teor disponibilizado ou não), é provável inferir uma série de coisas sobre o lead e logo fornecer teor específico para ele.

Depois de receber esse teor pelo e-mail marketing, o lead se torna mais educado sobre o resultado ou serviço da empresa, o vê com mais valor do que antes e está mais propenso a fechar negócio.

Quando ele for abordado pelo time de vendas da empresa, portanto, oferecerá menos resistência e será um negócio fechado mais facilmente. Na verdade, talvez até mesmo seja uma venda que não aconteceria antes.

Em um momento de pandemia, saber o que é e-mail marketing é uma arma poderosa para as empresas pois ajuda reduzir o desperdício de leads. Finalmente, é indumentária que a demanda está em baixa no momento e nenhum negócio pode se dar ao luxo de perder potenciais compradores.

Ao explorar todas as ferramentas do marketing do dedo, as empresas conseguem se manter em funcionamento mesmo na maior crise econômica dos últimos anos e liderar o caminho para a recuperação da economia.

 






Fonte