o que é e qual a sua relevância para as lojas virtuais?
por Ricardo Garrido
Sexta-feira, 10 de junho de 2022
Tempo de leitura: 15 minutos
Conseguir se primar das centenas de concorrentes online é principal para a sua loja virtual. Além de desenvolver estratégias comerciais adequadas, é preciso se preocupar com questões técnicas e operacionais – inclusive, das plataformas. Para se realçar nas buscas feitas por usuários, por exemplo, o Google E-A-T (ou Google EAT) é crucial.
Esse conjunto de regras do maior buscador da Internet orienta a classificação dos sites e pode ajudar seus resultados. Para tanto, é necessário saber os fatores e saber porquê colocá-los em prática.
Neste cláusula, você entenderá o que representa o Google E-A-T e porquê colocá-lo em prática.
O que é o Google E-A-T?
O Google E-A-T consiste em uma atualização do algoritmo do Google que foca em apresentar resultados de qualidade e mais alinhados com a intenção de procura do usuário. Ele serve porquê um filtro de qualidade, aumentando a chance de conteúdos melhores e mais eficazes serem apresentados nas primeiras posições das páginas de procura.
Para que isso aconteça, o Google E-A-T se baseia em três critérios principais:
- E: expertise;
- A: authoritativeness ou domínio;
- T: trustworthiness ou crédito.
Esses são critérios que ajudam a indicar o nível de qualidade de determinado endereço online. Isso acontece porque eles apontam se o teor é aprofundado e confiável o bastante para se evidenciar.
Por que é importante saber esse concepção?
Para entender a relevância do Google E-A-T, é preciso compreender que uma das prioridades do Google, enquanto serviço de procura, é prometer que o usuário tenha a melhor resposta provável. Logo, entre os endereços publicados, o buscador deseja mostrar primeiro ao usuário o que ele considera ser mais adequado.
Uma das formas de fazer isso é por meio da estratégia de Search Engine Optimization (SEO). Com o uso de determinados critérios, um site pode se evidenciar dos demais e conseguir posições mais altas na página de procura. Isso gera mais visibilidade e, potencialmente, mais cliques.
Porém, um site pode desenvolver uma estratégia de SEO e perceber boas posições, mesmo não tendo qualidade. Para evitar que isso aconteça é que existe o Google E-A-T.
Esses critérios “alimentam” o algoritmo do Google, que classifica as páginas de conformidade com a qualidade. Em seguida a secção automatizada, esses resultados são conferidos por avaliadores de qualidade do Google e os critérios E-A-T estão entre os pontos de avaliação.
Portanto, ter um Google EAT proeminente costuma fazer com que seu site seja considerado de mais qualidade, o que pode levá-lo a ocupar posições melhores nas páginas de procura. Isso faz secção de uma estratégia do dedo com maior potencial de resultados.
Qual a relação entre Google E-A-T e YMYL?
O Google E-A-T é importante para todos os sites, mas é mormente relevante para aqueles que fazem secção da classificação Your Money or Your Life (YMYL).
O YMYL é constituído, no universal, por endereços ligados a questões médicas ou de saúde, jurídicas ou financeiras. Logo, costumam envolver endereços que podem afetar a tomada de decisão dos usuários de modo relevante. Isso aumenta a premência de mando, crédito e expertise, devido à natureza das informações apresentadas.
Porém, esses podem não ser os únicos sites dentro da classificação YMYL. Embora não haja confirmação por secção do Google, especula-se que a realização de transações financeiras em um endereço faça com que ele seja classificado de tal modo.
Isso impacta diretamente os e-commerces, devido à disponibilidade de pagamento por cartão de crédito na própria plataforma.
Portanto, o Google EAT também afeta o desempenho da sua loja virtual. Com uma classificação elevada, a tendência é que seu endereço seja mostrado supra de outros nas buscas feitas por usuários.
Essa é uma forma de aproveitar o período em que um cliente se prepara para escolher e fazer uma compra. Com sua loja virtual em destaque, graças ao Google EAT, a tendência é que as vendas aumentem.
Porquê saber se um endereço tem E-A-T tá?
Sabendo da prestígio do Google E-A-T, é originário querer saber porquê determinado site se posiciona em relação a essa classificação. No entanto, não existe um mecanismo solene para medir essa classificação.
Portanto, o mais relevante é entender o que pode exaltar os resultados do Google EAT e prometer que as práticas sejam aplicadas ao seu endereço. Mesmo assim, no universal, é provável notar que sites que se posicionam melhor tendem a apresentar um valor maior quanto a esse padrão de qualidade.
Porquê aumentar o E-A-T da sua loja virtual?
Sublevar o nível de Google E-A-T do seu site depende, primeiramente, do tipo de endereço. Sites que publicam conteúdos com regularidade precisam se preocupar também com o responsável e seu nível de mando e expertise. E-commerces, por outro lado, devem adotar uma estratégia um pouco mais específica.
Para entender o que a sua loja virtual deve fazer, confira estratégias que podem ajudar a aumentar o E-A-T.
Tenha boas avaliações
As avaliações de consumidores são fontes importantes de informações sobre os produtos e as ofertas. Tanto é verdade que metade dos brasileiros não compra sem antes ler as avaliações disponíveis.
Em termos de Google E-A-T, isso é ainda mais relevante, já que ajuda a atender aos três critérios. Com avaliações positivas, o cliente terá mais crédito em realizar a compra. Já um volume maior de avaliações pode ajudar a solidar expertise e mando.
Portanto, é fundamental estimular os compradores a deixarem uma avaliação sobre o resultado e a experiência de compra. Quanto mais pessoas contarem porquê foi fazer um pedido na loja, mais positivo isso tende a ser para o endereço.
Atualize as informações incessantemente
Manter as informações sempre atualizadas é uma prática que costuma ser muito avaliada pelo Google. Por isso, é interessante revisar periodicamente as informações da sua loja virtual.
Se houver mudanças nas informações de contato ou na política de trocas, por exemplo, atualize as devidas áreas. Também é interessante ampliar e retirar produtos conforme a disponibilidade, atualizar as informações das páginas de produtos e assim por diante.
Todas essas alterações são percebidas pelo Google e podem sinalizar para o buscador que o teor permanece relevante e é cada vez mais completo.
Cuide da segurança da loja virtual
Para os critérios do Google E-A-T, mormente no setor YLYM, é fundamental cuidar da segurança do site. Porquê lojas virtuais realizam transações financeiras, é ainda mais importante dar atenção a essa questão.
Por isso, vale a pena utilizar o certificado SSL, que converterá o endereço para HTTPS. Também é interessante usar gateways de pagamento confiáveis e apresentar selos de qualidade e proteção.
Dessa forma, você estimula a crédito no cliente e também demonstra para o Google a preocupação com esse quesito.
Tenha desvelo com as informações apresentadas
Mormente nas páginas de produtos, é preciso ter desvelo com o tipo de informação que será apresentada. Embora a intenção seja invocar a atenção e despertar o interesse do cliente, o recomendado é evitar informações apelativas ou que possam induzir ao erro.
Nesse caso, o mais adequado é apresentar dados claros e verdadeiros, que ajudem na tomada de decisão do cliente. Inclusive, isso poderá ajudar na obtenção de avaliações positivas e alinhadas com a oferta.
Apresente teor original e relevante
Mesmo que a sua loja virtual não tenha um blog, é importante focar na qualidade do teor que será oferecido. Nas páginas de categorias, por exemplo, é provável apresentar informações sobre o tipo de resultado, os usos, as vantagens e porquê escolher.
Nas páginas de produtos, costuma valer a pena ir além das informações técnicas. Apresentar porquê o resultado pode ajudar o cliente, e quais são suas características, favorece a tomada de decisão.
Para obter um Google E-A-T ressaltado, o teor deve ser original e relevante. Logo, evite cópias e procure se aprofundar na apresentação das informações.
Cuide da produção visual
Os textos de explicação do resultado e as avaliações dos outros clientes não são o único tipo de teor valioso. Para conseguir um bom E-A-T, é interessante ter atenção com as questões visuais da página.
Isso significa focar, em peculiar, na apresentação de imagens. Apresentar o resultado em diferentes ângulos ou distintas escalas favorece o processo de decisão do cliente.
Também pode ser interessante mostrar as variações de cores e tamanhos, muito porquê o resultado em uso. Foque em imagens de subida solução, mas que sejam de rápido carregamento para que a experiência do cliente seja beneficiada.
Facilite o contato dos clientes
Porquê secção da estratégia para aumentar a mando e o nível de expertise, é importante facilitar o contato dos clientes com seu negócio. Quanto mais simples for essa abordagem, melhores tendem a ser as classificações dadas pelo Google e a experiência do cliente.
Por isso, apresente duas ou mais formas de contato, porquê um link para WhatsApp, e-mail ou telefone. Deixe as informações facilmente visíveis e tire as barreiras que podem impedir o contato.
Use estratégias de otimização contínua
Da mesma forma que o teor deve ser continuamente atualizado, vale a pena utilizar estratégias de melhoria contínua. Acompanhe as métricas da sua loja virtual, identifique gargalos e oportunidades de otimização em relação à experiência, por exemplo.
É importante fazer essa mensuração de modo contínuo, desenvolvendo testes e aplicando melhorias ao longo do tempo. Isso é útil para atender às necessidades dos clientes de maneira contínua, ao mesmo tempo em que favorece o posicionamento nas buscas.
Agora você sabe que o Google E-A-T é precípuo para o posicionamento da sua loja virtual nas páginas de procura. Ao não ignorar essas práticas, é provável melhorar seu posicionamento perante os concorrentes e, assim, gerar mais resultados de vendas e fidelização.
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