O Marketing de Teor é uma dimensão extremamente relevante atualmente. É um campo profissional que cresce a cada dia mais, com novas oportunidades surgindo à medida que a premência das empresas se intensifica. No mundo do dedo, a informação na internet se tornou uma instrumento de lucro, portanto, as organizações de todos os tipos precisam aprender a fazer um bom teor.
Nesse sentido, é interessante saber porquê estabelecer uma curso em Marketing de Teor. Nessa profissão, você conseguirá trabalhar em diferentes frentes, muito porquê treinar diversas habilidades ao mesmo tempo. Por isso, para estrear, é fundamental saber quais são essas habilidades e características requisitadas.
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Se você tem interesse nessa dimensão, não deixe de escoltar com atenção os tópicos a seguir. Se precisar, até tome nota!
Porquê é a curso em Marketing de Teor?
O Marketing de Teor é uma subárea do Marketing Do dedo. Trata-se de um conjunto de estratégias para planejar, produzir e partilhar peças de teor que serão cruciais na informação da empresa com seus clientes.
Nesse sentido, esse marketing se encarrega de trabalhar com estratégias direcionadas aos consumidores, que falem com eles de convénio com suas dores e com o momento em que estão.
Essa abordagem se diferencia de outras ações de publicidade e até mesmo do marketing offline. Finalmente, o teor é encontrado pelo usuário por conta dos buscadores na internet, a partir de uma premência. Assim, é dissemelhante de tentar vender alguma coisa de maneira incisiva ao comprador, já que o cliente inicia a conversa. Por isso, o resultado deve ser segmentado e personalizado.
De onde vêm os profissionais
Para exercitar essa curso, geralmente surgem muitos profissionais que já trabalham com produção de teor, porquê jornalistas, ou publicitários, que já lidam com geração de peças de informação. Entretanto, o que tem feito o mercado tão aquecido e dinâmico é o indumentária de que importa muitos profissionais de áreas diversas: tecnologia, logística, gestão, recta etc.
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Algumas atribuições
Nessa curso, o profissional ficará responsável por um conjunto de etapas para que um teor específico seja criado. Inicialmente, ele pensará em porquê desenvolver uma estratégia e em quais são os seus objetivos principais. Ou seja, pode ser atrair mais entrada aos sites da empresa, gerar reconhecimento de marca ou conseguir contatos para passar ao time de vendas.
Pode-se pensar depois nos formatos que serão utilizados para recontar a história e se falar com os consumidores. Nessa profissão, existem vários deles: artigos para blogs, vídeos, e-mails, ebooks, infográficos, entre vários outros. Porquê escolher? É necessário indagar os dados e chegar a uma desfecho do que é melhor para a persona do negócio.
Logo, é necessário planejar os conteúdos, com pesquisa de palavras-chave e mapeamento dos temas que são mais relevantes para a persona. Ou seja, secção do trabalho desse profissional é praticar empatia e tentar entender o que as pessoas sofrem e o que elas aspiram. O planejamento também deve estar alinhamento aos produtos/serviços da empresa, trabalhando com temas periféricos aos assuntos principais.
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Em seguida, o profissional pode passar para a produção propriamente dita. O objetivo final de cada texto é levar o leitor a uma decisão no final, que o aproxime da solução do seu problema e do resultado/serviço que a empresa vende.
A próxima lanço é justamente partilhar. Nesse momento, é preciso levar os posts aos canais utilizados pela sua persona diariamente e se fazer notar. Para invadir um bom resultado, é necessário estudar os principais canais, entender porquê expedir diretamente em um cada deles e trabalhar uma estratégia de postagens regulares neles.
Essas fases que descrevemos são para o principal meio de trabalho do Marketing de Teor, os blogs. Porém, existem diretrizes distintas para outras frentes, porquê email e redes sociais. O que importa é que todas as mídias compartilham os ideais: é necessário estabelecer uma produção consistente, organizada, engajante e, sobretudo, personalizada.
Quais são as habilidades necessárias (e porquê obtê-las)?
Nesta seção, vamos examinar as principais habilidades associadas com a curso de Marketing de Teor.
Grafar muito
Porquê a principal instrumento desse tipo de marketing é o teor, é imprescindível evidenciar a influência da boa escrita. Desse modo, todo candidato a essa profissão deve se reconhecer de saber grafar, o que inclui respeitar as regras da língua e ser capaz de tocar os clientes com um estilo empolgante e persuasivo.
Para conseguir isso, é importante estudar a nossa língua, ler muito e, principalmente, ortografar bastante.
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Vale ressaltar que a escrita na web é dissemelhante do que é a escrita em outros contextos. É preciso ser sucinto, pensar na experiência de leitura e estar focado em gerar valor específico para o leitor, considerando o momento em que ele vive, suas necessidades e preferências. Assim, é uma escrita empática e direcionada, porém, sem não ser prolixa e sem foco.
Saber racontar histórias
O storytelling é uma das grandes tendências do Marketing de Teor atual, portanto, deve ser subjugado por quem deseja edificar curso nessa dimensão. Trata-se do poder de recontar histórias engajantes que situem o cliente em uma narrativa interessante para eles. Essa história precisa ter prelúdios, meio, término, personagens, cenários, além de ser facilmente compreensível para os consumidores.
Para aprender a descrever histórias, você pode recorrer a livros e desenvolver um bom hábito de leitura. Porém, também é principal estudar especificamente sobre o ponto, com cursos online.
Estudo de dados
Além de tudo o que já pontuamos, o profissional de teor deve saber entender os números também. Principalmente porque ele precisará manipular ferramentas de estudo de dados para estudar os resultados de performance, tentar traçar novos rumos a partir disso e buscar melhorias constantes. Não existe Marketing Do dedo sem estudo de métricas, por isso, essa é uma das habilidades obrigatórias no currículo.
Algumas das mais comuns nesse universo são: número de acessos por páginas, duração de cada sessão, cliques nas publicações que levam ao blog, muito porquê número de compartilhamentos de um post.
Isso inclui saber mourejar com softwares voltados para essa tarefa no Marketing, porquê Business Intelligence, Google Analytics, CRMs (customer relationship manager) e ferramentas de automação.
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Para aprender mais sobre isso, uma boa dica é consumir cursos sobre o objecto; outra é ler e estudar acerca de dados, Big Data e outros assuntos. Existe uma importante certificação da Google sobre o Analytics que pode ser interessante.
SEO
O SEO (otimização para motores de procura) é uma secção integrante do Marketing de Teor que faz com que tudo funcione corretamente. É esse conjunto de técnicas que vai posicionar o que for criado em buscadores para que os clientes encontrem as peças quando estiverem procurando soluções.
Assim, é fundamental aprender mais sobre o matéria e se individuar em palavras-chave, Link Building, SEO On-Page e SEO Off-Page, meta descrições, otimização de títulos, entre outras questões.
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Uma boa forma de fazer isso é procurar cursos online e certificações. Mas, livros podem ser úteis também. Para dicas mais rápidas, você pode recorrer a vídeos no YouTube, em canais de grandes empresas de Marketing, porquê Neil Patel, Brian Dean da Backlinko, Hubspot e outras.
Habilidades técnicas
Para crescer no Marketing de Teor, é necessário um pacote de habilidades técnicas que incluem o SEO e outras questões. Por exemplo, mais do que nunca, é interessante saber um pouco sobre programação web, principalmente as linguagens HTML, CSS e PHP. Esse conhecimento ajuda na otimização dos sites para atender às especificações de SEO e posicionar melhor as publicações no Google.
Nesse prisma, também pode ser uma boa dica buscar conhecimento especializado sobre CMS, porquê o WordPress. Essas características mais técnicas são importantes porque o profissional terá que gerenciar um blog e um site, portanto, precisará governar a forma interna e otimizar as páginas.
Com relação às linguagens de desenvolvimento web, você pode encontrar opções de cursos online de subida qualidade e o mesmo serve para o estágio sobre WordPress também.
Escoltar tendências
Precisamos ressaltar que a dimensão de teor é extremamente mutável. O SEO, por exemplo, passa por profundas mudanças com surgimento de novos algoritmos e abordagens do Google. Ou por outra, o comportamento do consumidor muda, novos canais aparecem, muito porquê diferentes formatos se tornam mais relevantes para o público.
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Desse modo, o profissional deve ser capaz de escoltar essas variações e se conciliar a todas elas, de forma a obter o melhor para o seu dia a dia. É imprescindível sempre ler publicações das empresas do setor e escoltar notícias especializadas para saber o que está acontecendo e adequar a produção a essas transformações.
Quais características (soft skills) são necessárias?
Essa espaço não é somente composta por hard skills. Por ser secção da informação, ela envolve muitas soft skills também. Vamos explorar algumas delas a seguir.
Poder de convencimento
O Marketing de Teor não é somente grafar para fazer o leitor se sentir muito. Lembre-se: o término não é o teor em si. O objetivo é levar o cliente a uma ação, mais próxima da decisão de compra.
Por isso, cada texto deve ser desenvolvido por alguém com uma grande capacidade de convencimento, ou seja, com um poder de persuasão muito cocuruto. É provável cultivar essa particularidade ao saber mais sobre copywriting e treinar os seus padrões.
Empatia
Porquê já falamos, a base da geração de teor nesse contexto é a empatia. Não é somente fabricar de qualquer jeito, sem pensar em quem lê e somente tentando transmitir valores da empresa.
A escrita para web é focada no cliente e requer uma poderoso capacidade de sentir empatia com as pessoas, entender suas dores e tentar enxergar porquê ela ao encarar aquela peça.
Saber dar e receber feedbacks
Até pela natureza altamente analítica do Marketing de Teor, é uma espaço que envolve uma procura por evolução ordenado. Por essa razão, é generalidade que as métricas inspirem feedbacks de colaboradores para outros. Assim, para atuar nesse campo, é preciso saber dar e receber feedbacks.
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Porquê vimos, o Marketing de Teor é um dos campos mais importantes atualmente no setor de informação. Uma curso nessa espaço pode debutar com um curso ou uma certificação, porém precisa passar pelo desenvolvimento das habilidades que discutimos, desde as mais técnicas às soft skills. Assim, você poderá exercitar importantes papéis, porquê o de Content Manager.
Agora que você já sabe o que precisa para essa curso, aproveite para desenredar o que é um Content Manager e entender sua influência.
Colaboração: Rock Content
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