O Search Engine Optimization, ou exclusivamente SEO, existe há quase tanto tempo quanto a internet. É uma das estratégias de marketing do dedo mais antigas, o que parece entrar em conflito com a núcleo da espaço, que é de permanente atualização. Será que o SEO já se tornou coisa do pretérito?
Especialistas garantem que não, apesar de ser uma estratégia muito dissemelhante hoje do que era há 5 ou 10 anos detrás. “Enquanto existirem ferramentas de procura, o SEO continuará sendo uma estratégia importante. A maneira com que ela é aplicada é que vai mudando e se transformando ao longo dos anos”, afirma Luiz Antônio Bezerra Leite de Queiroz, Head de Inbound Marketing da dependência full do dedo ROCKY, que faz secção do grupo Media.Monks, uma das maiores holdings digitais no mundo.
Não são poucas as mudanças em questão. “SEO exige perseverança e atualização para escoltar a metódico evolução dos algoritmos de procura, que mudam continuamente, exigindo uma contínua adaptação das técnicas aplicadas”, aponta Queiroz. Segundo um cláusula do Search Engine Land, estima-se que o Google altera o seu algoritmo de 500 a 600 vezes por ano, em média uma a duas vezes por dia. Nem todas essas mudanças afetam significativamente os resultados das pesquisas, mas algumas podem, sim, trazer impactos expressivos.
Para que SEO?
Para quem não está totalmente familiarizado com o termo, SEO trata-se do conjunto de técnicas e ações que tem porquê objetivo posicionar um site — mais especificamente, suas páginas — nas melhores posições dos motores de procura (Google, Bing, etc.). Essas técnicas variam entre sites e nichos, mas sempre cobrem âmbitos de performance e de teor. Ou seja, a maneira porquê o site se apresenta e o que ele tem a oferecer são pilares para o SEO.
E o que o negócio ganha ao ocupar boas posições nas buscas? A prospecção de clientes é o primeiro ponto. A internet é o primeiro lugar em que as pessoas vão procurar informações de um resultado ou serviço antes de adquiri-los; portanto, a página que encontram com respostas para suas dúvidas costuma ser o primeiro contato com a marca. Aliás, as técnicas de SEO obrigatoriamente seguem práticas de melhoria da experiência do usuário — o Google, principal buscador do mercado, faz exigências nesse paisagem. Boas experiências online potencialmente se traduzem em uma boa imagem da empresa para o público.
O incremento do marketing do dedo aumentou estrondosamente a concorrência, mormente na dimensão de mídias pagas. Assim, as técnicas de lucro orgânico, porquê é o caso do SEO, fazem um contraponto necessário. Luiz Antônio explica: “Conforme muitas marcas utilizam estratégias de mídias pagas, a tendência é que a concorrência dos anúncios vá aumentando. Temos algumas regiões, porquê por exemplo nos EUA, em que a concorrência é tão subida, que o dispêndio desses anúncios acabou ficando inviável para muitas empresas, pois o investimento necessário é gigantesco. Nesse cenário, as estratégias de SEO acabam se estabelecendo porquê uma prática muito mais rentável, uma vez que o seu principal dispêndio é exclusivamente mão de obra, não exigindo um investimento direto”.
Os resultados podem ser surpreendentes. Um exemplo de sucesso é o blog da DogHero, que aumentou em 25 vezes o tráfico graças às técnicas apropriadas de SEO.
O SEO de 2021
Apesar da relevância indiscutível, de congraçamento com Queiroz, o Search Engine Optimization requer mudanças para se manter relevante.
Hoje, a estratégia se mostra mais eficiente ao seguir algumas práticas que não eram priorizadas nos anos anteriores, ou mesmo nem eram aplicadas. Já existem os aprimoramentos de teor — foco em qualidade, com palavras-chave na medida certa e uma série de detalhes que facilitam o consumo; e os aprimoramentos de performance — cuidados com a estrutura do site, com a versão mobile, velocidade de carregamento, entre outros. Agora, também vale integrar o SEO com outras atividades.
“As frentes de Social Listening, com Brand Relevance, são estratégias focadas em aumentar a relevância do dedo do negócio na internet, atuando diretamente no quanto uma marca é pesquisada no Google, o quanto as pessoas estão falando sobre ela nas redes sociais (social signals) e também o quanto outros sites mencionam a marca”, o profissional detalha. “Todos esses fatores influenciam indiretamente em um bom posicionamento orgânico”.
Por término, talvez um dos aspectos mais cruciais para o sucesso do SEO é justamente a atualização que o faz relevante até hoje. As centenas de updates que o Google realiza anualmente tem porquê objetivo principal melhorar a experiência do usuário. Portanto, as empresas devem escoltar de perto para não permanecer para trás, presas em um SEO do pretérito que, aí sim, tornou-se ultrapassado.
Luiz Antônio oferece algumas dicas para isso: “Para se manter atualizado, existem diversos portais em que é provável escoltar notícias sobre as evoluções no algoritmo do Google. Dentre eles, podemos referir o Moz, Search Engine Land, Search Engine Journal, e também ferramentas porquê o próprio SEMRush, que monitora e sinaliza possíveis updates. Outra nascente de informação interessante é seguir o Twitter de referências no mundo do SEO, porquê o John Mueller, Webmaster do próprio Google”, finaliza.
Sobre a ROCKY
Fundada em julho de 2018, a ROCKY é uma filial full do dedo localizada em Sorocaba, no interno de São Paulo, que faz secção do grupo S4 Capital. A empresa faz secção de um grupo que integra as agências Raccoon e Calina, fundadas por André Palis e Marco Túlio Kehdi, que tiveram passagem pelo Google, assim porquê a Diretora Mercantil, Daniela Gebara. Porquê as demais empresas do grupo, a ROCKY é composta por profissionais de exatas de universidades públicas porquê UFSCar e Unesp. A dependência trabalha com uma estratégia voltada para resultados de entendimento com o negócio de cada cliente. Entre os mais de 60 clientes da ROCKY estão grandes empresas porquê CVC, Submarino Viagens, Telhanorte, CCP e Loungerie.