Pare de puxar o SEO para debaixo do tapete
9 de maio de 2022 – 15h13
A edição número 25 do BrightonSEO, no Reino Unificado, recentemente, reuniu profissionais de diversos países além da Inglaterra, porquê Estados Unidos, Bélgica, Portugal, Itália e Brasil. Esta foi a primeira edição presencial do evento desde o início da pandemia da Covid-19, o que pude observar que gerou ainda mais valor. Frases porquê “Nossa, porquê eu senti falta de um evento presencial de Marketing” podiam ser ouvidas pelos corredores.
Em meio a palestras, workshops, novidades, evoluções e atualizações constantes que acontecem no universo do marketing do dedo, era nítida a a procura – desculpem o trocadilho – dos profissionais por aprendizados para utilizar em seu trabalho e fazer conexões que agreguem valor. O BrightonSEO contou, inclusive, com a presença ilustre de John Mueller, que atua porquê Jurisconsulto de Pesquisa do Google.
Vale lembrar para aqueles que não estão familiarizados com o termo SEO – Search Engine Optimization – seu significado e valimento: otimização para os mecanismos de procura porquê o Google, com objetivo de evoluir o posicionamento na página de resultado e receber mais acessos de potenciais clientes.
Cá reúno alguns pontos que me chamaram a atenção e que podem ser relevantes para os profissionais de informação e marketing:
Experiência do usuário no meio
– Promover uma boa experiência online em um site ajuda tanto a trazer mais potenciais compradores para páginas relevantes (considerando que para SEO é importante), porquê a manter essas pessoas mais tempo no site e consequentemente em maior conversão de vendas.
– Já parou para imaginar quantos visitantes o seu site pode perder ao não oferecer uma boa experiência de navegação?
– É generalidade que um potencial cliente vá embora caso o site não demonstre sinais de segurança online, por exemplo.
– A própria equipe do Google afirma que “a otimização da qualidade da experiência do usuário é a chave para o sucesso no longo prazo de qualquer site”. Não é à toa que em 2020 o Google lançou as métricas Core Web Vitals, com o objetivo de ajudar as empresas a focarem nas métricas que mais importam dentro do universo de experiência na página.
– Por isso, a intersecção entre SEO e UX é cada vez mais necessária, além da relevância de colocar o usuário no meio, e a partir disso trabalhar a integração de time de SEO com outros times porquê Conversão, UX e Resultado.
Juntos, esses times trarão mais pessoas para o site, porquê também as manterão navegando por mais tempo nas páginas da empresa.
Gestão de qualidade do trabalho de SEO
– O “Quality Assurance” de SEO também foi um tema presente em diversas palestras ao longo do evento BrightonSEO.
– Finalmente, de que adianta investir recursos em um trabalho e não prometer que ele está sendo feito da forma mais assertiva para gerar os resultados de negócio esperados, por exemplo, aumentar a visibilidade da marca online?
– Os riscos de uma má gestão de qualidade do trabalho de SEO envolvem principalmente perda de numerário investido. Foram compartilhados processos, metodologias efetivas e cases.
– Exemplos comuns são as empresas procurarem serviços de SEO porque decidiram mudar todo o site. Porém, várias delas envolvem o time de SEO exclusivamente depois que a transmigração foi realizada, sem prometer que o que está sendo migrado segue as melhores práticas para invadir posicionamentos bons na página do Google e, com isso, podem perder os resultados que já conquistaram.
Influência das empresas se preparem para o Google Analytics 4
– O Google Analytics é uma das ferramentas de monitoramento e estudo de sites e aplicativos mais usadas no mundo, se não for a mais.
– O objecto surgiu porquê preocupação em várias palestras e dominou um dos workshops que participei, com foco em Web Analytics.
– O Google define o GA4 porquê “a próxima geração do Google Analytics”. Em julho de 2023, essa novidade atualização da instrumento vai substituir a versão atual conhecida porquê Universal Analytics, que é usada desde 2012.
– Ponto importante: as empresas precisam debutar a configurar os sites na novidade versão Google Analytics 4 para debutar a coletar dados históricos de seus resultados. E profissionais de marketing devem fazer imersões e buscar conhecimento na instrumento. Usar e testar, fazer algumas análises, são formas de se familiarizar.
Escalar quantidade de conteúdos com qualidade exige processo
– Um dos grandes desafios de uma estratégia de SEO muito feita pode estar na produção de conteúdos para a procura, sejam páginas de produtos ou artigos de blog. Muitas equipes aumentam a quantidade de conteúdos produzidos sem antes definir um processo com responsáveis, metodologias, prazos e fluxos que garantam que o trabalho de SEO estará presente em todas as etapas.
– Ao deixar de fazer isso, pode intercorrer de a estratégia fracassar e o recurso investido ser esbanjado.
Desfecho
Vale substanciar que além de aprender mais sobre a secção técnica de SEO, é extremamente importante que profissionais desenvolvam a habilidade de conectar SEO com o negócio.
Exemplos:
– Reduzir o dispêndio com mídia paga para poder investir mais em Branding.
– Tornar a marca uma referência aumentando sua visibilidade online para potenciais compradores que buscam termos relacionados à indústria.
– Aumentar o número de vendas trazendo mais pessoas ao site por meio da pesquisa em buscadores porquê o Google ou Youtube.
Retorno deste evento satisfeita com o que aprendi, ouvi, compartilhei e conectei, porém com ainda mais sede de seguir na rotina de aprendizados que é o segmento do Marketing Do dedo. Leste sim, em manente transformação.