Pneus muito calibrados resultam em viagens mais seguras e melhor dispêndio-favor


CUIDADOS: Utilizar os pneus com a pressão de ar recomendada aumenta a vida útil, garante o diretor de Vendas da Dunlop Pneus, Rodrigo Alonso. Foto: Divulgação

Estradas publica neste sábado (24) mais uma material na qual serão mostrados os principais cuidados que os motoristas devem observar com os pneus de seus veículos.

O bate-papo de hoje – véspera de Natal – é com Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus.

Estradas – Qual a influência da calibragem para veículos pesados?

Rodrigo Alonso, da Dunlop Pneus – A calibragem correta dos pneus garante a máxima performance dos mesmos e evidente, garante também a segurança no transporte de cargas e passageiros pelas rodovias do país.

A pressão de ar correta é um item extremamente importante para o bom desempenho do pneu e para a sua segurança. Deve ser verificada e ajustada regularmente, e sempre com os pneus frios, preferencialmente em períodos de 7 a 14 dias, no sumo.

Os pneus devem ser inflados de concordância com a fardo transportada e a velocidade de utilização.

Utilizar os pneus com a pressão de ar recomendada aumenta a vida útil, visto que o desgaste da filarmónica de rodagem ocorrerá de forma regular e progressiva, o conjunto trabalhará sem superaquecer, os talões irão manter o posicionamento correto e os esforços serão muito distribuídos, evitando-se danos à carcaça e mantendo o rodar confortável e, principalmente, seguro.

Além da calibragem, outras dicas são tão importantes quanto porquê: saber o tipo do pneu, ter desvelo na montagem, usando rodas livres de oxidação, pintadas, sem empenamentos, amassados e desgaste excessivo que formam vincos que cortam a borracha do talão. Ter atenção na combinação de pneus duplos, fazer o rodízio, alinhamento e balanceamento dos pneus regularmente, e retirar os pneus para reforma antes de atingir o T.W.I., ou de combinação com a orientação da empresa que realizará a recapagem, para prometer boa recapabilidade e permanecer prudente às condições mecânicas gerais do veículo.

Estradas  – No caminhão-trator é usada uma pressão mais baixa do que quando ele já tem engatada uma carreta. No caso de o motorista encaminhar somente o cavalo, há casos em que baixam demais a pressão dos pneus. De que forma isso pode afetar a vida dos pneus e quais os riscos que representa?

Rodrigo Alonso, da Dunlop Pneus – Caminhar com pressão aquém da estipulada pelo obreiro aumenta o contato dos pneus com o solo, gerando maior resistência à rolagem e amplia o consumo de combustível, pois exige muito mais do motor para atingir a velocidade desejada, e gera desgaste irregular da filarmónica de rodagem, reduzindo a vida útil dos pneus. A baixa pressão sobrecarrega os talões, gerando superaquecimento e danos permanentes à carcaça, exigindo a substituição do resultado.

Estradas  – Os pneus fabricados no Brasil levam em consideração a precariedade das nossas estradas?

Rodrigo Alonso, da Dunlop Pneus  – Para a produção de pneus de fardo, utilizamos o que há de mais moderno em tecnologia e que já é um sistema individual de fabricação usado para pneus da risco ligeiro, o TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo mais firmeza e segurança nas estradas, além de outros benefícios porquê mais conforto e maior duração.

Diferentemente do processo até logo disponível no mercado, onde emendas são sobrepostas ao longo da periferia do pneu, muitas vezes de forma manual, o método TAIYO (Sun) System traz uma tecnologia de emprego de finas fitas de borracha de forma automatizada ao longo de sua periferia, minimizando o acúmulo de tamanho em alguns pontos do pneu, dando forma a um resultado que, depois a vulcanização, oferecerá melhor distribuição da borracha e um melhor nível de aprimoramento.

O processo traz também outros benefícios porquê:

– Resultado 30% mais uniforme e 50% mais simétrico;

– Maior economia de combustível devido à redução da resistência ao rolamento;

– Mais conforto (menor vibração do pneu);

– Menor nível de rumor;

– Menor premência de contrapesos no momento do balanceamento;

– Melhor dispêndio x favor.

SEGURANÇA E ECONOMIA: Segundo Rodrigo Alonso, a calibragem correta dos pneus garante a máxima performance dos mesmos e evidente, garante também a segurança no transporte de cargas e passageiros pelas rodovias do país.Foto: Divulgação/Dunlop

Estradas  – Quais os danos causados aos pneus e risco para a segurança no transporte do excesso de fardo?

Rodrigo Alonso, da Dunlop Pneus  – A utilização de pneus com excesso de fardo ou baixa pressão de ar, faz com que a sua estrutura trabalhe sobrecarregada, ocasionando danos irreparáveis e, consequentemente, diminuindo a vida útil do pneu, ou danos permanentes, exigindo sua substituição imediata.

Estradas  – Os senhores têm qualquer manual de orientação sobre os cuidados com os pneus de fardo disponível no site?

Rodrigo Alonso, da Dunlop Pneus  – Em nosso site o consumidor encontra informações porquê: porquê escolher o pneu correto, calibragem, manutenção, utilização e descarte do pneu, além de detalhar sobre as especificações do pneu na página de cada padrão.

Estradas  – Qualquer outra reparo que considerem importante quanto à correta manutenção dos pneus de veículos de fardo ou passageiros?

Rodrigo Alonso, da Dunlop Pneus  – Detalhando conforme citado na pergunta 1, temos algumas dicas para a máxima performance e segurança dos pneus:

1.Conheça o tipo do pneu – A escolha certa do tipo de pneu deve levar em consideração o tipo de emprego e a adequação ao pavimento no qual o veículo circulará.  Fatores que também devem ser considerados no momento da escolha dos pneus são o Índice de Fardo e o Símbolo de Velocidade.

A Dunlop tem pneus específicos para utilização nos segmentos rodoviário, regional, misto e urbano.

2.Cuidados com a montagem dos pneus – Deve-se evitar o uso de cunhas ou picaretas para descolar os talões dos pneus, pois pode provocar danos na espaço dos talões causando o sucateamento do pneu.

As operações de montagem e desmontagem dos pneus devem ser realizadas com:

  • Ferramentas adequadas;
  • Lubrificantes de base vegetal;
  • Lugar limpo;
  • Por profissionais capacitados utilizando os equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual). 

3. Faça a Calibragem – A pressão de ar correta é um item extremamente importante para o bom desempenho do pneu e para a sua segurança. Deve ser verificada e ajustada regularmente, e sempre com os pneus frios.

Os pneus devem ser inflados de consonância com a fardo transportada e a velocidade de utilização. 

4. Atenção na combinação de Pneus Duplos – Para que os pneus rodem com o sumo de eficiência, deve-se observar as performances também em eixos de tração ou livres. Os duplos devem ter as mesmas características:

  • Tipo de construção;
  • Dimensões;
  • Marcas;
  • Larguras e Diâmetros iguais;
  • Desenhos iguais;
  • Profundidades de sulcos iguais.

Pneus duplos mal combinados proporcionarão desgaste irregular do pneu de maior diâmetro, diminuindo sua performance quilométrica e consequentemente sua vida útil.

5. Faça o rodízio regularmente – Rodízio é a mudança periódica de posição dos pneus no veículo, para gratificar a diferença de desgaste em função de vários fatores, porquê:

  • Irregularidades mecânicas;
  • Distribuição de fardo;
  • Heterogeneidade do trajectória.

O rodízio é indicado para todos os pneus dos veículos e deve ser realizado de forma periódica e preventiva, a término de extrair o sumo de desempenho dos pneus e do veículo.

6. Alinhamento – Tem o objetivo de fazer com que as rodas rodem sem arrasto, o que proporciona desgaste mais uniforme dos pneus, redução do consumo de combustível e evita a deterioração dos componentes da suspensão. Aliás, diminui os esforços que incidem sobre o sistema de direção, o que facilita a dirigibilidade do veículo.

7. Balanceamento – Balanceamento é o estabilidade de massas do conjunto pneu e roda. Nascente estabilidade é necessário para:

  • Reduzir ou expelir as vibrações e trepidações geradas;
  • Melhorar o conforto do operador;
  • Aumentar a vida dos componentes mecânicos do veículo;
  • Deve-se realizar o balanceamento de forma preventiva e periódica.

8. Fique sengo às condições mecânicas – A suspensão é responsável por haurir os impactos do solo e garante a firmeza do caminhão, contribuindo para um desempenho seguro no trânsito e maior conforto aos caminhoneiros na direção.

Recomenda-se revisões preventivas periódicas de todos os componentes da suspensão do veículo a término de prometer o bom funcionamento do sistema.

As más condições dos itens de suspensão causam desgastes irregulares e prematuros nos pneus, aumentam o consumo de combustível e diminuem a firmeza do veículo, comprometendo a dirigibilidade e sua segurança.

9. Retirada do pneu para Reformas – Os pneus devem ser retirados para reforma ANTES que a profundidade de sulco da margem de rodagem chegue em 1,6mm no ponto mais liso (Lei).

Mas normalmente cada frota ou caminhoneiro utiliza seu próprio critério, levando em consideração seu tipo de trabalho e experiências históricas.

Esse fator de retirada do pneu para reforma com a profundidade de sulco adequada para o tipo de serviço, reflete na preservação da carcaça e, consequentemente, contribui para o aumento da vida útil e menor dispêndio por km rodado.

A antecipação de remoção do pneu para reforma permite manter um volume de borracha remanescente que facilita o serviço de reforma, permitindo reparos e melhor aproveitamento da carcaça depois o processo de raspagem, realizado antes da emprego da novidade filarmónica de rodagem.

10. Meio Segura e Econômica – Os hábitos e estilos de meio são determinantes para a segurança e economia dos motoristas, sendo assim devemos nos constatar a algumas dicas, tais porquê:

  • Agir e conduzir o veículo com totalidade responsabilidade, obedecendo as Leis de trânsito, garantindo a própria segurança, a de terceiros e da fardo;
  • Praticar a meio com “Previsão”, ou seja, aquela que o motorista está sempre prudente no que poderá ocorrer a sua volta;
  • Trafegar com o veículo sempre engrenado;
  • Realizar manutenção periódica e preventiva nos sistemas de freios, direção, suspensão, elétrico e esfriamento.
TODO TERRENO: Risca Dunlop SP 835 foi desenvolvida para emprego regional e rodoviária para eixos de tração, trazendo mais segurança para caminhoneiros na estrada. Foto: Divulgação/Dunlop



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