Por que SEO é um processo contínuo?
por Lucas Maranho
Terça-feira, 14 de junho de 2022
Tempo de leitura: 12 minutos
Por que o SEO precisa ser um processo contínuo? Por que não otimizar tudo de uma vez e investir tempo e recursos financeiros em outras estratégias?
Desculpe informar, mas se você anda pensando assim, ainda não entendeu o que de traje é o SEO e porquê ele funciona.
Resultados orgânicos nascem a partir de tempo investido, chegam a longo prazo e só permanecem quando há perseverança.
O SEO tem um processo de prolongamento exponencial. Assim porquê uma vegetal que é cuidada, podada e regada todos os dias para dar mais e melhores frutos, o SEO também exige cuidados constantes.
Existem outros fatores que ajudam a entender por que o processo contínuo é necessário, porquê a performance da sua concorrência, a mudança do mercado, mudanças do comportamento do usuário e, principalmente, as mudanças diárias do Google e outros mecanismos de procura.
O Google atualiza continuamente, e você também deveria
“Praticamente todos os dias, o Google lança pelo menos uma diferença para melhorar os resultados da pesquisa. A maioria dessas mudanças não é perceptível, mas ajuda no nosso processo de aprimoramento contínuo.”
– Blog da Meão de Pesquisa Google
Dentre todas essas atualizações, há algumas que se destacam por alterarem o funcionamento dos fatores de ranqueamento. São novas tecnologias que aumentam a precisão do mecanismo de procura e colocam em cheque o teor, a técnica, a segurança e diversos outros aspectos dos sites. Conheça as principais:
Google Panda (2011)
É uma das atualizações mais antigas e importantes para o teor dentro de um site. Antes dessa atualização, sites repletos de teor inútil conseguiam se espremer pelas brechas e galgar posições no buscador. Com o Google Panda, a relevância de um texto passou a ser considerada para que o Google começasse a filtrar e a qualificar informações de uma maneira mais sátira e voltada para o usuário.
Google Penguin (2012)
O webspam algorithm update, também divulgado porquê Penguin Update, foi uma resposta ao incremento evidente das táticas black hat de link building. A sofisticação do algoritmo mudou a maneira porquê o Google analisava e premiava a obtenção de backlinks por secção dos sites. Ou seja, se antes o volume de backlinks era integral para a lei da domínio de um domínio, agora a qualidade e a naturalidade dessas menções são consideradas.
Google Hummingbird (2013)
Além das palavras-chave, essa atualização explora todo o campo semântico de um teor. E de tempos em tempos sempre podemos deslindar novas palavras, termos e expressões que podem ser adicionadas a um texto. Por isso, é importante indagar e manter ininterrupção nas atualizações de teor.
Google Pigeon (2014)
Esse update começou a entregar buscas baseadas na geolocalização do usuário. É interessante utilizar todos os dados estruturados do site e mantê-los atualizados incessantemente, para que os resultados de procura sejam assertivos.
Google Fred (2017)
O mecanismo de procura passou a penalizar sites de informação que possuem muito apelo mercantil, prezando por conteúdos informacionais que de trajo pudessem sanar as dúvidas e as necessidades dos clientes, tornando a jornada de compra mais prazerosa e humanizada.
Google RankBrain (2015)
Com o lançamento do RankBrain, o algoritmo do Google deixa de ser majoritariamente “handcoded”, ou codificado a mão, para ser gerado por lucidez sintético. Dessa maneira, o buscador pode realmente entender as buscas feitas pelos usuários em vez de procurar por correspondências exatas entre o que é buscado e os conteúdos disponíveis na web. Isso quer expressar que, para ranquear, os conteúdos deveriam se discursar ainda mais com a intenção de procura dos users.
Full Mobile-First Índice (2021)
O Google prioriza sites que são adeptos do mobile, trabalhando positivamente na experiência do usuário. Segundo a startup Leadster, uma porcentagem de 56% dos usuários realizam buscas exclusivamente pelo seu smartphone, logo ser mobile friendly tem se tornado um fator principal.
Razões para não deixar seu SEO parado
Se as próprias atualizações do Google ainda não te convenceram de que o seu site não pode parar no tempo, cá vão mais algumas razões pelas quais o trabalho contínuo com SEO é mais do que necessário:
O comportamento do usuário muda
O seu site pode sim estar capaz e adequado para atender ao que o usuário procura neste exato momento, mas porquê será dentro de alguns meses ou anos?
Não podemos prometer uma consistência no comportamento do usuário, até porque a cada dia as pessoas buscam ainda mais rapidez e formas de que sua compra ou pesquisa aconteça em, no sumo, minutos.
Os seus concorrentes continuam performando
Por mais que você não esteja aplicando as técnicas de SEO continuamente, lembre-se de que há concorrentes fazendo isso. Essa diferença pode fazer com que eles se destaquem e tomem seu lugar na SERP!
Desde o momento em que houver uma pausa, eles colocarão ainda mais esforços para tomar seu espaço e invadir suas keywords – caso haja uma disputa por elas.
O negócio eletrônico é inflexível, a Internet muda continuamente, e não podemos sequer cogitar “dormir no ponto”.
O mercado cresce e varia
O marketplace, os softwares e os diferentes canais e tecnologias das quais você depende também tendem a evoluir. Assim, sua plataforma pode passar por mudanças no gerenciamento, segurança e fatores de performance.
E nem só o usuário muda. Sua empresa pode passar por transições, mudanças de público meta ou persona. Porquê resultado, o SEO deve mudar sinergicamente.
A soma de novos produtos e serviços podem ser o motivo de ter que investir em diferentes keywords. Além do mais, elas abrem portas para novas oportunidades e estratégias
Para evolução, é necessário dedicação
Se o seu teor está sendo considerado um unicórnio e gera uma porcentagem altíssima de conversão, com certeza você já sabe porquê um blog é importante para seu usuário.
Quando falamos de teor, sabemos da relevância de manter um blog ativo, com informações de qualidade. Responder às dúvidas dos seus usuários, gerar valor à marca e aos produtos novos…
Um site ranqueado e um teor unicórnio não são conquistados em um mês. Para que isso aconteça, são necessários persistência, testes, atualizações e otimizações, é evidente! Tudo isso é fruto de diferentes análises.
Seguem cá alguns exemplos de comportamentos do usuário que podem ser um grande sinal do que medir, retirar ou realocar para a melhora de performance do seu site:
- Quanto tempo permanecem em sua página?
- Qual ou quais os conteúdos com a maior taxa de bounce rate?
- O que gera mais cliques para conteúdos de outras etapas do funil?
A perda que uma descontinuidade motivo
Entenda o que pode ocorrer com o seu site caso os trabalhos de SEO sejam descontinuados.
Perda de posicionamento e tráfico orgânico
A pausa no SEO do seu site pode gerar uma queda significativa no posicionamento. Isso interfere diretamente no fluxo de usuários acessando suas páginas diariamente.
Passar da primeira página do Google durante uma pesquisa é uma coisa que pouquíssimas pessoas fazem, porque, na lógica, tudo que é de trajo importante e seguro o Google mostra primeiro. Transpor da posição de privilégio que a primeira página representa pode valer perdas consideráveis de faturamento.
Sujeição
O resultado no tráfico pago é momentâneo, e muito vantajoso para nós que estamos inseridos em uma cultura em que tudo precisa intercorrer imediatamente. Mas para que esse resultado aconteça, deve possuir sempre um recurso financeiro “rodando”. Caso contrário, o tráfico se interrompe.
Uma das vantagens do SEO é não precisar mais depender do tráfico pago. Sem narrar a confiabilidade que o usuário tem com os primeiros resultados orgânicos.
A influência do SEO em outros canais
Ao integrar o SEO a outros canais de tráfico, alguns aspectos acabam sendo favorecidos. Por exemplo:
- Subtracção de custos por clique.
- Melhor gestão das campanhas.
- Teor porquê referência para redes sociais.
O duelo por trás de estar posicionado é justamente a perseverança, já que manter um blog ativo, estar circunspecto às atualizações e as principais mudanças de comportamento do usuário são tarefas que exigem tempo e expertise!
Leia também: Porquê melhorar o posicionamento do seu e-commerce no Google
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