Quer eclodir (e muito) ao mercado de trabalho no LinkedIn? Veja dicas
Seja para buscar novas oportunidades de tarefa, fazer networking (edificar uma rede de contatos) ou até desenvolver habilidades, o LinkedIn é uma ótima pedida. A instrumento zero mais é que uma rede social voltada para o mercado de trabalho, idealizada mormente para promover essa parceria entre profissionais e empresas. Lançado em 2002, o site de empregos conta com 774 milhões de usuários cadastrados e está presente em mais de 200 países.
Mas, para se evidenciar na rede, é importante se destinar. Ter um perfil completo, objetivo e, evidente, informativo, é fundamental para colocar o seu perfil na frente e conseguir invocar a atenção dos recrutadores e profissionais de processo seletivo.
Para te ajudar nesse duelo, preparamos cá cinco dicas infalíveis.
1. Foto de destaque
A imagem no perfil é fundamental não só porque é uma forma de apresentar mais informações sobre o seu perfil, mas também porque é responsável por aumentar o número de visitas ao seu currículo.
Mas não pode ser qualquer foto. Ela precisa estar de tratado com a vaga e a extensão do profissional.
Para um jurisperito, por exemplo, a imagem deve ser mais séria, com sinais e roupas alinhadas às expectativas da espaço. Para um profissional da extensão criativa, porquê um roteirista ou publicitário, já é provável mostrar objetivos e características mais despojadas. É fundamental reconhecer e pensar nesses detalhes antes de juntar a imagem e associá-la ao seu perfil.
Aliás, não podemos olvidar dos detalhes técnicos que tanto prejudicam a imagem. Busque fotos com boa nitidez e iluminação. Observe o envolvente ao volta para que ele não prejudique a mensagem que se pretende passar.
2. Personalizar a URL
O LinkedIn oferece a possibilidade de customizar a URL do seu perfil. Dessa forma, em vez de chegar uma confusão de letras e números sem sentido, você tem a chance de juntar somente o seu nome para ter um endereço eletrônico limpo e objetivo para quem for te pesquisar.
Além de ser uma opção mais amigável, essa opção é uma ótima pedida para melhorar o ranqueamento do seu perfil por meio dos mecanismos de buscas.
3. Use palavras-chaves
Na internet, você acha de tudo. São informações e dados de diferentes lugares e áreas. Para facilitar e melhorar a experiência de procura, surgiu o chamado SEO (Search Engine Optimization; em tradução livre, otimização para motores de procura).
O SEO consiste em um conjunto de técnicas das quais objetivo é melhorar o posicionamento de uma página de site ou blog para que o usuário encontre aquela informação com mais facilidade, de congraçamento com a qualidade do teor.
Na mesma risco, o LinkedIn funciona com os perfis. Por isso, se o seu currículo virtual estiver objetivo, completo e informativo, existem mais chances dele chegar em um bom posicionamento na hora que o recrutador pesquisar por alguém parecido com você.
Uma forma de incentivar e otimizar essas informações é utilizar palavras-chaves adequadas à sua dimensão de interesse e atuação em todo o currículo, desde o resumo até o escopo da sua função.
Para dar um exemplo, um produtor de teor pode considerar as seguintes palavras-chaves: “planejamento de teor”, “parceria com marcas e empresas”, “geração de teor para as redes sociais”, “geração de teor do dedo” etc.
A melhor forma de encontrar essas palavras-chaves é botando a mão na tamanho. Vale a pena indagar algumas vagas do seu interesse, identificar as palavras-chaves que costumam brotar de maneira repetida e adicioná-las ao seu currículo.
4. Seu função importa
É generalidade as pessoas adicionarem informações porquê “em procura de novidade oportunidade” e “desempregado” no título do seu função, que fica logo na apresentação. Porém, isso pode prejudicar o desempenho do seu perfil.
Porquê há influência nos mecanismos de procura, esse campo deve ser utilizado para propalar o função atual ou o último função ocupado para se evidenciar durante a pesquisa do recrutador.
5. Aposte nas recomendações
No LinkedIn, há um campo para aditar habilidades em tags, porquê planejamento estratégico, Excel, produção de teor, entre outros. Além de ser um campo importante para evidenciar o seu perfil, é uma extensão ótima para estimular o networking.
Isso porque, por ali, é provável recomendar habilidades de colegas, o que também agrega valor ao currículo do outro. Da mesma forma, quando você recomenda alguém, há uma certa reciprocidade: ou seja, a outra pessoa sente vontade de também recomendar alguma conhecimento sua.