Resenha do livro SEO Prático


O responsável Adriano Almeida, traz nesse livro uma abordagem muito objetiva das técnicas de SEO, que se aplicadas corretamente farão com que o seu site apareça na primeira página de buscas, sem a premência de investir em publicidade paga para isso.

Em 13 capítulos ele consegue apresentar um teor que serve tanto para iniciantes quanto para profissionais de SEO, mas também pode ser utilizado por programadores que não possuem experiência em otimização para buscadores.


Capítulo 1 – A internet gira em torno dos buscadores

Apresenta uma abordagem sobre a preço de romper nos resultados de procura, o quanto de retorno isso pode trazer. Deixa evidente que não basta exclusivamente nascer nas buscas, tem que marcar presença mesmo, de forma poderoso e consistente.

“Chegar nos resultados do Google é o passo 0 pra quem quer conseguir mais acessos e mais clientes para seu site.”

Capítulo 2 – Uma procura não é uma simples procura

Um capítulo importante para entender porquê as buscas funcionam, principalmente para entender o que é um “spider”. Ou por outra ele fala sobre o PageRank, a evolução dos algoritmos de procura (Panda, Penguin e Hummingbird).

“Enquanto você lê esse livro, o Google (e os outros buscadores também) está acessando e analisando, sem parar, as diversas páginas dos mais de 1 moringão de sites disponíveis no mundo.”

Capítulos 3 a 5 – Começando um projeto de SEO

São 3 capítulos que mostram porquê impor SEO durante o processo de geração de um site. Ele fala sobre a influência na escolha do domínio, trazendo dicas e sugestões para uma melhor escolha, seleção de palavras-chave usando keyword research, apresenta o uso de ferramentas básicas porquê Google Analytics, Webmaster Tools, relatórios e principalmente, melhoria de resultados.

Capítulos 6 a 8 – Onepage SEO

Uma das partes mais interesasntes do livro, pois ele mostra porquê melhorar o posicionamento do site nas buscas fazendo alterações simples no código HTML do site. Aborda o uso das tags Hx, title, meta tags e otimização de imagens. Mesmo que você não tenha nenhum conhecimento de SEO, se ler somente essa secção vai conseguir, de forma fácil, empregar as técnicas e iniciar o processo de melhoria do posicionamento do seu site.

Capítulos 9 e 10 – Offpage SEO

Um capítulo mais voltado para otimização fora do site, através de link building e principalmente, marketing.

“Fazer com que as pessoas saibam de você é fundamental. Melhor ainda é quando as outras pessoas falam de você (e, se possível, falem muito). Ou seja, você precisa de popularidade.”

Essa frase do responsável descreve perfeitamente o que é ensinado nesses 2 capítulos. Técnicas para melhorar o link building do site, fazer com que pessoas de relevância falem do site, ter sites e matérias apontando para o site, enfim, várias possibilidades para que você consiga melhorar o posicionamento sem a premência de modificar o teor e estrutura do site.

Capítulos 11 a 13 – Detalhes técnicos para SEO e ferramentas úteis

Nos últimos capítulos o responsável apresenta detalhes técnicos para SEO e ferramentas que são muito úteis para o monitoramento e obtenção de informações. O responsável descreve a prestígio do monitoramento ordenado, e a pesquisa sobre palavras-chave utilizadas pelos seus usuários e pelos concorrentes, de forma a fazer o melhor uso delas em prol de um melhor posicionamento no ranking.

O livro é bom o suficiente para prender a atenção e não dar vontade de parar de ler. Eu li o livro inteiro em poucas horas, e com certeza lerei novamente, fazendo várias anotações, pois o teor tem qualidade e principalmente UTILIDADE.

Sobre o livro:

  • Título: SEO Prático – Seu site na primeira página das buscas
  • Responsável: Adriano Almeida
  • Editora: Lar do Código
  • ISBN: 978-85-5519-034-6
  • Ano: 2015
  • Páginas: 172
  • Aprimoramento: Impresso/E-book



Fonte