Desde 2010, a velocidade de carregamento e otimização são fatores essenciais para manter seu site muito posicionado no rank do Google. No mês de julho de 2018, o Google anunciou que dará preferência de indexação e ranqueamento para sites que possuírem versão mobile.
O pregão do Mobile First, que já vem sendo comentado há muito tempo pelas principais Agências de SEO, esta mudança pode promover um ligeiro impacto no posicionamento dos resultados de procura. Aprenda agora porquê evitar permanecer de fora das buscas feitas por smartphones!
A valimento do Mobile First para usuários e empresas
Em uma pesquisa do Internet Trends 2018, Mary Meeker afirma que adultos passam em média mais de 3h30 navegando na internet pelo celular, e 2h10 navegando por desktop.
Gráfico sobre consumo de mídia do dedo por adultos.Com a enunciação do Google, as pesquisas feitas em dispositivos móveis apresentarão resultados de sites que tiverem versões mobile, ou seja, sites que não são responsivos, e que não estão otimizados para celulares, podem perder o posicionamento na procura orgânica.
Para continuar aparecendo para seus clientes, é preciso pensar em estratégias de marketing do dedo que deem um bom posicionamento nas buscas feitas através do celular.
Uma das métricas mais relevantes para o Mobile First é a velocidade/tempo de carregamento do site. Segundo pesquisas do Google, a cada 1 segundo que seu site lentidão para carregar no mobile há a chance de perder 20% das conversões.
Ou por outra, as pesquisas mostram que sites que demoram mais de 3 segundos para carregar perdem metade dos visitantes.
Infográfico divulgado pelo Google sobre velocidade mobile.
Para saber a velocidade do site, separamos algumas ferramentas para avaliação.
1- Compare seu site com os seus concorrentes
A instrumento Speed Scorecard possibilita que você faça a conferência de velocidade do seu site em relação a dez concorrentes. Dessa forma, é provável compreender caso o seu site esteja perdendo acessos para outras empresas.
Exemplo de teste na instrumento Speed Scorecard.
Ainda não está convicto que o Mobile First veio para permanecer? A próxima instrumento pode te fazer mudar de teoria!
2- Calculadora de Impacto
Essa instrumento do Google possibilita calcular a quantidade de receita que poderá ser aumentada, caso o site tenha uma versão mobile. A calculadora de impacto utiliza os dados fornecidos do Google Analytics para mensurar as informações de receita.
Calculadora de Impacto do Google: Vendas vs Velocidade do site.
3- PageSpeed Insights
Uma das ferramentas mais utilizadas para estimar o desempenho de velocidade dos sites, tanto para desktop quanto para mobile, é o PageSpeed Insights. Com uma interface simples de manusear, basta inserir a URL do seu site e fazer uma procura. Além da velocidade do site, a instrumento dá opções de melhorias porquê otimização de imagem e até mesmo boas práticas dentro do código HTML.
Teste de velocidade no Google Pagespeed.
4- Conheça o AMP (Acelerador de Páginas Mobile)
O AMP foi apresentado no mercado em meados de 2015. Sua proposta é simples: apressar a apresentação das páginas buscadas em celulares, reduzindo o uso de dados móveis. As páginas que utilizam o AMP são apresentadas quase que instantaneamente para os usuários, o que os deixa bastante satisfeitos.
AMP: Acelerador de Páginas Mobile.
O AMP tem melhorado sua tecnologia continuamente, aprimorando sua instrumento para apressar as buscas através do Google Shopping e, até mesmo, facilitando a introdução de e-mails nos celulares.
Outros cuidados necessários
Vale ressaltar que a velocidade de carregamento do site no celular, é uma das diversas outras métricas necessárias para o posicionamento na procura orgânica.
Além da velocidade do site no mobile, é preciso pensar também na usabilidade o usuário, facilidade de navegação entre as páginas, otimização do site com foco na procura orgânica (Técnicas de SEO), relevância dos textos, entre diversas outras questões que são consideradas boas práticas para o google para o ranqueamento no buscador.
Seu site está pronto para essa mudança?
( function( d, s, id )
var js, fjs = d.getElementsByTagName( s )[0];
if ( d.getElementById( id ) ) return;
js = d.createElement( s ); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5&appId=305449883698649";
fjs.parentNode.insertBefore( js, fjs );
( document, 'script', 'facebook-jssdk' ) );




