Seo para e-commerce de sucesso
O SEO com certeza ainda está nos principais meios de resultado no negócio online. Mesmo depois de especulações de que o famoso SEO (Search Engine Optimization) não seria mais tão importante, ele ressurgiu porquê uma estratégia possante para o mercado do dedo.
No SEO para e-commerce as estratégias não são diferentes, na verdade é precípuo ter a otimização para que a loja virtual possa sobreviver no meio das disputas acirradas da concorrência.
O principal fator para que o SEO se tornasse tão importante para o e-commerce foi o CAC (Dispêndio de Compra de Clientes). O CAC zero mais é do que um indicador de performance, ele mostra quanto moeda a empresa investiu para invadir cada cliente, isso ajuda o empreendedor a compreender os reais investimentos e se estão sendo feitos de forma correta. Por conta disto o SEO para e-commerce cresceu consideravelmente nos últimos anos, ainda mais pelo encarecimento da mídia do dedo.
Na procura por clientes o Inbound Marketing tem sido a estratégia mais utilizada para açodar o posicionamento nos indexadores, e para isso é necessário gerar conteúdos de qualidade otimizados. E evidente que estes conteúdos não valem somente para blogs, cada dia mais lojas virtuais tem investido em conteúdos de qualidades, tudo estruturado na hora de lançar as estratégias de SEO para e-commerce.
Para sua loja virtual inferir o sucesso, temos algumas dicas muito importantes de SEO para e-commerce para você empregar no seu negócio online e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de procura.
1 – Invista em otimização para mobile e-commerce
O uso de smartphones tem desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, operações mais ousadas tem sido feitas através do mobile de forma mais segura e prática, transações bancárias e compras online tem sido cada vez mais generalidade.
A influência de aparelhos móveis está sendo tão grande que até mesmo o Google está priorizando os sites mobile-friendly. Ou seja, se o seu e-commerce estiver otimizado, melhor as suas chances de rankeamento.
Pensando nisso, faça parcerias com empresas que ofereçam uma plataforma adaptada para sites responsivos, assim terá uma loja virtual integrada e totalmente otimizada para mobile.
2 – Faça uso de sitemaps no seu e-commerce
O sitemap, ou se preferir planta do site, é um registo XML que agrupa todas as URLs das suas páginas. Leste registo mostra ao robô buscador, todas as páginas que você gostaria que fossem acessíveis nas buscas. Na verdade, o sitemap é responsável pela indexação do seu site.
O registo em XML pode ser criado das seguintes maneiras:
- Manualmente
- Por meio de aplicativos
- Ferramentas online
Quando levante registo for concluído ele deve ser inserido no diretório principal do site. Logo em seguida o processo o Google vai precisar saber a localização e o nome do registo. Existe uma forma mais prática de realizar esta período utilizando o Google Webmaster Tools. O sitemap é uma técnica favorável de SEO para e-commerce e vale ser aplicada.
3 – Melhore suas metas descrições
As metas descrições são um fator muito importante na hora da navegação, através delas é que o usuário decidirá clicar, ou não no seu link. Meta descriptions são os pequenos blocos de textos que ficam aquém do título principal nos resultados de procura.
Geralmente essas descrições devem moderar até 160 caracteres, que resumem basicamente o teor que você tem a oferecer. A meta descrição pode não ter influência na indexação da sua página, porém é um fator preponderante para atrair tráfico para o site.
Para ter uma boa meta descriptions você precisará ter em mente as seguintes questões:
- deve sofrear de 135 a 160 caracteres;
- grafar em voz ativa, usando também o imperativo;
- incluir uma chamada para ação (CTA), se provável;
- focar no teor muito estruturado e objetivo;
- não se olvidar das palavras-chave;
- deve ser única.
Utilize informações relevantes, apresente em poucas palavras o que você tem de melhor e com certeza receberá vários visitantes.
4 – Atenção para as URLs do seu site
Uma outra opção do SEO para e-commerce são as URLs, nesta questão também se deve ter muito desvelo, enfim, é uma das partes mais importantes e fixas do seu site. Conseguir manter estes endereços eletrônicos atrativos e relevantes pode ser a garantia de um bom rankeamento nos mecanismos de procura.
URL das páginas para web devem ser curtas, objetivas e chamativas. Para separar as palavras o uso do hífen é o mais indicado. Também é bom evitar espaços, sublinhados ou qualquer outro caractere que faça o trabalho de separação de palavras. Vale lembrar que também o uso excessivo de hífens pode ser mal visto pelo buscador, logo é bom usá-lo com moderação, quanto mais curta sua URL menos caracteres terá de utilizar.
5 – Tenha boas descrições de produtos
É muito generalidade vermos nas lojas virtuais informações repetidas, que geralmente vem do obreiro do resultado, mas isso pode ser muito ruim para a otimização do seu site.
O Google leva em consideração boas descrições, as especificações do resultado devem ser muito muito elaboradas para invocar não só atenção do Google, porquê também dos seus clientes.
Umas das formas indicadas para que essa estratégia seja realizada com sucesso é contratando um profissional copywriter com experiência em SEO.
Estas são as dicas exclusivas de SEO para e-commerce para você utilizar na sua loja virtual e ter muito sucesso. Não deixe de nos escoltar e assine nossa newsletter para mais novidades.