Técnicas de Link Building para impulsionar tráfico e vendas online
por Jordana Hedler
Quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 10 minutos
O SEO ainda não é uma dimensão tão conhecida no Brasil. Quando falamos sobre Link Building, isso é ainda mais evidente.
O que grande secção do mercado ainda não conhece, é que o Link Building é uma das estratégias mais importantes (senão a mais importante) para crescer os acessos orgânicos de um site e gerar mais vendas.
Todavia, muitos webmasters ainda não conhecem formas de porquê utilizar estratégias de compra de links que podem realmente trazer resultado.
Pensando nisso, preparei um post para mostrar as principais técnicas de link building de 2022, mostrando também porquê implementá-las da maneira correta.
Guest Post
Por mais que muitas pessoas ainda achem que não vale mais a pena, a verdade é que o guest post é uma técnica de link building que ainda funciona muito muito em 2022.
O guest post consiste em identificar sites que possuem relação com o nicho que você trabalha e, a partir daí, oferecer um teor de valor em troca de links.
Em outras palavras, você entra em contato com um webmaster e oferece produzir um teor para ele de forma “gratuita”, desde que ele insira um para o seu site.
Por exemplo, considerando que alguém possui um e-commerce que vende produtos para bebês, essa pessoa poderia entrar em contato com sites que falam sobre maternidade, dicas para mães etc.
Para fazer isso, uma boa teoria é digitar no google “blogs sobre maternidade”. O buscador irá trazer sites que listam os melhores blogs sobre maternidade da internet.
A partir daí, basta entrar em cada um dos blogs, pegar o contato do(a) possuinte do website e sugerir uma tarifa para o blog em troca de um cláusula.
Vale ressaltar que para fazer um bom guest post, sem que haja riscos, existem algumas boas práticas, porquê:
- Teor com no mínimo 800 palavras;
- Adicione um link para um site extrínseco logo no início do post, que complementa as informações que estão sendo abordadas. Um bom exemplo desses sites são o wikipedia, sites do google, sites do governo, entre outros;
- Busque aditar somente 1 link para o seu site, de preferência no final do teor;
- Adicione imagens para deixar o teor ainda mais rico e “originário”;
- Não publique em qualquer site. Pense em sites que realmente podem ter uma relação com o seu e-commerce, para que sejam pensadas e elaboradas pautas que façam sentido.
Skyscraper technique
A técnica de Skyscraper é muito provavelmente uma das melhores estratégias de Link Building atualmente.
O grande favor dessa técnica em relação ao guest post, é que ela é totalmente escalável. Ou seja, no guest post para você conseguir 100 links para o seu site, vai ser preciso produzir 100 conteúdos diferentes.
Sendo assim, é alguma coisa que além de dar muito trabalho, vai rematar gerando mais gastos. Pois, geralmente, os webmasters costumam contratar redatores web para fazer esse trabalho.
Com uma boa técnica de Skyscraper, com somente um cláusula é provável conseguir todos esses 100 links de diferentes domínios. Na veras, não há um limite de links. Por isso, é uma ótima forma de escalar sua estratégia de link building e fugir dos guest posts.
Para fazer uma ótima estratégia de Skyscraper, é necessário:
- Identificar uma termo-chave principal;
- Digitar ela no Google e identificar todos os sites que aparecem nas 20 primeiras posições para essa procura;
- Explorar cada uma das URLs dos concorrentes em ferramentas porquê Ahrefs ou SEMrush e a partir daí, identificar quais domínios estão linkando para esse teor;
- Agora, vem talvez a secção mais difícil. A missão agora é fazer um teor melhor, porquê por exemplo: criando vídeos, criando infográficos, colocando mais teor rico e individual etc.;
- Depois a geração de um teor melhor, você pode pegar os domínios que já linkam para seu concorrente e entrar em contato com os webmasters dizendo que o seu teor está mais completo e portanto, mais relevante para a audiência deles.
Do dedo PR / Assessoria de Prelo Do dedo
O Do dedo PR é para muitos profissionais da dimensão, a evolução e consequentemente, o horizonte do Link Building.
No Do dedo PR, são abordadas técnicas de relações públicas, jornalismo e marketing com um único objetivo no final: gerar mais exposição à marca ou a pessoa e conseguir links para o site.
Mormente porque nos dias de hoje, trabalhar estratégias de Relações Públicas (PR) exclusivamente com o intuito de ser mencionado em um grande site já não é mais suficiente.
É preciso utilizar essa técnica aliada com outras estratégias de marketing do dedo, nesse caso, de SEO.
Para utilizar muito o Do dedo PR, normalmente é necessário ter uma formação em faculdades de informação, porquê Relações Públicas ou Jornalismo.
Por esse motivo, muitos donos de e-commerce preferem contratar agências ou profissionais para implementar essas estratégias.
De qualquer maneira, hoje já existem muitos cursos de assessoria de prelo que são focados exclusivamente para o mercado do dedo.
Se por exemplo, você possui uma loja virtual que vende não só os seus produtos, mas também produtos de terceiros, atuando porquê um afiliado do dedo, por exemplo, é uma ótima forma de melhorar o posicionamento das suas páginas de review de produtos e conseguir mais vendas.
Técnica de menção da marca
A técnica de menção à marca é muito simples de entender, mas muitos donos de site não implementam e acabam perdendo uma ótima forma de lucrar links.
A estratégia consiste em buscar sites que mencionaram sua marca pela web, mas que por qualquer motivo, não inseriram um link apontando para o seu site.
Essa é uma ótima forma de conseguir links, pois se o webmaster já mencionou a marca, há grandes chances também dele inserir um link para sua home page, por exemplo.
Para utilizar essa técnica, você pode entrar no Google e digitar o seguinte comando:
intext: ecommercebrasil
Pronto, agora basta deixar com o buscador. O Google irá logo trazer todos os sites na web que mencionaram a marca do ecommercebrasil em qualquer momento.
A partir daí, basta entrar nesses sites, pegar o contato e pedir para inserir um link.
Desenlace
No mundo do dedo, é principal que sites institucionais, locais e lojas virtuais trabalhem estratégias de link building da forma correta.
Pois, assim porquê os links trazem muitos benefícios para aumento de tráfico orgânico e vendas, pode também ser muito prejudicial se feito da forma errada.
Sendo assim, agora você já sabe porquê edificar boas estratégias de links que fujam das punições dadas pelo algoritmo do Google.
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