Testei ‘O Fino do Tênis’: lives são diferencial no curso online de Meligeni – 23/12/2020
Há pouco mais de um mês, ganhei de presente da Fileira “O Fino do Tênis”, curso online com Fernando Meligeni. Venho agora, nas linhas aquém, descrever porquê foi minha experiência com o material – não porque recebi porquê cortesia, mas porque um número interessante de leitores me perguntou a reverência, querendo saber a resposta para pergunta mais recorrente da história da humanidade: “vale a pena?”
Porquê tudo na vida, o “vale a pena” de um é dissemelhante do “vale a pena” do outro, e isso tem a ver com fatores diferentes, que vão desde a relação de cada pessoa com a tecnologia até a profundidade da conta bancária. Portanto, faz mais sentido eu explicar porquê a coisa funciona, e vocês podem resolver por conta própria se vale a pena ou não.
O entrada
Um dos pecados do curso é deixar o usuário um pouco confuso com as nomenclaturas da coisa. O site que anuncia o curso é o ProXperience, mas o curso em si se labareda “O Fino do Tênis”, e quem faz a letreiro recebe o aproximação de alguma coisa chamado Hotmart Club. Pode assustar quem não tem tanta facilidade no manuseio de smartphones, tablets e computadores em universal.
Navegação
A boa notícia é que depois de fazer o login, velejar pelo material é super simples. No laptop, um menu lateral lista os módulos (saque, forehand, backhand, etc.), enquanto a secção meão exibe os vídeos. Cada módulo tem vários itens, com um vídeo para cada. Na reembolso de saque, por exemplo, o aluno encontra introdução, empunhadura, reembolso de primeiro saque, reembolso de segundo saque, posicionamento, postura-e-movimentação, leitura de saque e saque no corpo. Cada item contém um vídeo específico com demonstrações, explicações e comentários do próprio Meligeni.
Basta, no sumo, um par de cliques para acessar cada vídeo. Uma ótima funcionalidade da plataforma é registrar quais vídeos o aluno já viu. Assim, fica difícil se perder no meio do extenso material.
Teor
Meligeni é muito didático – porquê precisava ser mesmo – explicando os golpes, suas variações e seus porquês. Cada módulo inclui também comentários sobre a emprego estratégica de cada golpe – e são comentários que valem tanto para juvenis quanto para amadores competitivos, já que todos ensinamentos podem ser aplicados de forma proporcional.
Os vídeos são de óptimo qualidade, não só na solução, mas no que diz reverência à filmagem. Fica muito fácil para o aluno visualizar o que é pretérito pelo “professor Meligeni” porque os takes mostram ângulos diferentes da realização dos golpes (também em câmera lenta) e, em alguns casos, a câmera está supra da quadra, em um drone. Cada módulo ainda sugere exercícios para o aluno colocar em prática o que acabou de ver, e esses drills também são mostrados em vídeos, o que é ótimo.
O diferencial
Quem passa mais tempo navegando por sites de tênis ou até mesmo se limita a redes sociais porquê Facebook e Instagram já deve ter visto outros cursos por aí, a todo tipo de preço. Serena Williams tem sua Masterclass, assim porquê mestres de outras áreas. Andre Agassi tem um curso online na plataforma Udemy, que tem mais 100 milénio cursos sobre diversas áreas.
Se você não fala inglês, a escolha fica mais simples. Passa a ser uma questão de dispêndio-favor e de saber se O Fino do Tênis cabe no seu bolso. Se você fala outros idiomas, aí o leque se amplia e vale olhar com carinho para outras opções antes de tomar uma decisão. Não ouso fazer comparações diretas porque não paguei por Serena, Agassi ou nenhum outro.
O que posso expressar é que o curso de Meligeni têm um extra importante: a chamada “mentoria”, que na verdade são lives com o próprio Meligeni. Nelas, os alunos têm contato direto e ao vivo com o possessor do curso. Tiram dúvidas, conversam, trocam informações e experiências. É um pouco vasqueiro e de valor difícil de medir. Assisti a uma dessas lives e achei óptimo.
Dei a sorte de entrar em um horário interessante para mim (18h) e com poucos alunos. Ao todo, éramos seis. Todos falaram à vontade e participaram no que acabou sendo um bate-papo mediado por Meligeni, que tirava dúvidas e dava sugestões à medida em que a conversa avançava. Que tenista amásio não gostaria de receber dicas de um top 25?
Quanto custa
Hoje, o Fino do Tênis está à venda em dois pacotes. O obrigatório é o PRO, que sai por R$ 697,00 e inclui uma versão do dedo do livro “Cá Tem!”, entrada a uma dimensão de membros para dúvidas e respostas, e ofertas e benefícios dos parceiros do curso (a Fileira é citada cá). O pacote premium é o PROXPERIENCE, que inclui, além de tudo do pacote anterior, “mentoria com o Fino online e ao vivo em turmas”, e outros bônus. Levante pacote está à venda por R$ 997,00 (os preços citados cá são para pagamento à vista e já incluem 12% de desconto). Para mais informações e detalhes, visite o site.
Coisas que eu acho que acho:
– Vale a pena? Porquê disse antes, depende das necessidades e do bolso de cada um. Porquê o mundo do tênis brasiliano tem bolsos com “profundidades” diferentes, não cabe a mim julgar por todos. Que cada um analise e veja se cabe em seu orçamento e no seu jeito de mourejar com o tênis. O que posso declarar é que o teor é de qualidade, muito feito e simples de consultar. Ou por outra, as lives de Meligeni são um diferencial considerável.
– Importante indicar: porquê em tudo que Meligeni faz, ele também ressalta cá a intenção de não querer concorrer com técnicos. A intenção do curso é ser uma espécie de material complementar às aulas. Técnicos e professores, aliás, recebem 15% de percentagem a cada curso comprado por um aluno.
– Também importante: se o aluno não permanecer satisfeito, o curso devolve o numerário integralmente em até 7 dias em seguida a compra.