O YouTube SEO é uma estratégia focada em melhorar o ranqueamento de vídeos no YouTube, que pode aumentar a domínio da marca, a visibilidade do teor e o tráfico.
O YouTube é a maior plataforma de vídeos online e o segundo maior buscador do mundo, segundo o Relatório de Impacto – YouTube Brasil 2020, da Oxford Economics. E quando o tema é procura, as estratégias de SEO podem tornar os vídeos mais relevantes e assistidos.
Mas antes de entrar no ponto do YouTube SEO, primeiro, é importante entender o que é SEO. Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de procura) é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização usadas para compreender o ranqueamento orgânico de páginas nas pesquisas do Google e em outros buscadores, porquê o YouTube.
As estratégias de SEO envolvem técnicas que visam melhorias na performance do site, otimização de teor e design com foco na experiência do usuário e metrificação dos resultados. Quanto mais estratégias de SEO, mais relevante pode ser o teor para o algoritmo do buscador ou plataforma.
Quais as vantagens do YouTube SEO?
Quando se aplica a estratégia de SEO nos conteúdos do YouTube, a teoria é tornar o meato referência no nicho de atuação por meio do posicionamento orgânico nos primeiros resultados de pesquisas, tanto na plataforma, quanto no Google. Com o YouTube SEO, é provável:
Aumentar a visibilidade da marca;
Potencializar o engajamento com o público;
Gerar mais tráfico.
O YouTube SEO é uma escolha para as empresas de cuidados para a vida trabalharem a Jornada de Disease Awareness, devido às limitações para a divulgação de medicamentos prescritos em todo o país, regulamentadas pela ANVISA para controlar o uso exagerado de remédios e direcionar o teor publicitário a quem de indumento interessa.
Por meio de teor estratégicos, é provável fazer com que o público-claro caminhe pela Jornada de Disease Awareness, ou seja, etapas de relacionamento e conhecimento ao consumir conteúdos que vão desde a lanço de conscientização sobre a doença até o comitiva médico.
De que maneira o teor chegará ao público?
O teor chega até o público a partir da combinação de diferentes estratégias dos mecanismos de buscas, que analisam desde às palavras-chave do teor, até o carregamento da página de orientação. Por isso, para lucrar destaque, é importante apostar em:
Tags otimizadas;
Descrições em blocos;
Palavras-chave estratégicas;
Títulos objetivos e persuasivos;
Legendas do próprio YouTube;
Tempo de vídeo de no mínimo 2 minutos.
Desde que alinhados às regras de compliance, LGPD e políticas da plataforma, o YouTube SEO é uma solução em estratégia de marketing do dedo para healthcare.