Não é de hoje que a internet tem sido usada para potencializar as vendas de um negócio. Nesse contexto, é importante que você saiba que as estratégias não precisam permanecer restritas ao e-commerce.
Gostou do matéria e quer saber porquê alavancar as vendas com estratégias que vão além do e-commerce? Logo, nascente cláusula é para você. Continue a leitura para saber mais!
Reputação do dedo
Em primeiro lugar, a reputação do dedo zero mais é do que o conjunto das percepções que o consumidor acumula a reverência da marca no envolvente online. Aliás, todas as experiências – diretas e indiretas – contribuem para a construção da reputação de um negócio.
Se o consumidor ler várias reclamações em sites especializados e não gostar da postura da empresa, por exemplo, ele já terá uma sensação ruim da marca, sabe? Logo, o comprador em potencial desistirá do negócio.
Sendo assim, cuidar da reputação do dedo é fundamental para vender mais na internet. Olha só algumas dicas nesse sentido:
Posicionamento da marca
Acabamos de falar que a reputação está ligada às percepções dos clientes, lembra? Pois muito, em contrapartida, o posicionamento – também publicado porquê branding – consiste em um conjunto de estratégias para melhorar essas percepções.
Mais: as ações servem para deixar a imagem da empresa viva na mente do consumidor para influenciar as decisões de compra. É uma espécie de promessa que precisa ser cumprida durante o relacionamento com a marca, sabe?
Se um negócio se posiciona porquê a loja com melhores preços do mercado, por exemplo, precisa disponibilizar produtos baratos para manter a conformidade do exposição. A mesma lógica pode ser aplicada para outros valores porquê flutuação, inclusão, sustentabilidade, duração dos produtos, qualidade do atendimento e por aí vai.
De toda forma, quando o ponto é branding, também é importante permanecer de olho nos seguintes aspectos:
identidade visual; personalidade da marca; tom de voz; canais de informação, vendas e atendimento; diferenciação no mercado; missão, visão e valores.E-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing baseada na informação via e-mail. Sabe aquela mensagem promocional que você visualiza na caixa de ingressão, lembretes de webinars em que inscreveu, pedidos de avaliação e até as notificações de pagamento sancionado de uma compra feita no e-commerce?
Pois muito, tudo isso faz secção da estratégia de e-mail marketing. Investir na tática é interessante por pretexto do supino alcance, da possibilidade de segmentação e da mensuração facilitada. Aliás, entram nesse contexto também as ações para:
engajar consumidores; propalar conteúdos; educar e nutrir os leads; restabelecer carrinhos; retomar o relacionamento com clientes inativos; fazer pesquisas de satisfação e coletar reviews; fazer atendimento de pós-venda.Mas olha: zero de confundir com spam, viu? Os spams são mensagens indesejadas e intrusivas. De modo universal, o teor desse tipo não é relevante para a persona.
Logo, lembre-se de que os e-mails devem ser enviados com periodicidade moderada e exclusivamente para os consumidores que expressaram a vontade de receber os comunicados, combinado?
SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization – ou otimização para motores de procura, em tradução literal para o português. A estratégia é baseada em fazer ajustes na página para prometer que ela seja encontrada pelo Google e, por consequência, pelos seus consumidores.
Aliás, investir em SEO é importante tanto para quem vende em e-commerce quanto para empreendedores que atuam nas redes sociais e nos marketplaces. Finalmente de contas, a técnica visa melhorar o posicionamento do site no ranqueamento orgânico dos buscadores.
Redes sociais
Além do e-commerce, as redes sociais estão entre as principais ferramentas para vender pela internet. Enfim, por meio delas, é provável propalar seus produtos, se relacionar com os consumidores, gerar prova social e vender. Aliás, a estratégia é conhecida porquê social commerce.
Nesse contexto, dá para usar Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Twitter, Pinterest, WhatsApp etc. De toda forma, embora todas essas redes sejam relevantes, nossa recomendação é fazer um estudo de comportamento do consumidor para identificar as mais usadas pelo seu público.
Ações diferenciadas
Já pensou em lançar desafios no TikTok para engajar consumidores e invadir novos públicos? Pois sabia que a rede social está em subida e muitos jovens estão usando a plataforma para fazer buscas em vez de jogar palavras-chave no Google.
Logo, vale a pena investir em ações diferenciadas em formatos não convencionais por lá. Uma dica nesse sentido é fabricar hashtags para challenges de dancinhas, dublagens, esquetes de humor, transformações e por aí vai.
Aliás, o TikTok tem até um marketplace de influencers. Na prática, a plataforma conecta empresas com criadores de teor para fecharem parcerias, permutas e publicidades. Vale a pena conferir.
Citamos cá o TikTok, mas as ações diferenciadas não se limitam a essa rede social, viu? Na verdade, é provável promover campanhas em múltiplos canais. Nesse sentido, é interessante investir em mídia paga para aumentar o alcance.
Outra dica legítimo é apostar no storytelling para humanizar a marca e gerar identificação com o cliente. Por exemplo: recontar a história da empresa, mostrar os bastidores do negócio, montar cases de sucesso etc.
Tendências 2023
Não importa se você tem um e-commerce, negócio físico, lojinhas de Instagram ou vende em marketplace. Todo negócio precisa permanecer de olho nas tendências para atender às demandas do mercado.
Enfim de contas, vira e mexe acontecem mudanças no comportamento do consumidor, e a sua marca precisa se conciliar para se manter relevante. Olha só quais são os temas e as estratégias que estarão em subida em 2023:
compras e vendas no metaverso; data driven marketing; variação e inclusão; responsabilidade socioambiental; experiências figitais; videomarketing; voice commerce; teor interativo.Por término: porquê você pôde perceber, para potencializar as vendas na internet, não é necessário se limitar às estratégias de e-commerce. Pensar em reputação do dedo, por exemplo, é fundamental para invadir a crédito do consumidor e fazer vendas online – sejam elas por redes sociais, marketplaces ou negócio eletrônico próprio. É por isso que a estratégia merece atenção peculiar.