por Lucas Maranho
Segunda-feira, 07 de março de 2022
Tempo de leitura: 9 minutos
Varejista! O plágio é uma termo que tem patente peso negativo, principalmente quando aplicada ao contexto das produções de teor para um site ou e-commerce. Por isso é importante estar consciente dos riscos que você pode estar exposto ao realizar práticas porquê essa.
E, para ser muito franco, o Google não tem dó de punir conteúdos sem autenticidade!
A seguir, você entenderá o que é plágio, porquê evitar o plágio não premeditado e porquê se manter relevante em meio a tanta concorrência de teor, além de saber ferramentas para se ressaltar com um SEO fidedigno!
Logo, preste atenção, pois as penalizações podem afetar negativamente o seu ranqueamento.
O que é plágio?
Para poder contextualizar e explicar o que o termo “plágio” significa, você precisa entender que qualquer tipo de teor, ideias materializadas, imagens e obras artísticas que sejam replicados e publicados com um nível sobranceiro de similaridade serão considerados plágio se forem tomados porquê propriedade sem inserção de créditos do real responsável de dita obra.
Existem diversos tipos de plágio. Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), são eles:
Plágio integral: o famigerado “copy and paste”. Plágio parcial: a colagem de frases sem citações referentes ao responsável. Plágio conceitual: que se utiliza da núcleo da obra original, mas se expressa de forma dissemelhante.Dentro do SEO, há muitas demandas de teor, porquê titles, descriptions, textos de categoria, descritivos de produtos e blogposts. Durante a realização desses conteúdos, podemos nos encontrar observando porquê nosso concorrente está aplicando o SEO em sua página, na regular procura de fazer melhor.
Apesar de necessário, esse pode ser um movimento aventuroso. Enfim, não é difícil ultrapassar a fronteira entre inspiração e transcrição durante a produção de textos de categoria ou descrição de produtos.
Por isso, seja sempre verdadeiro e criativo nesses momentos e não copie diretamente de seus concorrentes. Até porque cada empresa tem um tom de voz e informação único com seus clientes. Isso tudo sem olvidar o SEO, combinado?
Quais outros fatores podem ser considerados plágios no SEO?
A seguir, comento outras práticas que, para o Google, podem valer geminação de teor:
Traduções
Quantas vezes você já leu um teor bacana em outros idiomas e considerou a teoria de traduzi-lo para compartilhar aquilo com seus usuários e clientes? Queremos, na melhor das intenções, propagar assuntos que gostamos, mas isso deve ser feito de forma devida. Caso contrário, pode ser considerado plágio.
Conteúdos com estrutura muito semelhante
Essa é uma dica que pode ser dada para quem escreve blogposts! O plágio não é somente a imitação exata, e sim a reprodução de uma teoria muito similar à de um outro responsável. Parafrasear e utilizar sinônimos nem sempre vai esconder um plágio.
Google Panda: a atualização que colocou o teor em tarifa!
Em 2011, o Google lançou mais uma atualização de seu algoritmo que trouxe diversas mudanças nos resultados de pesquisa. A partir do Panda, o buscador passou a ser mais rigoroso com os conteúdos que apareceriam para o usuário. Portanto, conteúdos de baixa qualidade já não estariam mais na SERP com tanta facilidade.
Além da baixa qualidade, fatores porquê plágio e conteúdos magros entraram para a “zona de risco”. Desde logo, o investimento em redatores que produzem conteúdos que agregam valor e sentido ao site/página só aumentou, e estratégias no momento de utilizar palavras-chave, headlines e outros foram adotadas.
O algoritmo segue em constantes atualizações, sempre pensando na melhor experiência para o usuário.
Por isso é importante sempre se manter atualizado junto ao Google, para ter essa sinergia e evitar comprometer seu ranqueamento. Clique e veja mais sobre os Google Updates.
Porquê ser relevante em meio a um mar de informações?
Você já está cansado de ouvir que precisa fabricar teor relevante e não saber porquê fazer isso? Calma, é mais simples do que você imagina.
Primeiramente, entregue o que você prometeu. Muitas vezes, o leitor espera com ânsia por uma resposta, a headline faz uma promessa e morosidade a entregar, ou exclusivamente sonega em meio a outras informações. Essa situação torna a leitura maçante, fazendo com que o leitor canse e desista de continuar navegando em sua página.
Qualidade é definitivamente mais importante que quantidade, mas não é com 250 palavras que você faz a entrega de uma informação completa e que alimente a premência do usuário, ok?
Sobre o que o seu concorrente online e offline está falando? Seja capaz de extrair essa informação e melhorá-la. Enfim, o SEO é sobre otimizações! Traga infográficos, faça pesquisas originais sobre o tema, crie tabelas, convide especialistas para ortografar no seu espaço: tudo isso agrega ao seu teor.
Lembre-se: fabricar teor é pensar no usuário
Pense sempre na experiência do leitor e utilize técnicas de escrita para SEO. Cá vão algumas perguntas que podem te direcionar ao estimar se o seu texto está de contrato com boas práticas de geração para a web:
O texto é escaneável? O material é útil para quem lê? A redação contém palavras-chave estratégicas? A headline atrai atenção? Tenho uma CTA (Call To Action) de qualidade?Ferramentas para identificar plágio ou duplicidade interna de teor
Algumas ferramentas e softwares que podem facilitar no momento de redigir seus textos, evitando plágio (similaridades com outras páginas da web) ou conteúdos duplicados (quando as páginas do seu próprio site exibem textos muito parecidos entre si). São duas as principais:
Screaming frog: uma das melhores ferramentas de simulação de rastreio disponíveis no mercado, ideal para identificar conteúdos totalmente ou parcialmente duplicados dentro do seu próprio site. Copyleaks: É um software certificado por várias instituições confiáveis para a identificação de plágios. Ele gera relatórios e utiliza lucidez sintético para a detecção de cópias pelos sites na web.Trabalhar com uma linguagem própria e entender que a presença de um teor original e livre de plágios faz falta são fatores muito importantes. Isso manifesta de forma objetiva o posicionamento do seu e-commerce. Pode ser o caminho mais difícil, mas vale a pena!
Leia também: Produtos temporariamente esgotados: qual a recomendação do SEO?
Gostou desse cláusula? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer secção do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou sátira?
Envie um e-mail para [email protected]
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));




