De consonância com o E-marketer, empresa de pesquisa de mercado, estima-se um aumento de 61,9% no investimento com publicidade do dedo no mundo inteiro até 2024. E segundo o levantamento do Meio Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 97% dos empreendimentos brasileiros têm presença on-line, e 77% dos usuários usam as redes sociais pelo celular, tornando a conexão mais frequente.
Estar no mundo virtual é uma exigência atualmente. Para lucrar destaque e aumentar a eficiência das ferramentas virtuais nas empresas, o marketing do dedo precisa ter planos e estratégias, de conciliação com os objetivos do negócio.
Para dar dicas de porquê usar a tecnologia em prol da empresa e inferir metas no ano de 2022, o Portal Eu, Rio! entrevistou Caio Cunha, perito em marketing do dedo e Presidente da WSI Brasil, maior e mais antiga franquia de marketing do dedo do mundo.
Portal Eu, Rio!: Por que o marketing do dedo é tão precípuo para alavancar os negócios?
Caio Cunha: O mundo todo está caminhando para o do dedo. Antes da pandemia, as empresas já tinham isso evidente em seus planos. Mas previam fazer essa transição ao longo de 3 a 5 anos. Com a pandemia, o público acelerou muito isso e as empresas se viram obrigadas a mudar para o do dedo muito mais rápido. O público foi muito na procura do do dedo porquê meio de se conversar com seu público e pesquisar e buscar seus desejos e atendimento às suas dores. O público dedica mais da metade e menos de ¾ do seu tempo navegando no do dedo pesquisando produtos, lendo comentários, trocando figurinhas, sem querer conversar com um vendedor. Só depois desse tempo que ele pensa em ir detrás da empresa para comprar. Sendo assim, se a empresa não estiver no do dedo durante esse tempo que o público está navegando no do dedo, a verosimilhança dele te procurar quando for hora de falar com um vendedor é bastante remota. Essa é a relevância em investir em marketing do dedo. Estar no mundo virtual é uma exigência atual, é necessário.
Portal Eu, Rio!: Qual o primeiro passo para encetar a implementar o marketing do dedo na empresa?
Caio Cunha: O primeiro passo é fazer um planejamento de marketing do dedo. Essa é uma atividade bastante rápida, mas muito valiosa, para confirmar que você analisou todos os pontos críticos para o seu sucesso no marketing do dedo. Por exemplo, você precisa entender os objetivos da empresa, seus planos de expansão e as tendências do mercado para que a sua informação no do dedo siga esse mesmo caminho. É preciso examinar seus concorrentes que estão no do dedo. Muitas vezes, os concorrentes no do dedo não são os mesmos concorrentes do lugar físico de sua loja ou empresa. O mundo do dedo é muito extenso e pode incluir concorrentes de várias partes do mundo. Analisando seus concorrentes, é provável também ver as suas forças e os diferenciais, que vão indicar porquê seu negócio deve ou vai querer se mostrar no mercado. Também é preciso detalhar as características do seu público-branco. O do dedo permite você ser muito mais seletivo na sua atividade de marketing apontando muito mais direcionado ao público-fim ideal. As técnicas digitais também são muitas, logo esse planejamento permite definir as melhores técnicas e aquelas que vão encontrar seu público-meta nas mídias sociais mais propícias, por exemplo.
Portal Eu, Rio!: Quais são as outras ferramentas, além das redes sociais, para melhorar o desempenho da empresa na internet?
Caio Cunha: Marketing do dedo é muito mais do que simplesmente fabricar teor nas mídias sociais. As soluções de marketing do dedo são muito mais amplas do que isso e, dependendo dos objetivos das empresas, elas podem adotar uma variedade imensa de soluções. Temos muitas soluções de marketing do dedo e mais de 8000 plataformas ou ferramentas que ajudam as empresas a adotarem métodos diferenciados para gerar os resultados buscados.
As técnicas digitais são muitas também e você precisa adotá-las para conseguir atrair o público claro na hora certa. Por exemplo, SEO é uma metodologia para ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nas plataformas de mídia paga, por exemplo. As empresas que ajudam o público a buscar informações, produtos e outras necessidades, (Google, etc.) estão cada vez mais complexas na forma de aprimorar a qualidade das informações que elas disponibilizam para o público e, por isso, o processo é cada vez mais multíplice. Logo, para uma empresa conseguir se posicionar de forma seletiva em uma procura no do dedo, precisa de conhecimento bastante avançado para poder realmente dar bons resultados.
Teor também é outro exemplo de atividades no do dedo que atrai muito público na procura de conhecimento, explicação de dúvidas, solução de problemas e muito mais. Trabalhos de marketing do dedo no site de uma empresa também são essenciais para manar no Google ou em outras plataformas.
Isso tudo e muito mais interagem ajudando as empresas a conversarem com seu público claro para estarem presentes nos momentos de tomada de decisão de seu público.
Portal Eu, Rio!: É necessário escoltar as métricas? Por que?
Caio Cunha: Sim, no do dedo tudo é mensurável. Logo, você tem nas mãos um acúmulo de dados que é material muito valioso. Você usar essas informações para medir os resultados e melhorar a cada momento é óptimo e um grande diferencial. Porquê tudo é mensurável, você pode ir melhorando sempre e causando uma performance cada vez melhor. O que é ruim e não dá resultado, descarta. O que está mostrando resultado acaba intensificando e vai aprimorando.
Portal Eu, Rio!: Quais diferenças que consultar um profissional pode fazer?
Caio Cunha: A consultoria de um perito em marketing do dedo sempre é útil, O volume de atividades de marketing do dedo disponíveis é gigantesco. Saber escolher patente é importante para não perder tempo nem desperdiçar recursos. As escolhas corretas de atividades digitais podem acarretar em investimentos com retornos bastante elevados, na mansão dos 80% a 90%, por exemplo. Agora, trabalhar no do dedo na base de tentativa e erro pode gerar muito prejuízo e um retorno negativo. As soluções digitais são sempre uma combinação das melhores ideias, considerando todos os fatores apontados numa estudo minuciosa. Saber escolher essas atividades é uma vantagem que uma consultoria especializada em marketing do dedo possui.
Portal Eu, Rio!: Alguma outra dica?
Caio Cunha: É importante ratificar que para sobreviver ou alavancar seus negócios, é primordial estar inserido no do dedo, principalmente diante do que ainda estamos vivendo. O do dedo, que já se consolidava há alguns anos, ganhou ainda mais força e acelerou sua expansão por conta do confinamento durante a pandemia. A tendência é que continue a crescer nos próximos períodos.
A pandemia elevou os investimentos em marketing do dedo e mudou o comportamento dos consumidores. De conciliação com projeções do The CMO Survey, haverá um prolongamento médio de 14,7% nos investimentos de marketing do dedo para os próximos 12 meses, comparado com somente 5% no Marketing offline. Para empregar essa verba, as empresas focam em 4 recursos principais: otimização do site (77,4%), mídia paga e SEO (69%), data analytics e IA (65,7%), plataformas digitais e outras tecnologias (61,6%).
Um estudo da eMarketer, o Chief Marketing Officer Leadership Vision 2022, determinou que 83% dos CEOs pretendem aumentar investimentos no do dedo, o que confirma fortemente essa previsão. No entanto, cabe mencionar que somente 46% pensam em aumentar investimento de marketing de modo universal, o que confirma um redirecionamento dos gastos em marketing offline para online. Não tem porquê permanecer fora do mundo do dedo.