* Por Alexandre Azevedo, Head de Planejamento na aunica Interactive Marketing
Atualmente usamos os sites de buscas porquê o Google para perguntar sobre tudo. Porquê fazer transferência de quantia para o exterior? O que é Data Driven Marketing? O que é SEO? Porquê se preparar para o término dos cookies? Qual é a previsão do tempo em Ubatuba no final de semana? O que é a LGPD? O que é Cringe? Enfim… sempre que precisamos de alguma informação, esta é forma mais utilizada pelos usuários na internet para conseguir as respostas para suas dúvidas. Sendo assim, qual é a valia do SEO na estratégia de marketing do dedo do meu negócio?
O que é SEO? Qual é o significado da sigla SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de práticas e atividades que são capazes de melhorar o posicionamento do meu site no ranking orgânico do Google e de outros sites de procura porquê o Bing e o Yahoo!.
O que é SEM? Qual é o significado da sigla SEM?
SEM (Search Engine Marketing) é a estratégia de Marketing Do dedo que usa da visibilidade dos sites de buscas (Google, Bing e Yahoo!) para publicar um site, negócio, serviço ou resultado. Esta iniciativa envolve o investimento em mídia paga para ter seu pregão exibido para usuários de tratado com sua estratégia de segmentação. Por exemplo: quero exibir o meu pregão sobre Mídia Performance para todos usuários que pesquisarem pelo termo “Consultoria de Marketing Do dedo”, sendo que eu quero atingir exclusivamente usuários de 30 a 60 anos que estão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em quais canais eu posso empregar as técnicas e melhores práticas de SEO?
Sites (incluindo os principais CMS), Mídias Sociais, APPs, Blog, Press Releases, Campanhas.
SEO – Principais Ganhos:
A consultoria de SEO Performance melhora o posicionamento dos canais digitais da empresa no ranking orgânico dentro dos principais buscadores da internet (Google, Bing e Yahoo); O trabalho de SEO resulta no aumento do tráfico de usuários no site da empresa (aumento de 20 a 40% no número de visitantes em seguida aproximadamente 7 meses de trabalho); Geração de novos negócios: com o aumento do tráfico orgânico de usuários provenientes do Google e outros sites de buscas, naturalmente você vai observar um aumento nas conversões realizadas pelo site.
“Na maioria dos casos, o trabalho de SEO precisa de quatro meses a um ano para implementar melhorias e, em seguida, ver benefícios potenciais.”
Google Developers Experts Program
SEO em números: confira a valimento do SEO na estratégia de marketing do dedo.
As taxas de conversão são em média 10 vezes maiores na pesquisa orgânica do que em redes sociais; A primeira posição nos resultados de pesquisa orgânica do Google tem uma taxa de cliques de 34,36%; As duas principais atividades online dos usuários são pesquisa em mecanismos de procura e checagem de email; A estratégia de SEO é adotada por 69,3% das empresas brasileiras; 28% das buscas por alguma coisa localizado nas proximidades resultam em uma compra; Os e-commerces brasileiros que investem em SEO conseguem invadir 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes; 93% de todo o tráfico vem de um mecanismo de procura; Mais de 63% de todas as pesquisas são realizadas usando o Google; 75% dos usuários nunca cliquem em resultados depois a primeira página dos resultados de pesquisa; No Google, 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado da procura, 10% vão para o segundo e 7% vão para o terceiro.Quais os serviços envolvidos no trabalho de SEO Performance?
A Consultoria de SEO Performance contempla uma estratégia completa de otimização, passando por pontos porquê:
Pesquisa de keywords, incluindo o estudo de palavras-chave de mercado e relacionadas aos produtos e serviços oferecidos pelo cliente; Estudos de ranking, benchmark de concorrentes e estudo de mando do domínio nos principais sites de buscas, sendo que o levantamento deve considerar as keywords pesquisadas e definidas para a estratégia de teor e SEO; Estudo de Teor e Fluxo de Site / LP e Redes Sociais do cliente; Revisão On-Page Completa; Análises Técnicas; Geração e Adaptação de Conteúdos; Relatórios de Seguimento; Estudo e teorema de soluções técnicas para otimização e performance orgânica; Mapeamento de arquitetura cliente + ajustes ou desenvolvimento estrutural; Otimização de Estruturas de URL e Metadados; Avaliação técnica das tags de SEO; Auditoria de rastreamento, carregamento e usabilidade.Métricas & Performance: porquê posso indagar a relevância do SEO na estratégia de marketing do dedo?
Para um trabalho de SEO Performance, é importante traçar metas. Veja aquém alguns exemplos e modelos de avaliação de desempenho:
Posição no Ranking: porquê exemplo para a aunica, o objetivo pode ser melhorar a posição do meu site no ranking de buscas pelos termos relacionados ao meu negócio porquê: “Data Driven Marketing”, “Marketing Do dedo”, “SEO Performance”, entre outros. Analisamos a posição atual no ranking orgânico do Google e definimos uma posição que buscamos atingir e o prazo que esperamos obter o resultado almejado. Por exemplo: para a procura pelo termo “Data Driven Marketing”, hoje meu site está em 7º lugar e eu quero estar no Top 3 daqui 6 meses. Tráfico Orgânico no Site: hoje tenho um tráfico (unique users) de 130 milénio usuários por mês e queremos aumentar em até 40% o tráfico no período de 1 ano. Conversões via Tráfico Orgânico no Site: hoje tenho uma média de 2.600 transações no meu site e quero aumentar para 4.000 em 1 ano.Principais Indicadores de Performance:
Volume de visitas (tráfico orgânico); Taxa de conversão (tráfico orgânico); Ranking de Keywords (evolução + comparativo com concorrentes).Quais as melhores ferramentas para desenvolver um projeto de SEO profissional?
A atividade de SEO Performance realizada de forma avançada e profissional requer o uso de ferramentas e plataformas. Veja a seguir algumas das principais:
Cursos de Marketing Do dedo e SEO Gratuito
( function( d, s, id )
var js, fjs = d.getElementsByTagName( s )[0];
if ( d.getElementById( id ) ) return;
js = d.createElement( s ); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5&appId=305449883698649";
fjs.parentNode.insertBefore( js, fjs );
( document, 'script', 'facebook-jssdk' ) );