Briefing? Landing Page? SEO? Com certeza você já ouviu muitos desses e outros termos relacionados ao marketing e ficou se perguntando “mas o que é isso?”. E é muito generalidade que pessoas fora da espaço, ou quem está começando agora, tenha dúvidas quando se trata de tantas palavras técnicas.
Cada segmento têm seus vocábulos e diferentes expressões e, o mesmo, acontece quando falamos em marketing. E o léxico marketeiro é muito grande, viu.
Pensando nisso, separamos os principais termos para você entender um pouco mais sobre esse mundo e essas palavras que muito provavelmente encontra no seu dia a dia. Acompanhe aquém:
Representa as interações do público com a página, publicações e outros. É comumente estimado por número de curtidas, compartilhamentos, comentários e mensagens. Em suma, é o intensidade de participação e de proximidade que o público/consumidor tem com determinada empresa.
O CTA, call to action ou chamada para ação é o que o próprio nome já anuncia: invocar o usuário que está consumindo um teor para fazer alguma coisa. Normalmente essa chamada é no imperativo, usando termos porquê “saiba mais” ou “clique cá”. A teoria do CTA é justamente orientar o usuário a continuar navegando, com o intuito de prosseguir para a conversão.
Entender alguns dos termos mais utilizados no marketing pode ser fundamental para traçar estratégias no seu negócio. — Foto: Getty Images
Já a conversão é o momento em que a ação do usuário converte, seja se cadastrar para diminuir um e-book ou até mesmo a venda de um resultado. No final das contas, a conversão acontece quando o ele cumpre ou realiza o que está sendo proposto.
Uma landing page, que em português significa “página de aterrissagem”, faz secção da estratégia de conversão, enfim, é um site com o objetivo específico de ação. Essa ação pode ocorrer para gerar uma venda ou para conquistar um contato por meio de formulário, por exemplo.
E os leads são esses contatos. A partir do momento que uma pessoa se cadastrou ou de alguma forma demonstrou interesse nos serviços da empresa, passa a ser um lead, ou seja, um potencial cliente.
O SEO (Search Engine Optimization) que, em tradução livre, significa otimização para mecanismos de procura, é um conjunto de estratégias que procura melhorar o posicionamento de uma página nos buscadores (porquê o Google) de maneira gratuita.
É um grupo de clientes ou público-fim para qual as campanhas e estratégias de marketing são direcionadas. No mercado existem diferentes tipo de público, por isso, definir o perfil e características semelhantes do target por idade, gênero, localização e outros aspectos é fundamental.
É hora de entender o léxico do marketing — Foto: Getty Images
Tudo o que se refere a gestão da marca de uma empresa é o branding. E isso conta desde a forma como ela se posicionará como marca, a identidade visual e até mesmo a linguagem verbal. Todo esse conjunto deve caminhar na mesma direção, transmitindo o objetivo da marca como empresa.
Comum em várias áreas e muito utilizado no marketing, o briefing é a coleta de todas as informações necessárias para um trabalho. É parte essencial para entender sobre o cliente, o target e os objetivos.
O budget de marketing é o plano do orçamento estimado para campanhas ou para manter a estratégia de marketing. É muito comum definir um budget ao realizar campanhas, visto que, vários meios e formas de comunicação são utilizados.
Vale ressaltar que, como citamos acima, assim como em outras áreas o dicionário do marketing é repleto de um vocabulário próprio. Resumimos aqueles que vemos sendo mais utilizados.
E agora que você já está por dentro de alguns dos principais termos técnicos do mundo do marketing, isso facilitará os seus dias e, até mesmo, as suas visitas por aqui. Quer entender um pouquinho mais? Também tem muito conteúdo no blog da WG.




